Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly

Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.

Downloads 10709  10709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A caracterização da mulher nas crônicas de Machado de Assis Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
MIRANDA, Michele do Rocio

Este trabalho visa delinear o perfil da mulher nas crônicas machadianas, visto que esta parte de sua obra, também de grande importância, ainda é pouco estudada. Para se chegar a uma caracterização da mulher, foram analisadas duas crônicas, uma de 1861 e outra de 1871, as quais tratam deste tema. O autor também prolonga a sua reflexão elucidando a relação desta mulher com o seu meio, mais especificamente o homem. Se a mulher apresenta-se de diferentes formas de acordo com a sua realidade também suas relações e interesses serão diferentes para cada circunstância. Ao realizar a análise foram utilizadas teorias sobre a crônica, sobre o feminismo, a posição da mulher no século XIX, os principais acontecimentos revolucionários da época, a mulher dentro do modelo católico e as mulheres nas letras. Verificou-se também a relação de Machado com as mulheres em sua vida particular e assim foi possível chegar ao perfil da mulher-personagem que Machado criou em suas crônicas.

Palavras-chave: Crônica. feminismo. Machado de Assis. Caracterização da mulher

Downloads 11030  11030  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica do Paraná.  Site 
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.

Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.

Downloads 4534  4534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Linguagem na Era do Bullying Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Silvia Regina

Este estudo tem como intenção informar acerca do tema proposto: o bullying e a linguagem. Tal preocupação se deve à significativa incidência de ‘brincadeiras’ de mau gosto entre os alunos e entre alunos e funcionários da escola. A partir de observação direta de alunos nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora em questão percebeu que as produções textuais e a oralidade dos alunos que praticam e os que sofrem o bullying – palavra que significa valentão, brigão, em inglês – tem refletido essa situação. Não raro perceber palavras-chave em suas produções como: violência, triste, morte, morrer, ódio, entre outras que denunciam a baixa autoestima sofrida pelos alunos, mesmo entre os alunos que atacam seus colegas com palavras grosseiras. O vocabulário oral e escrito dos jovens alunos das quintas e sextas séries de um colégio estadual na grande Curitiba vem preocupando a professora de Língua Portuguesa, pelas frequentes trocas de ofensas, apelidos e comentários maldosos entre eles.

Palavras chaves: Linguagem oral. Linguagem escrita. Violência escolar.

Downloads 12652  12652  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Literatura como veículo difusor de ideologias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes

Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]

Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.

Downloads 8081  8081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAFIPAR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A representação do analfabeto no filme Central do Brasil Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
CAMARGO, Fabiola Helena de

O presente trabalho apresenta uma análise da maneira pela qual o analfabeto é representado em enunciados proferidos pelas personagens que ocupam a posição-sujeito professor, no filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles. O foco principal da análise recairá sobre as relações de poder presentes e construídas através do discurso de Dora, uma das professoras, no que diz respeito à relação entre o analfabeto com o mundo letrado. A análise objetiva destacar os elementos presentes na materialidade do discurso das personagens e observar como se dá a produção de sentidos construídos na cena.

Palavras-chave: Discurso. Posição-sujeito. Analfabeto. Relações de poder.

Downloads 16962  16962  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A visão do curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense sobre a linguagem utilizada no Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
COSTA, Katiana Possamai

O presente trabalho consiste na clarificação da nova linguagem utilizada nos meios eletrônicos, principalmente no que tange à internet. Busca-se conhecer o que é esta linguagem e se a mesma influencia seus usuários. E, para conseguir identificar esses pontos, o estudo foi desenvolvido a partir de documentos educacionais, com foco maior no PPP do curso de Letras da Unesc, como também, através de pesquisa realizada com os acadêmicos e com os professores. E, conforme abordado no trabalho, percebe-se o grande número de usuários da linguagem conhecida como “internetês”, sendo que através de dados estatísticos, tanto acadêmicos como docentes, veem a escrita virtual como sendo um meio rápido e econômico para a comunicação, contudo, atentam para a possível influência que a mesma pode acarretar na comunicação formal, como também, outros posicionamentos que perpassam pelos envolvidos no curso de graduação em destaque.

Palavras-chave: Linguagem. Internetês. Acadêmicos. Docentes.

Downloads 2730  2730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacadem  Site http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/15500
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Alterações de linguagens nas epilepsias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALGAVE, Danielle Patricia

Esta monografia resulta de uma pesquisa bibliográfica, em periódicos científicos, centrada na busca de relatos de alterações de linguagem em sujeitos com Epilepsias de Lobo Temporal (ELT), que correspondem à maior parte dos casos deste distúrbio neurológico. Pesquisas revelam que alterações de linguagem podem se dar tanto durante as crises epiléticas, e se denominam afasias transitórias, quanto com a evolução da doença e a intensificação dos sintomas. Dentre as principais alterações de linguagem descritas, destacamos a dificuldade no acesso lexical.

Palavras-chave: Neurolinguística. Alterações de Linguagem. Epilepsia. Acesso Lexical.

Downloads 4371  4371  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do discurso humorístico: as condições de produção das piadas de Joãozinho Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
AVILA, Fernanda Goes de Oliveira

Este trabalho tem como objetivo estudar a representação dos meninos nas piadas de Joãozinho. Pretende-se entender, principalmente com base em suas condições de produção, quais as razões histórico-sociais que justificam o fato de os meninos serem taxados como maus alunos. A pesquisa também busca identificar em que medida os estereótipos presentes nas piadas tem relação com a realidade, e se representam ou não “verdades” sobre os meninos.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Humor. Meninos.

Downloads 5314  5314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do nível de compreensão de textos por adolescentes e jovens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALASCO, Aquias da Silva

O objetivo deste trabalho foi verificar problemas de compreensão do vocabulário utilizado no cancioneiro religioso denominado "Novo Cântico", obra de referência para a prática do cântico ritual na denominação religiosa Igreja Presbiteriana do Brasil.

Palavras-chave: Problemas de interpretação de texto. Alfabetização. Adolescentes e jovens. Preconceito lingüístico.

Downloads 7860  7860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »