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Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!El fallo em la adquisición pragmática en el aprendizaje del español por brasileños Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
MARTINESCHEN, Albertina do Rocio Librelato

O ensino de espanhol a brasileiros tem merecido muita atenção e é um tema freqüentemente abordado por professores de espanhol como língua estrangeira, por sua complexidade e especificidade. No âmbito deste trabalho abordaremos as dificuldades apresentadas por aprendizes brasileiros do Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná na aprendizagem das relações socioculturais e pragmáticas implicadas no uso de Tu X Usted e a falha que tal dificuldade representa na aquisição da competência pragmática de ditos aprendizes. O trabalho foi norteado pela teoria da Pragmática proposta por Jef Verschueren em seu livro "Para entender la pragmática". Nele, o autor nos propõe uma nova perspectiva de estudo da pragmática a qual nos permite compreender as possíveis reorganizações mentais feitas pelos aprendizes no uso da língua-meta e as renegociações feitas por seu possível intérprete em futuras interações verbais.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Tratamento tú X usted. Pragmática.

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Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Distrair-se do mundo é estar doente dos olhos : a impossibilidade do lógico em Jorge Luis Borges e A Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FIALHO, Guilherme Fioravanti

Este trabalho pretende traçar um paralelo entre dois autores, ambos inseridos na modernidade: Jorge Luis Borges e Fernando Pessoa, mais especificamente, entre o conto de Borges Funes, o memorioso e a obra O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro, um dos heterônimos pessoanos. Para tanto, lança mão de teorias formuladas inicialmente por Friedrich Nietzsche e retomados pelos pós-estruturalistas, em especial o francês Michel Foucault. Essas teorias dizem respeito ao lógico e à metafísica, melhor dizendo, à negação de ambas. Assim, o que tentamos foi mostrar como essa negação está representada nas duas obras analisadas, o que provoca, em ambas, a impossibilidade de surgimento do lógico. Tentamos, ainda, mostrar o contraste que há entre a postura do personagem central e a do narrador, no conto de Borges, e entre a postura de Alberto Caeiro e o processo racional que originou a heteronímia.

Palavras-chave: Borges. Jorge Luís. 1899-1986. Caeiro. Alberto. Metafísica.

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Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Leituras Borginianas: Tempo e Eternidade Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
IZQUIERDO, Eliane V. M.

O presente estudo se dedicará a comprovar e a demonstrar de que forma o tempo, que por vezes se confunde com a eternidade e a idéia de eterno retorno, cujos ciclos se repetem infinitamente, e ainda que não sejam idênticos são similares, se apresentam na obra “El jardín de senderos que se bifurcan”, de Jorge Luis Borges. Perpassamos, na seqüência, sumariamente pelos conceitos fundamentais extraídos dos filósofos e pensadores que influenciaram diretamente ou indiretamente para embasar o estudo apresentado. Ressalte-se aqui que o recorte escolhido baseou-se por optar pelos três primeiros filósofos a pensar o tempo (Heráclito, Platão e Aristóteles), acrescidos estes por um filósofo da modernidade (Nietzsche), cujos pensamentos se encontram nitidamente na obra borgeana como um todo: "(...) el tiempo es un problema para nosotros, un tembloroso y exigente problema, acaso el más vital de la metafísica; la eternidad, un juego o una fatigada esperanza." (BORGES:1936, p. 35).

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Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Universalidad y singularidad: el pasado y el presente del español en América Popular Versão: 
Atualização:  21/6/2012
Descrição:
MARTINS, Vivian Andrade

O objetivo do presente trabalho é debruçar-se sobre a presença das línguas indígenas no espanhol da América. É inegável que esta relação começa oficialmente com a Descoberta. No entanto, o que segue a Descoberta não se entende completamente se previamente não se analisa a etapa anterior a este acontecimento. Referimo-nos a todo o processo da Reconquista. A Descoberta e a Conquista da América constituem não somente uma empresa política e religiosa, mas também um fato antropológico, cujas consequências são perceptíveis até hoje. Nosso trabalho tenta elaborar uma síntese que fuja de posturas extremas que sempre nortearam a discussão sobre o tema. Na nossa opinião, se é verdade que a língua espanhola se converteu na língua “oficial” em todos os países da América, também é verdade que as línguas indígenas permearam-na. Esse fato também deu lugar a respostas extremas. Nosso trabalho tenta ponderar estas posturas.

Palavras-chave: América. Espanha. Conquista. Língua espanhola. Línguas Indígenas.

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