Esta monografia visa à análise do poema "Kaddish", de Alen Ginsberg, poeta americano do movimento literário conhecido como Geração Beat. Mais precisamente, o presente trabalho pretende demonstrar a existência de um diálogo entre o público e o particular que permeia todo o poema.
Palavras-chave: Beat. Allen Ginsberg. Kaddish. Público. Particular. Diálogo.
932 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o fazer tradutório. Essa reflexão tem início com a apresentação de uma noção de tradução que é constitutiva da visada ética da tradução articulada pelo teórico Antoine Berman, para quem a essência dessa prática é ser relação com o Outro.
Palavras-chave: Tradução. Relação. Hospitalidade. Tradução como relação.
Este trabalho tem como objetivo geral investigar o papel da instrução na aquisição do tempo verbal Present Perfect, do inglês, por aprendizes brasileiros.
Palavras-chave: Intruções explícita e implícita. Conhecimento explícito e implícito. Noticing. Present Perfect. Aquisição de segunda língua.
670 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
A crítica moderna com frequência classifica a peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, como sendo uma tragédia. Neste estudo a autora argumenta que a adaptação da peça para o cinema em 1951, dirigida por Elia Kazan, introduziu elementos suficientes de melodrama para eclipsar a estrutura trágica original, desta forma transformando o gênero da obra.
Palavras-chave: Teatro americano. Cinema americano. Tennessee Williams. Um bonde chamado Desejo. Tragédia. Melodrama.
3932 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar possibilidades e limites da abordagem reflexiva de supervisão e de formação continuada em uma rede de franquias de ensino de inglês. O estudo traça um panorama do contexto no qual as franquias atuam, envolvendo questões de mercado, globalização e fatores institucionais que agem sobre o trabalho dos supervisores e dos professores das escolas.
Palavras-chave: Abordagem reflexiva. Supervisão. Formação continuada. Franquias. Ensino de inglês.
2250 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http://
O escritor estadunidense Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores humoristas da literatura, o que lhe valeu, além de grande prestígio literário, enorme popularidade. Qual é a chave para entender as técnicas narrativas que ele empregou para provocar o riso? Utilizando como principal base a teoria do riso do filósofo francês Henri Bergson (1859-1941), este trabalho analisa os procedimentos narrativos humorísticos empregados por Mark Twain em três de seus contos antológicos.
O presente trabalho tem como objetivo analisar o narrador do romance The Jane Austen Book Club, da autora americana contemporânea Karen Joy Fowler (1950-), lançado em 2004.
Palavras-chave: Narrador. Análise literária. Romance. Literatura norte-americana. The Jane Austen Book Club. Karen Joy Fowler.
853 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
O presente trabalho é uma reflexão sobre o lugar da tradução no pensamento, acerca do ensino de línguas estrangeiras modernas, a partir da relativização das noções tradicionais de língua e da dicotomia teoria versus prática.
Palavras-chave: Tradução. Ensino de línguas estrangeiras. Teoria versus prática. Linguística aplicada.
1438 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://