Educadores

Ínicio : Espanhol : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!El camello despeluchado o cómo atar los bigotes al tigre. Gloria Fuertes, didáctica y TIC. Una propu Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
FRANCO, Antonio Mula; MEDIAVILLA, Antonio Díez; GARCÍA, Ramón F. Llorens

En estas páginas, los autores reflexionan sobre la incorporación de las Tecnologías de Información y la Comunicación en el proceso de educación lingüística y literaria en la etapa obligatoria. Tomando un texto de Gloria Fuertes como punto de partida, proponen un modelo de actuación en el que queda garantizado el desarrollo de diversas habilidades comunicativas de forma globalizada y conjunta.

Palabras Clave: Gloria Fuertes. Didáctica. TIC. Literatura. Destrezas lingüísticas.

Downloads 2603  2603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas n.17, primavera de 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Poemas y cuentos con pictogramas como recurso para la lectura, escritura y otras habilidades comu Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
MARTOS GARCÍA, Alberto E.

El presente artículo pretende ofrecer una perspectiva renovada del uso del pictograma. Lejos de entenderse como un recurso circunscrito al ámbito de las dificultades con la lectoescritura, se nos ofrece una proyección más completa y amplia en la aplicación del lenguaje icónico. Tras establecer el marco conceptual del término pictograma, el autor presenta ejemplos concretos y líneas de traslación al aula.

Palabras clave: Lectoescritura. Pictograma. Competencia Comunicativa. Lenguaje Icónico.

Downloads 2614  2614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas n.17, primavera de 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Textos con música: cómo desarrollar las habilidades comunicativas desde una perspectiva interdiscipl Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
QUILES, María del Carmen

La búsqueda de nuevas vías y enfoques en el ámbito de la educación lingüística y literaria nos ha llevado a poner de manifiesto las múltiples posibilidades que nos ofrece la actuación interdisciplinar en el aula. En este sentido, el área de música se presenta como uno de los principales aliados con los que podemos trabajar desde esta perspectiva.
Así, trataremos de sentar los fundamentos que sustentan esta idea y propondremos un modelo de actuación didáctica a partir del elemento flauta como motivo estético.

Palabras clave: Interdisciplinariedad. Competencia Comunicativa. Didáctica. Música. Literatura Infantil y Juvenil.

Downloads 2421  2421  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas n.17, primavera de 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Duas propostas distintas de tradução para o conto "La fuga", de Carlos Enriquez sob o prisma da teo Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
SANTANA, Girassol

Esta pesquisa se propõe a fazer duas traduções do conto “La Fuga” do escritor cubano Carlos Enríquez. A primeira tradução tem o propósito de manter a história original do conto, que se passa em Cuba, em 1917 na Revolução da Chambelona e a segunda de adequar a história ao movimento estudantil brasileiro de 1968. Ambas têm finalidades distintas. Na primeira, é fazer com que o leitor se sinta imerso num período histórico de Cuba e a finalidade da segunda é fazer com que o
leitor se sensibilize de uma maneira distinta, pelo fato do conto estar ambientado no Brasil da década de 60. Ambas terão como base teórica a Teoria do Escopo de Hans J. Vermeer. O objetivo do trabalho é mostrar que um texto pode ser traduzido de diferentes maneiras e não apenas da maneira como muitas pessoas acreditam que a tradução deve ser feita: literalmente ou palavra por palavra.

Downloads 1832  1832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!A poética nos contos de Mario Benedetti Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
OLAVARRIA, Simone

Ao transitarmos pelos diferentes gêneros literários da obra do escritor Mário Benedetti escolhemos trabalhar especificamente com sua obra contista, em que o autor demonstra grande maestria na criação narrativa. A proposta deste trabalho é analisar um pequeno excerto da obra do autor, do ponto de vista formal, trazendo elementos narrativos contidos em três contos do livro “La Muerte y Otras Sorpresas”, de 1968: “El otro Yo”, “A Imagen y Semejanza” e “La Noche de Los Feos”. Dentre as questões formais, no campo dos gêneros literários, colocadas em foco, nos ativemos à definição do gênero conto, à diferença entre conto e poesia e, especialmente, aos elementos poéticos presentes nos contos de Benedetti. Para realizar a definição do gênero conto, utilizamos as definições teóricas de Poe, apoiando-nos, principalmente, na sua concepção de intensidade do conto. Já para constatar a poesia existente nos contos de Benedetti, fizemos uso da definição de Aristóteles, a partir dos quatro princípios básicos citados em sua “Arte Poética” como elementos fundamentais da poesia: mimesis, catarse, universalismo e verossimilhança.

Downloads 1956  1956  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!A topicalizacion con objeto directo nulo em construcciones del espanol peninsular y del portugués de Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
CESAR, Thays Carvalho

El objetivo de este trabajo es contrastar la posición del objeto directo en una estructura topicalizada tanto en portugués del Brasil, como en español peninsular, bien como apuntar subsidios que expliquen los motivos que generan la necesidad de la presencia del objeto en lengua española.
La opción por la variante de español peninsular se debe al hecho de que nuestra carrera de licenciatura en español se fundamenta en la gramática española publicada en España y elaborada por autores españoles.

Downloads 2359  2359  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Banquete Americano: a Expressão Americana no Poema "Pensamientos en la Habana", de José Lezama Lima Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
MORALES, Livia Fernanda

Nosso objetivo nesse estudo é estabelecer uma leitura para o poema "Pensamientos en La Habana", do livro La Fijeza, de 1949, do poeta-crítico José Lezama Lima, a partir da perspectiva da Expressão Americana do mesmo autor. Essa questão, e como ela se articula poeticamente sobre a forma de um “Banquete Americano” de formas Neobarrocas, através do conceito de Transculturação (Ortiz, 2002) é nosso eixo principal. Para desenvolvê-lo se faz necessário pensar no sistema filosófico/poético elaborado pelo autor em contraposição à noção de História e historicismo hegeliano. Assim como também um breve olhar sobre o histórico do caminho do discurso americano e como nele se contextualiza o autor. Tudo levando em consideração o conceito de poeta-crítico de Leyla Perrone-Moisés (1998) como aquele sujeito que elabora o trabalho poético e crítico em mão dupla e que tem autonomia intelectual para construir um sistema de escolhas que garantem articulação dos elementos de maneira coerente, e o panorama da literatura Neobarroca de Severo Sarduy.

Palavras-chave: José Lezama Lima. Banquete Americano. Neobarroco. Expressão Americana. Transculturação. Poesia-Crítica.

Downloads 1795  1795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!El fallo em la adquisición pragmática en el aprendizaje del español por brasileños Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
MARTINESCHEN, Albertina do Rocio Librelato

O ensino de espanhol a brasileiros tem merecido muita atenção e é um tema freqüentemente abordado por professores de espanhol como língua estrangeira, por sua complexidade e especificidade. No âmbito deste trabalho abordaremos as dificuldades apresentadas por aprendizes brasileiros do Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná na aprendizagem das relações socioculturais e pragmáticas implicadas no uso de Tu X Usted e a falha que tal dificuldade representa na aquisição da competência pragmática de ditos aprendizes. O trabalho foi norteado pela teoria da Pragmática proposta por Jef Verschueren em seu livro "Para entender la pragmática". Nele, o autor nos propõe uma nova perspectiva de estudo da pragmática a qual nos permite compreender as possíveis reorganizações mentais feitas pelos aprendizes no uso da língua-meta e as renegociações feitas por seu possível intérprete em futuras interações verbais.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Tratamento tú X usted. Pragmática.

Downloads 1721  1721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Leituras Borginianas: Tempo e Eternidade Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
IZQUIERDO, Eliane V. M.

O presente estudo se dedicará a comprovar e a demonstrar de que forma o tempo, que por vezes se confunde com a eternidade e a idéia de eterno retorno, cujos ciclos se repetem infinitamente, e ainda que não sejam idênticos são similares, se apresentam na obra “El jardín de senderos que se bifurcan”, de Jorge Luis Borges. Perpassamos, na seqüência, sumariamente pelos conceitos fundamentais extraídos dos filósofos e pensadores que influenciaram diretamente ou indiretamente para embasar o estudo apresentado. Ressalte-se aqui que o recorte escolhido baseou-se por optar pelos três primeiros filósofos a pensar o tempo (Heráclito, Platão e Aristóteles), acrescidos estes por um filósofo da modernidade (Nietzsche), cujos pensamentos se encontram nitidamente na obra borgeana como um todo: "(...) el tiempo es un problema para nosotros, un tembloroso y exigente problema, acaso el más vital de la metafísica; la eternidad, un juego o una fatigada esperanza." (BORGES:1936, p. 35).

Downloads 1327  1327  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Monografias
Fazer Download agora!Distrair-se do mundo é estar doente dos olhos : a impossibilidade do lógico em Jorge Luis Borges e A Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FIALHO, Guilherme Fioravanti

Este trabalho pretende traçar um paralelo entre dois autores, ambos inseridos na modernidade: Jorge Luis Borges e Fernando Pessoa, mais especificamente, entre o conto de Borges Funes, o memorioso e a obra O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro, um dos heterônimos pessoanos. Para tanto, lança mão de teorias formuladas inicialmente por Friedrich Nietzsche e retomados pelos pós-estruturalistas, em especial o francês Michel Foucault. Essas teorias dizem respeito ao lógico e à metafísica, melhor dizendo, à negação de ambas. Assim, o que tentamos foi mostrar como essa negação está representada nas duas obras analisadas, o que provoca, em ambas, a impossibilidade de surgimento do lógico. Tentamos, ainda, mostrar o contraste que há entre a postura do personagem central e a do narrador, no conto de Borges, e entre a postura de Alberto Caeiro e o processo racional que originou a heteronímia.

Palavras-chave: Borges. Jorge Luís. 1899-1986. Caeiro. Alberto. Metafísica.

Downloads 1527  1527  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 »