Categoria: Geografia Monografias |
O uso da TV Multimídia no Ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 15/5/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Renan Sabino de
As novas tecnologias da comunicação têm conduzido o ser humano às mais inusitadas maneiras de criar, recriar, ler, comunicar, conceber e perceber o mundo que o cerca. Na escola não é diferente, as novas tecnologias, tendo como base os computadores, são usadas com mais frequência. A TV multimídia é um desses novos aparelhos, sendo objeto central desta Monografia, a qual busca analisar como tem sido a sua utilização no ensino de Geografia, com dicas de uso e aula exemplo. Para isso, buscou-se levantar como os docentes e discentes veem tal recurso, através de um questionário aplicado a 35 docentes e 120 discentes em 5 colégios da rede Estadual de Ensino de Arapongas/Paraná e levantou-se que os professores de Geografia e Biologia/Ciências a utilizam com mais frequência, além de uma constatação de que os docentes precisam de capacitações mais eficazes e se dedicar mais para aprender mais sobre os novos recursos didáticos, e houve (por parte dos discentes), uma constatação de que as aulas melhoraram radicalmente com o aparelho.
|
4035 0 bytes http:// |
Categoria: Geografia Monografias |
O imaginário da cidade: percepção espacial dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa e da po |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
VIALLI, Joalex
Pode-se dizer que as cidades são fruto de realizações humanas, uma criação que foi sendo moldada ao longo de um processo histórico e que ganhou materialização diferenciada, em função de determinantes históricos específicos. O espaço urbano é um espaço produzido socialmente, modificado de acordo com as possibilidades de cada civilização. A cidade passa a ser um reflexo de como vivem seus cidadãos uma vez que eles produzem e reproduzem o espaço através de sua faculdade de pensar, de compreender, mesclando em suas ações razão e emoção. Compreende-se desse modo que os cidadãos percebem sua cidade de acordo com seus sentimentos, criando em seu imaginário uma representação da cidade. Este trabalho busca compreender se existem contradições do imaginário da cidade em diferentes grupos urbanos, e procura mostrar, ainda, que a cidade não é apenas uma questão de cunho materialista (geométrico e quantitativo), mas, também, uma questão de cunho não-material (moral, espiritual, sentimental). Assim procurou-se demonstrar que diferentes grupos possuem percepções diferentes com relação ao espaço urbano e que essas percepções diferenciadas criam um imaginário que faz com determinados espaços da cidade ganhem mais importância para determinados indivíduos do que para outros. Em consequência desse fato buscamos verificar se a percepção espacial pode influenciar a ações dos indivíduos no ambiente urbano e desse modo o próprio espaço urbano. Palavras-chave: Imaginário. Percepção. Espaço urbano. Lugar.
|
6440 0 bytes http://www.geo.ufv.br |
Categoria: Geografia Monografias |
Segregação Socioespacial Urbana - O caso dos Bairros Arduíno Bolívar - Amoras - e São José - Laranja |
Versão: Atualização: 15/5/2013 |
Descrição:
ANTUNES, Érika Pereira
Nesta monografia discutimos os processos espaciais relacionados à segregação, notadamente a segregação imposta, que leva contingentes populacionais a terem dificuldade de acesso a bens urbanos e equipamentos de infraestrutura. Nesse sentido, buscamos compreender como são formadas áreas periféricas constituídas por população de baixa renda e quais são suas características, a partir da análise dos bairros Arduíno Bolívar e São José, localizados na periferia do município de Viçosa-MG. Para tanto, realizamos entrevistas, levantamento de dados e trabalho de campo com posterior interpretação das informações obtidas. Os bairros são formados por uma população que migrou para Viçosa em busca de melhor qualidade de vida e de casa própria, encontrando nos bairros a possibilidade de acesso a terra. Os bairros foram loteados sem que houvesse sido implementada infraestrutura adequada. São formados por uma população com baixo poder aquisitivo, com limitado acesso a educação, emprego e lazer. Apesar de possuírem mais de trinta anos de criação, ainda hoje, nem todas ruas dos bairros são pavimentadas, não há rede de drenagem pluvial eficiente, não há comércio suficiente para atender a população, não há escola de Ensino Médio, não há emprego, o atendimento médico é precário, dentre outros fatores. Com base nos dados, informações e nas análises realizadas, constatamos que se trata de bairros formados a partir da expansão do núcleo urbano do município de Viçosa, constituídos por uma população segregada por não possuir poder aquisitivo para se instalar ou se manter no centro ou em áreas próximas ao mesmo, onde o acesso aos bens urbanos é mais fácil.
Palavras-chave: Segregação. Espaço urbano. Áreas periféricas. Bairros. Industrialização. População.
|
3231 0 bytes http://www.geo.ufv.br |
Categoria: Geografia Monografias |
Áreas Verdes: uma percepção paisagística do refúgio biológico Bela Vista no meio urbano de Foz do Ig |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MANTOVI, Valderes
As preocupações com o processo de urbanização ocorrem desde a cidade industrial no final do século (XIX), mas é no final da década passada que, no Brasil, essa questão ganhou destaque, alterando os padrões urbanísticos, desvinculando o olhar da cidade caótica para uma área ambientalmente mais saudável e mais verde. Este trabalho busca analisar a importância de áreas verdes e seu planejamento no meio urbano, mais especificamente o Refúgio Biológico Bela Vista criado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, em 1977, em Foz do Iguaçu – PR, posteriormente ocorrendo sua revitalização em 2001, a área em estudo compreende parte da micro bacia do Paraná Três. Neste ambiente destaca a necessidade e a importância de se conservar e preservar a biodiversidade existente nos ecossistemas do local, e principalmente o seu papel fundamental que desempenha como espaços de significação social, ambiental, lazer, estética e a melhoria da qualidade de vida da população da cidade.
Palavras-chave: Áreas verdes. Refúgio biológico. Meio urbano. Percepção da paisagem.
|
10676 0 bytes Unioeste http://www.unioeste.br |
Categoria: Geografia Monografias |
O roubo de cargas nas rodovias do estado de São Paulo |
Versão: pdf Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Flávio Alexandre
Este trabalho insere-se no campo dos sistemas de movimentos do território brasileiro, destacando-se por pesquisar o roubo de cargas no estado de São Paulo, em áreas urbanas e principalmente em rodovias. Dada a opção do Brasil pelo transporte rodoviário, realizou-se análises estatísticas sobre o roubo de cargas e sobre o crime de latrocínio. Visto que os roubos estão concentrados a uma distância de, em média, 150 km da capital paulista, enfatiza, também, a cidade de Campinas, ressaltando a malha viária que a integra. Representando um sério problema à atividade econômica do país, o lucrativo mercado alternativo do roubo de cargas encontra a conivência das autoridades para atuar livremente,causando prejuízos em vários setores e propiciando uma grande insegurança nas áreas urbanas, como também nas rodovias e aos motoristas de caminhões e seus ajudantes. Dá um especial destaque ao combate ao roubo de cargas, exemplificando, inclusive, ações preventivas, como o uso de geotecnologias para o rastreamento dos veículos e o seguro das cargas e caminhões. Como forma de melhor elucidar as informações, o trabalho apresenta mapas, gráficos, imagens e tabelas.
Palavras-chave: Redes. Fluxos. Roubo de cargas. Combate ao roubo de cargas.
|
14464 0 bytes Puc-Campinas |
|