Categoria: Geografia Monografias |
Um olhar geográfico sobre a questão dos materiais recicláveis em Porto Alegre: sistemas de fluxos e |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
DAGNINO, Ricardo de Sampaio
Esta pesquisa trata da coleta e comercialização de materiais recicláveis, valiosos componentes dos resíduos sólidos urbanos, na cidade de Porto Alegre. O foco está voltado para a indissociabilidade das relações entre os principais agentes envolvidos nesta questão: os catadores, organizados ou não em associações, que colaboram com o retorno dos materiais ao processo produtivo; a indústria, encarregada do beneficiamento e reindustrialização dos materiais; os intermediários, elo de ligação na reciclagem dos materiais e exploração do trabalho nas relações entre os catadores e a indústria; e o poder público, responsável pela regulação e pela normatização dessas relações. O olhar geográfico utilizado tem o seu ponto de vista localizado na base da questão, o que propõe uma percepção maior dos problemas enfrentados pelos catadores. Como referência teórica e metodológica, foram utilizados os estudos de Milton Santos sobre os sistemas de fluxos da economia urbana e as formas de representação gráfica utilizando modelos explicativos.
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos sólidos. Coleta seletiva. Catadores de materiais recicláveis. Geografia urbana. Milton Santos. Teoria dos sistemas de Fluxos da economia. Reciclagem.
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1022 0 bytes http://www.dominiopublico.gov.br |
Categoria: Geografia Monografias |
Vista Saga 2005. Sistema de Análise Geo-Ambiental |
Versão: Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
MARINO, Tiago Badre
Este projeto tem por finalidade apresentar a aplicação de um Sistema Geográfico de Informação no apoio`a pesquisa ambiental. Para tanto, foi desenvolvido no Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAGEOP-UFRJ) o Vista Saga 2005, uma recriação do aplicativo Vista Saga, idealizado na década de 80 pelo Prof. Jorge Xavier da Silva e, hoje, implementado por mim, sob a plataforma de desenvolvimento Borland Delphi 5, com utilização de bibliotecas gráficas extras como OpenGL (código livre) e TImageEn (comercial), além de bibliotecas criadas pelo Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ para manipulação de arquivos de formato ”.rst”o qual possui características singulares e específicas para a realização dos trabalhos de análise ambiental. Sua primeira versão foi criada na década de 80, apresentando mapas com, no máximo, 16 cores. Nesta época o geoprocessamento era bastante limitado pela barreira tecnológica. Seguindo a evolução da informática, o Vista Saga também foi evoluindo com novas versões mais sofisticadas, trabalhando com mais cores e maior rapidez no processamento das análises. Hoje, o Vista Saga trabalha com cores de 32 bits, viabilizando até a visualização em três dimensões de áreas de estudos. Este projeto já apoiou inúmeros trabalhos de geoprocessamento pelo país. Dezenas de teses defendidas com o auxílio do projeto S.A.G.A./U.F.R.J., além de trabalhos realizados pelo país como o planejamento da Rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao Paraná.
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Categoria: Geografia Monografias |
Sensoriamento remoto e Sistemas de informação geográfica para o ensino da Geografia do Pantanal |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GOMES, Vanessa dos Santos
O Sensoriamento Remoto (SR) e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) têm-se configurados como tecnologias capazes de auxiliar o homem na tomada de decisões, por oferecer uma visão sinóptica. Assim, foram criados materiais didáticos baseados em produtos de SR e SIG do Pantanal e bacia de entorno para o ensino da Geografia, fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nos Parâmetros Curriculares Regionais (PCR) e em um livro didático. A constatação da ausência de material ilustrativo na forma de imagens e mapas baseados em tais técnicas para o Pantanal nos livros didáticos foi o ponto norteador deste trabalho, destacando-se que a utilização de imagens de satélite, as confecções de mosaicos de imagens e as visualizações tridimensionais no âmbito da sala de aula permitem ao aluno uma visão geral do espaço geográfico e sua ação sobre o meio em que vive, gerando exemplos da sua realidade regional, além de caracterizarem-se como importantes ferramentas no ensino de geografia. Para a confecção de tais exemplos, foram utilizados imagens dos satélites CBERS-2, sensor CCD e WFI, do ano de 2005 e satélite Landsat, sensor ETM+ do ano 2000, modelos digitais de elevação, além de fotografias aéreas oblíquas tomadas a partir de avião e helicóptero em trabalho de campo no ano de 2005. Foi possível a discriminação de exemplos de temáticas globais que pudessem ser inseridos exemplos regionais do Pantanal. Dessa forma, o presente trabalho possibilitou a difusão do conhecimento acerca do Pantanal e abriu um leque de opções acerca da temática que envolve o ensino da Geografia Regional e aplicação de tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto. Sistemas de informação geográfica. Pantanal. Geografia.
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1946 0 bytes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Categoria: Geografia Monografias |
As cadeias operatórias de uma indústria tecnológica lítica: Sítio arqueológico PT-02 (Cerrito da Sot |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GARCIA, Anderson M.
Esta monografia apresenta uma análise tecnológica lítica de objetos oriundos de intervenções arqueológicas realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007 em um Cerrito, e suas áreas adjacentes, localizado na Ilha da Feitoria no município de Pelotas-RS, datado pelo método radiocarbônico AMS Standard e interpretado, inicialmente, entre 1010 ± 40 A.P. e 990 ± 40 A.P. Estas intervenções foram desenvolvidas pelo LEPAARQ/UFPel (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas). A pesquisa aqui apresentada está centrada em uma análise tecnológica, buscando evidenciar diferentes Cadeias Operatórias relativas à obtenção de matéria-prima lítica. Desta forma, nesta indústria lítica, a partir de uma perspectiva gestual, são apresentadas duas técnicas distintas de debitagem na produção dos artefatos e também a cronologia de retirada de lascas dos núcleos presentes. Dentro deste enfoque ainda estão interpretações gestuais de preensão para a utilização dos instrumentos manufaturados por técnicas de lascamento, realização de análises de matérias primas com Microscópio Eletrônico de Varredur (MEV) e o mapeamento destas fontes mais próximas ao Cerrito, possibilitando desta forma uma inferência a respeito do pretérito território explorado por estas populações construtoras de Cerritos. Por estes meios, foi possível perceber a quantidade de 501 objetos, sendo estes representados em 74% pelo quartzo, 6% pelo granito e 20% pelas rochas vulcânicas. São instrumentos representativos de cada uma destas Cadeias Operatórias: furadores (quartzo), instrumentos passivos (granito) e pontas (rochas vulcânicas).
Palavras-Chave: Cerrito. Lítico. Cadeia operatória. Gesto técnico. Rochas vulcânicas. Território.
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2751 0 bytes Universidade Federal de Pelotas |
Categoria: Geografia Monografias |
Segregação Socioespacial Urbana - O caso dos Bairros Arduíno Bolívar - Amoras - e São José - Laranja |
Versão: Atualização: 15/5/2013 |
Descrição:
ANTUNES, Érika Pereira
Nesta monografia discutimos os processos espaciais relacionados à segregação, notadamente a segregação imposta, que leva contingentes populacionais a terem dificuldade de acesso a bens urbanos e equipamentos de infraestrutura. Nesse sentido, buscamos compreender como são formadas áreas periféricas constituídas por população de baixa renda e quais são suas características, a partir da análise dos bairros Arduíno Bolívar e São José, localizados na periferia do município de Viçosa-MG. Para tanto, realizamos entrevistas, levantamento de dados e trabalho de campo com posterior interpretação das informações obtidas. Os bairros são formados por uma população que migrou para Viçosa em busca de melhor qualidade de vida e de casa própria, encontrando nos bairros a possibilidade de acesso a terra. Os bairros foram loteados sem que houvesse sido implementada infraestrutura adequada. São formados por uma população com baixo poder aquisitivo, com limitado acesso a educação, emprego e lazer. Apesar de possuírem mais de trinta anos de criação, ainda hoje, nem todas ruas dos bairros são pavimentadas, não há rede de drenagem pluvial eficiente, não há comércio suficiente para atender a população, não há escola de Ensino Médio, não há emprego, o atendimento médico é precário, dentre outros fatores. Com base nos dados, informações e nas análises realizadas, constatamos que se trata de bairros formados a partir da expansão do núcleo urbano do município de Viçosa, constituídos por uma população segregada por não possuir poder aquisitivo para se instalar ou se manter no centro ou em áreas próximas ao mesmo, onde o acesso aos bens urbanos é mais fácil.
Palavras-chave: Segregação. Espaço urbano. Áreas periféricas. Bairros. Industrialização. População.
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Categoria: Geografia Monografias |
O uso da TV Multimídia no Ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 15/5/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Renan Sabino de
As novas tecnologias da comunicação têm conduzido o ser humano às mais inusitadas maneiras de criar, recriar, ler, comunicar, conceber e perceber o mundo que o cerca. Na escola não é diferente, as novas tecnologias, tendo como base os computadores, são usadas com mais frequência. A TV multimídia é um desses novos aparelhos, sendo objeto central desta Monografia, a qual busca analisar como tem sido a sua utilização no ensino de Geografia, com dicas de uso e aula exemplo. Para isso, buscou-se levantar como os docentes e discentes veem tal recurso, através de um questionário aplicado a 35 docentes e 120 discentes em 5 colégios da rede Estadual de Ensino de Arapongas/Paraná e levantou-se que os professores de Geografia e Biologia/Ciências a utilizam com mais frequência, além de uma constatação de que os docentes precisam de capacitações mais eficazes e se dedicar mais para aprender mais sobre os novos recursos didáticos, e houve (por parte dos discentes), uma constatação de que as aulas melhoraram radicalmente com o aparelho.
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Categoria: Geografia Monografias |
O imaginário da cidade: percepção espacial dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa e da po |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
VIALLI, Joalex
Pode-se dizer que as cidades são fruto de realizações humanas, uma criação que foi sendo moldada ao longo de um processo histórico e que ganhou materialização diferenciada, em função de determinantes históricos específicos. O espaço urbano é um espaço produzido socialmente, modificado de acordo com as possibilidades de cada civilização. A cidade passa a ser um reflexo de como vivem seus cidadãos uma vez que eles produzem e reproduzem o espaço através de sua faculdade de pensar, de compreender, mesclando em suas ações razão e emoção. Compreende-se desse modo que os cidadãos percebem sua cidade de acordo com seus sentimentos, criando em seu imaginário uma representação da cidade. Este trabalho busca compreender se existem contradições do imaginário da cidade em diferentes grupos urbanos, e procura mostrar, ainda, que a cidade não é apenas uma questão de cunho materialista (geométrico e quantitativo), mas, também, uma questão de cunho não-material (moral, espiritual, sentimental). Assim procurou-se demonstrar que diferentes grupos possuem percepções diferentes com relação ao espaço urbano e que essas percepções diferenciadas criam um imaginário que faz com determinados espaços da cidade ganhem mais importância para determinados indivíduos do que para outros. Em consequência desse fato buscamos verificar se a percepção espacial pode influenciar a ações dos indivíduos no ambiente urbano e desse modo o próprio espaço urbano. Palavras-chave: Imaginário. Percepção. Espaço urbano. Lugar.
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