Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues
Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.
Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.
|
2163 0 bytes Centro de Educação a Distância, Universidade de Br http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Asma e atividade físca em crianças |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
TENROLLER, Carlos Alberto
O presente estudo caracteriza-se como revisão de literatura, quando se procurou descrever os pensamentos de vários estudiosos que produziram textos cuja ênfase gira em torno do tema “asma e atividade física em crianças”. A doença asma é um problema de saúde pública que afeta a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro, atingindo todas as faixas etárias e todos níveis sócio-econômicos. A alta prevalência da doença apontada por vários estudiosos, médicos, pneumologistas, organismos governamentais e não-governamentais é uma preocupação em vários lugares do mundo e não é diferente no Brasil e no Rio Grande do Sul. Atualmente, existem várias iniciativas e programas que tentam reduzir os índices de asma que aparecem em várias regiões e que afetam os gêneros masculino e feminino.O entendimento dos conceitos ligados a asma, a sua descrição e a relação da atividade física em crianças são de suma importância na abordagem dos problemas inerentes a esta doença. Portanto, muitos estudos que investigaram este tema, podem e devem ser considerados em prol de ações práticas, principalmente os relacionados a atividade física em crianças, e que, ajudam a desmistificar e deixam claros os benefícios que podem advir de tais atividades, contribuindo juntamente com outros cuidados, que não devem ser dispensados aos portadores da doença asma. É sempre desejável que mais estudos sejam realizados para contribuir na minimização deste problema de saúde pública que está presente nas mais diversas realidades.
Palavras-chave: Doença. Asma em crianças. Prevalência da asma. Atividade física.
|
3046 0 bytes Universidade Luterana do Brasil-ULBRA http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Raízes étnicas da capoeira |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
MARTINS, Bruno Rodolfo
Este estudo pretende auxiliar as pessoas, capoeiras, acadêmicas ou afins, no debate sobre tradições nas manifestações culturais afro-brasileiras e, de forma incisiva, na própria capoeira. Percebemos em várias destas manifestações algumas questões atreladas à valorização de uma ou outra tradição em detrimento de outras, e desejamos descobrir e aprofundar o que é ser tradicional e quais os sentidos e suas implicações no mundo que vivemos hoje. Buscamos aspectos históricos sobre as origens da capoeira, remontando ao século XIX, para problematizarmos diante da chamada “institucionalização”, que demarca e funda tradições no começo do século XX e altera profundamente as perspectivas da capoeira e sobre a capoeira. Experimentamos, no intuito de procurar aproximações étnicas, comparar a capoeira com outras manifestações que teriam uma mesma descendência cultural africana. Após analisarmos tais discursos acadêmicos, fomos ao encontro dos discursos de capoeiras procurar evidências, convergências e divergências entre estes. As raízes étnicas da capoeira podem continuar obscuras, mas os discursos de tradição estão postos para as análises, reflexões e proposições.
|
5895 0 bytes Departamento de História, Faculdades Integradas Si http://boletimef.org/biblioteca/2758/Raizes-etnicas-da-capoeira |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Judô: da história à pedagogia do esporte |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de O presente trabalho busca analisar, verificar e traçar novos caminhos para o ensino-aprendizagem do judô, tendo como objeto de estudo o judô na formação humana. O interesse pelo tema partiu da minha experiência pessoal com este esporte antes e durante o estudo acadêmico. Na reflexão dialética-histórica-crítica do judô na sua realidade concreta verificou-se a necessidade de esboçar uma pedagogia que favoreça a unidade de ensino desta modalidade de forma a (re) significar o ensino-aprendizagem desta atividade humana na sua essência, ou seja, no seu aspecto histórico-filosófico, cultural, social e educacional, a fim de proporcionar uma práxis pedagógica adequada. Dentro dessa concepção viu-se a necessidade de não fragmentar o judô enfatizando somente a competição. Esta monografia vinculou-se ao Projeto de Pesquisa Pedagogia do Esporte: em busca de novos caminhos, elaborado, desenvolvido e contextualizado na Faculdade de Educação Física (FEF) Universidade Federal de Goiás (UFG).Tal projeto busca também uma nova significação de prática-pedagógica para o Esporte, ou seja, a formação humana, e uma metodologia de ensino para o Esporte por meio de jogos. Nessa perspectiva, elaboramos jogos para a iniciação esportiva do judô. Analizando a esportivização, a utilização do jogo como prática pedagógica e estratégia de ensino nas aulas e a importância do componente lúdico como eixo facilitador da aprendizagem dos fundamentos essenciais dessa modalidade de luta.
|
9549 0 bytes Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2005 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Organização do trabalho pedagógico e o trato com o jogo: uma proposição crítico-superadora |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Kelliane Pereira da; ALBUQUERQUE, Sávio Ferreira de Este estudo teve como objetivos propor alternativas de superação do trabalho pedagógico no trato com o jogo; identificar a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas do município de Tucuruí e verificar de que forma se dá o trato com o jogo nas escolas públicas do município de Tucuruí. Para tanto, fez-se um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, além de uma pesquisa bibliográfica para um aprofundado acerca dos assuntos tratados. Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Cheptulin (2004), denominada de realidade e possibilidade. Tal pesquisa se desenvolveu em dois momentos. No primeiro fez-se uma observação não-participante das aulas do professor de Educação Física da escola Ana Pontes Francez, as quais ocorreram durante quatro encontros. No segundo momento fez-se uma intervenção na realidade da escola, onde se colocou em prática uma proposição de ensino no o trato com o jogo para uma turma da 7ª (sétima) série durante seis encontros. Assim, a partir das observações na realidade escolar constatou-se a fragmentação do conhecimento, a dissociação entre teoria e prática, onde predomina o praticismo, a secundarização de conteúdos como o jogo, a seletividade de alunos e a presença do método tecnicista. Dessa forma, confirmando a presença de uma educação voltada para a formação não-crítica do aluno, onde a escola firma os interesses da sociedade capitalista fortalecendo a dualidade de classes. No entanto, através de nossa proposição de ensino verificou-se que é possível superar essa realidade, onde se notou que a partir da concepção Crítico-superadora de ensino os alunos são capazes de refletirem criticamente sobre a realidade, atuando ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem com autonomia, beneficiando a construção reflexiva de formas mais elaborada de conhecimento.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Jogo. Crítico-Superadora.
|
5911 0 bytes Universidade do Estado do Pará, Tucuruí, 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência dos níveis de maturação óssea sobre a potência de membros superiores e inferiores em pr |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Domingos Sávio; DETIMERMANE, Milene Nunes
O Judô usa integração entre corpo e mente como filosofia principal. A velocidade de raciocínio e os músculos são usados para dominar o oponente, utilizando grande potência, acredita-se que para ser um bom lutador deve-se ser um bom ser humano. (ALMEIDA & MARIANO, 2006). No mundo esportivo atual, vivemos correndo atrás dos melhores resultados, muitas vezes a precocidade nos movimentos e gestos esportivos levam a graves sequelas tanto físicas como psicológicas. Uma das maneiras de se evitar tais procedimentos é a análise de nível maturacional e valências de força em especial a potência, que pode se manifestar em relação velocidade dos movimentos (BADILLO & GOROSTIAGA, 2001). Re et al(2005), avaliando variável força encontraram diferenças significativas para membros inferiores avaliado por meio do teste de salto horizontal. Embora muitos autores apresentam em seus experimentos diferenças significativas para relação entre desempenho motor e maturação, por outro lado outros autores em seus experimentos não encontraram diferenças significativas no que diz respeito à maturação e desempenho motor.
Palavras-chave: Judô. Força. Crescimento. Maturação.
|
3397 0 bytes Escola Superior de Cruzeiro/Licenciatura em Edu http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O ensino de Educação Física na educação de jovens e adultos, sob um olhar psicopedagógico |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de
Este projeto monográfico teve o intuito de analisar com um olhar psicopedagógico, a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos destacando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Três importantes áreas do conhecimento são abordadas nesse estudo, são elas: a psicopedagogia, a educação de jovens e adultos e a disciplina educação física, o que torna o presente trabalho relevante para a esfera educacional. Esta pesquisa apresenta discussões teóricas em relação à Psicopedagogia Institucional, dados levantados e analisados durante o estágio em relação as especificidades das aulas de educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na análise diagnóstica psicopedagógica foi observada a postura do professor de educação física e de seus alunos, as relações de autoridade entre a equipe técnica e o professor da referida disciplina, os equívocos na percepção de alunos, professor e equipe técnica em relação à função da Educação Física e a complexidade dos conhecimentos dessa disciplina para o processo de formação humana. Dentro dessa realidade verificou-se que os conhecimentos da psicopedagogia podem trazer contribuições significativas, por meio da ação de profissionais comprometidos com a qualidade de um desenvolvimento global dos atores envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sendo eles: alunos, professores e funcionários da instituição educativa.
|
8930 0 bytes Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Brinquedos cantados na psicomotricidade |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos
Aborda-se neste trabalho a importância e a contribuição dos brinquedos cantados na psicomotricidade com crianças de 0 à 7 anos. A presente monografia desenvolve-se à luz da dialética interdisciplinar tomando-se de empréstimo conceitos do folclore, da psicanálise, da filosofia, da psicologia do desenvolvimento, da ludoterapia e da musicoterapia. Segue-se a descrição dos brinquedos cantados, paralelos ao desenvolvimento infantil segundo Piaget, enumerando-se os estágios propostos por este autor e delimitando-se os acalantos e as brincadeiras de roda, como objeto de interesse maior da população pesquisada. Dar-se-á ênfase a discussão do suporte à clínica psicomotora diante dos conceitos de Winnicott sobre a vida afetiva e o brincar, fazendo-se referência às vivências através dos brinquedos cantados no contexto terapêutico. Na culminância deste estudo, propõe-se a diferenciação entre educação, reeducação e terapia psicomotora, esboçando-se a elaboração das estruturas psicomotoras comuns às três áreas citadas, interpondo-se os brinquedos cantados como recursos plausíveis a este trabalho. Apresenta-se, ainda, 22 exemplos de brinquedos cantados, ilustrados por suas letras e pelo desenvolvimento da brincadeira em questão.
Palavras-chave: Brinquedos cantados. Psicomotricidade. Lúdico. Terapia. Folclore. Desenvolvimento infantil.
|
15121 0 bytes Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2003. http:// |
|