Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Dança no contexto escolar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio
Na criança a dança aparece muito cedo, logo que ela domina a marcha e assim também percebemos que ela se perde cedo, seja por vergonha, repressão ou ate mesmo por falta de estímulos de profissionais que muitas vezes deixam de trabalhar esse conteúdo por pensarem que não sabem ou por acharem difíceis de serem ensinados. Nesse contexto o presente estudo se deve ao fato de mostrar para os profissionais de Educação Física, que eles devem se arriscar mais a trabalhar com este conteúdo, porque de fato é tão importante e não tem nenhum segredo para seu ensinamento, alem de fazer parte da disciplina de Educação Física. E para isso não é preciso formar nem um bailarino na escola, é preciso apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões. Com uma única represalha, os cuidados com o tipo de música que vai trabalhar dentro da escola. Assim o presente estudo tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e professores para as aulas de dança na escola. E a metodologia utilizada para o estudo foi de uma pesquisa descritiva com a revisão de várias literaturas, a fim de firmar a importância de se trabalhar com a dança no contexto escolar.
Palavras-chave: Dança. Escola. Movimento.
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95210 0 bytes Faculdade Iguaçu-ESAP http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Déborah Crystina de Souza e
O presente trabalho monográfico com o tema “As alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido”, tem como objetivo identificar e evidenciar os benefícios proporcionados pela prática no meio líquido em gestante. É feito um estudo bibliográfico, onde iremos verificar se a atividade no meio líquido pode trazer grandes benefícios a gestante. Portanto, nas prescrições iniciais de exercícios aeróbicos deveriam ser incluídas, no mínimo três sessões semanais, com dias intercalados de exercícios cada uma com duração de 30 a 45 minutos. A intensidade de exercícios empregados deve manter uma faixa etária de 130 a 150 batimentos por minuto. A frequência mínima é de três vezes na semana e programados em diferentes atividades, duração e intensidade que serão relevantes para a compreensão da interação de exercício físico e a gestante. O interesse deste estudo é poder revelar para a sociedade que através da prática regular da atividade motora no meio líquido passe a ser promotor da saúde e o bem estar da gestante.
Palavras-chaves: Atividade Motora, Meio Líquido, Gestante.
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63708 0 bytes Universidade Estácio de Sá, Paulo Afonso, 2004. http://boletimef.org/biblioteca/2798/Alteracoes-fisiologicas-em-gestantes-durante-a-atividade-motora |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Pedagogia do esporte: obstáculos, avanços, limites e contradições |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de
Este trabalho, de natureza teórico-prático, visa identificar, analisar e compreender como a pedagogia do esporte, trata o conhecimento e aborda didática e metodologicamente o ensino do esporte. Na reflexão dialética-histórica-crítica do esporte é relevante para compreender a pedagogia do esporte na contemporaneidade, determinando a partir das questões dos significados e dos objetivos da ação esportiva, tanto na educação como na formação orientada pelo desporto e por outro lado, as questões acerca dos caminhos, meio e obstáculos para atingirem sentidos e objetivos. O trabalho recuperou livros, artigos e textos sobre Pedagogia do Esporte, destacando visões de diferentes autores e refletindo até que ponto essas abordagens convergem e aproximam o ensino do esporte por meio do jogo. Por isso, torna-se relevante compreender a produção do conhecimento em Pedagogia do Esporte, bem como sua contribuição para o ensino de esporte, ou seja, seus obstáculos, avanços, limites e contradições.
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56379 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Federal http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Sugestão de uma periodização para o voleibol "amador" de duplas na areia masculino |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner
O voleibol na areia começou nas praias norte-americanas, sendo introduzido no Brasil por volta de 1933, em frente do hotel Atlântico e Londres, em Copacabana, pelo carioca Altamiro da Fonseca Braga (Peixoto, 1992). Logo a modalidade se difundiu pelas praias do Rio de Janeiro, as redes mais famosas, localizadas em Copacabana e Ipanema (Vlastuin e Pilatti, 2005), eram freqüentadas por jogadores de clubes e seleções. Inicialmente as partidas eram 6 contra 6, mas como faltava um, jogava-se com menos atletas (Coqueiro, 1990). Percebeu-se que o jogo de duplas era mais emocionante e exercitava todos os fundamentos, auxiliando os jogadores dos clubes em otimizar a sua performance. O impulso do voleibol na areia aconteceu em 1985 e 1986, com o 1° e 2° Hollywood Volley, com medalhistas olímpicos do Brasil e dos Estados Unidos, também participando as “musas” brasileiras e as excelentes jogadoras norte-americanas (Prado, 1994).
Palavras-chave: Treinamento. Voleibol. Desempenho esportivo.
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29369 0 bytes Universidade Gama Filho http:// |
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