Categoria: Educação Fisica Monografias |
“Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
JANNUZZI, Luciano
No presente trabalho realizei uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira, conceituando suas dimensões através da análise histórico-filosófica, dividindo seus tratamentos em Dança, Luta, Jogo, Arte e Educação Física considerando suas características como tais e estudando suas possibilidades para assimilar cultura, enumerando assim as contribuições para a área da Educação Física, ou seja, para o âmbito da Educação. Através das análises transcorridas durante o trabalho percebemos o quanto essa manifestação cultural presente em nosso país e hoje difundida em todo o mundo, vêm sendo valorizada e indicada para proporcionar novos conhecimentos ao ser humano. Depois de estudar e analisar as dimensões da capoeira percebemos que se tratarmos essa manifestação como uma arte, ampliamos seus horizontes e perpetuamos sua cultura, rompendo preconceitos e aumentando suas possibilidades enquanto instrumento de promover educação, ultrapassando barreiras e limites ditados pela sociedade, ou seja, a padronização, regramento e enquadramento. Chegamos à consideração final que a capoeira não pode ser transformada em um esporte, pois fazendo essa delimitação, perdemos características essenciais que sobreviveram diante do compromisso dos mestres antigos em estarem transmitindo toda a tradição e transformaremos essa arte em mais um produto descartável da indústria cultural.
Palavras-chave: Capoeira, Educação Física, Arte.
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5631 0 bytes Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL , 2007. http://ebookbrowse.com/gdoc.php?id=197269148&url=5f1a952777bd20af231e8e801c6d0852 |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Vivência do lazer na adolescência: a desigualdade social e o furto do lúdico |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PINHO, Wagner Leandro Pereira A relação entre lazer e adolescência não aparece da mesma forma para todos, principalmente quando levamos em conta o fator econômico e as desigualdades sociais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar as vivências de lazer entre adolescentes de diferentes realidades sociais da cidade de Montes Claros – MG, analisando as possíveis relações entre realidade social, tempo disponível e conteúdos vivenciados no lazer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, sendo caracterizada como descritiva e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 100 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 14 e 17 anos, divididos em duas realidades sociais retratadas pela instituição de ensino que freqüentam: uma instituição de ensino particular localizada no bairro Ibituruna e outra instituição de ensino da rede pública estadual localizada no bairro Vilage do Lago 2, representado realidades sociais desiguais. Os resultados são restritos à amostra pesquisada. A partir do desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o tempo disponível dos adolescentes de ambas as realidades sociais tende a uma restrição devido às obrigações sociais, que no caso da escola particular são, em sua maioria, os cursos extra-escolares, enquanto na instituição pública são as tarefas domésticas. A principal barreira para o lazer dos adolescentes da instituição privada foi a falta de tempo, já para os adolescentes da instituição pública foi a falta de recursos econômicos. No que se refere às vivências do lazer dos adolescentes, notou-se uma restrição nos conteúdos culturais. Ao mesmo tempo em que o lazer dos adolescentes é restrito em suas vivências, grande parte dos adolescentes (em sua maioria da instituição privada) não anseia por outras vivências além do que já é praticado. Esta contradição afirma a falta de informação da população em relação ao lazer. A análise dos dados permitiu concluir que a as barreiras econômicas afetam diretamente os adolescentes da instituição pública. Porém, a democratização do lazer não depende exclusivamente de fatores sócio-econômicos, mas também se relaciona com a educação para a vivência do tempo disponível. Além disso, se levarmos em conta que a prática ou não do lazer está diretamente vinculada às questões econômicas, podemos afirmar que uma real mudança com relação à democratização do acesso ao lazer passa, necessariamente, por grandes transformações que abarcam, inclusive, mudanças estruturais na sociedade.
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5755 0 bytes Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Cla http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Sugestão de uma periodização para o voleibol "amador" de duplas na areia masculino |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner
O voleibol na areia começou nas praias norte-americanas, sendo introduzido no Brasil por volta de 1933, em frente do hotel Atlântico e Londres, em Copacabana, pelo carioca Altamiro da Fonseca Braga (Peixoto, 1992). Logo a modalidade se difundiu pelas praias do Rio de Janeiro, as redes mais famosas, localizadas em Copacabana e Ipanema (Vlastuin e Pilatti, 2005), eram freqüentadas por jogadores de clubes e seleções. Inicialmente as partidas eram 6 contra 6, mas como faltava um, jogava-se com menos atletas (Coqueiro, 1990). Percebeu-se que o jogo de duplas era mais emocionante e exercitava todos os fundamentos, auxiliando os jogadores dos clubes em otimizar a sua performance. O impulso do voleibol na areia aconteceu em 1985 e 1986, com o 1° e 2° Hollywood Volley, com medalhistas olímpicos do Brasil e dos Estados Unidos, também participando as “musas” brasileiras e as excelentes jogadoras norte-americanas (Prado, 1994).
Palavras-chave: Treinamento. Voleibol. Desempenho esportivo.
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29369 0 bytes Universidade Gama Filho http:// |
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