No presente trabalho, pretende-se apresentar “Sobre os Diferentes Métodos da Tradução” na relação com seu plano de fundo histórico-social. Não é o objetivo do trabalho apresentar minuciosamente a teoria da tradução de Schleiermacher, mas sim demonstrar como seus pressupostos tradutológicos estão intimamente ligados a um projeto político.
4383 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Esta pesquisa analisa a forma como o autor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849) trabalha a ambientação no conto “A Máscara da Morte Rubra” (1842), à luz das noções críticas e estéticas do próprio escritor sobre a produção literária, buscando verificar de que modo se dá sua aplicação ao conto supracitado.
Palavras-chave: Ficção de Edgar Allan Poe. Ambientação. Unidade de efeito.
2846 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O ponto de partida dessa pesquisa foi o pressuposto de que o conhecimento teórico sobre leitura em inglês, como língua estrangeira, e sobre testes de leitura seria fundamental na formação de professores de Inglês.
Palavras-chave: EFL. Formação de professores. Leitura. Avaliação. Elaboração de testes.
2500 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O objetivo deste estudo é descrever e analisar as representações de professores de inglês em formação a respeito da construção dos seus conhecimentos e o reflexo dessas representações na constituição de suas identidades profissionais.
Palavras-chave: Representações. Construção de conhecimentos. Identidades profissionais.
3337 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http://
A presente pesquisa procura mostrar como o romance "Daughters are Forever", da escritora nativa canadense Lee Maracle, aponta os traumas culturais causados pela colonização do Canadá, buscando restabelecer uma identidade perdida da população aborígene por meio da literatura pós-colonial.
Palavras-chave: Literatura. Identidade. Nativo. Canadá. Pós-colonialismo. Lee Maracle.
2056 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Esta monografia analisa a inserção da “prosódia bop”, estilo literário criado por Jack Kerouac, na transição folk-rock das composições de Bob Dylan no ano de 1965.
Palavras-chave: Jack Kerouac. Bob Dylan. Prosódia bop. Folk. Rock. Beat.
9095 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este trabalho investiga a interferência da língua portuguesa (L1) na aquisição dos possessivos da língua inglesa (L2), especificamente a segunda (your) e terceira (his/her/its) pessoas do singular. O propósito é apresentar e explicar resultados que comprovam a hipótese da interferência e descrever teorias que expliquem as trocas destes possessivos feitas por estudantes da L2 como língua estrangeira.
Este trabalho analisa o uso da paródia em um episódio do romance The Crying of Lot 49, de Thomas Pynchon, mostrando como Pynchon se utiliza de elementos deste gênero do século XVII para obter resultados que se alinham às características de sua própria época.
1528 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este texto procura levantar algumas questões específicas sobre a tradução de literatura infantil. É considerada relevante para o trabalho unicamente a tradução de literatura infantil de natureza poética e a produção de um único autor é focalizada, Theodor Seuss Geisel, mais conhecido por seu pseudônimo: Dr. Seuss. O eixo central de toda a reflexão é o livro Green Eggs and Ham, de 1960, mas também são analisadas outras obras.
Palavras-chave: Tradução. Literatura infantil. Green Eggs and Ham.
4893 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Esta pesquisa lança um olhar análítico-descritivo sobre os quadrinhos Calvin & Hobbes, de Bill Watterson; partindo do plano da expressão, passando pelo plano do conteúdo e ultrapassando a fronteira ficcional da própria obra, na exposição do posicionamento do autor com relação a mesma - que se baseia na teoria marxista da arte como sendo uma superestrutura reflexiva de uma base social.
Palavras-chave: Quadrinhos e literatura. Estudos culturais. Calvin and Hobbes. Pós-modernidade. Bill Watterson.
5366 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://