Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Inclusão Educacional: Uma problemática do aprendizado da língua portuguesa para os alunos surdos |
Versão: Atualização: 4/5/2016 |
Descrição:
RODRIGUES, Karyne Ap. M.; FERRAZ, Maria I. S.; ZIMMER, Nicolle M.; PORSSE, Suzelaine A.
Buscou-se nesta pesquisa abordar a problemática envolvendo o aluno surdo em seu processo de aprendizado escolar, enfatizando, principalmente, a forma de aquisição da linguagem nesses educandos. Para tanto, as discussões tratam desde um breve histórico conceitual, sobre a sociabilização do surdo, passando em seguida para uma análise mais específica envolvendo as dificuldades que implicam em consequências desgastantes para esses alunos apreenderem a língua portuguesa. Além dessas abordagens, foram levantados outros aspectos relevantes para a inclusão do surdo em seu meio sociocultural como, por exemplo, o papel da família e dos educadores como mediadores nesse processo inclusivo.
Palavras-chave: Surdo. Aprendizado da língua Portuguesa. Família.
|
489 0 bytes http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A visão do curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense sobre a linguagem utilizada no |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
COSTA, Katiana Possamai
O presente trabalho consiste na clarificação da nova linguagem utilizada nos meios eletrônicos, principalmente no que tange à internet. Busca-se conhecer o que é esta linguagem e se a mesma influencia seus usuários. E, para conseguir identificar esses pontos, o estudo foi desenvolvido a partir de documentos educacionais, com foco maior no PPP do curso de Letras da Unesc, como também, através de pesquisa realizada com os acadêmicos e com os professores. E, conforme abordado no trabalho, percebe-se o grande número de usuários da linguagem conhecida como “internetês”, sendo que através de dados estatísticos, tanto acadêmicos como docentes, veem a escrita virtual como sendo um meio rápido e econômico para a comunicação, contudo, atentam para a possível influência que a mesma pode acarretar na comunicação formal, como também, outros posicionamentos que perpassam pelos envolvidos no curso de graduação em destaque.
Palavras-chave: Linguagem. Internetês. Acadêmicos. Docentes.
|
2732 0 bytes http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacadem http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/15500 |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A caracterização da mulher nas crônicas de Machado de Assis |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
MIRANDA, Michele do Rocio
Este trabalho visa delinear o perfil da mulher nas crônicas machadianas, visto que esta parte de sua obra, também de grande importância, ainda é pouco estudada. Para se chegar a uma caracterização da mulher, foram analisadas duas crônicas, uma de 1861 e outra de 1871, as quais tratam deste tema. O autor também prolonga a sua reflexão elucidando a relação desta mulher com o seu meio, mais especificamente o homem. Se a mulher apresenta-se de diferentes formas de acordo com a sua realidade também suas relações e interesses serão diferentes para cada circunstância. Ao realizar a análise foram utilizadas teorias sobre a crônica, sobre o feminismo, a posição da mulher no século XIX, os principais acontecimentos revolucionários da época, a mulher dentro do modelo católico e as mulheres nas letras. Verificou-se também a relação de Machado com as mulheres em sua vida particular e assim foi possível chegar ao perfil da mulher-personagem que Machado criou em suas crônicas.
Palavras-chave: Crônica. feminismo. Machado de Assis. Caracterização da mulher
|
11033 0 bytes Universidade Católica do Paraná. |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly
Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.
|
10711 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Os verbos simétricos no PB |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
GONZÁLEZ, Lara Frutos
Este trabalho pretende analisar os verbos chamados pela literatura (Dowty,1991; Carlson, 1998) de simétricos. O trabalho de Godoy (2008) será retomado porque traz uma interessante descrição do comportamento argumental desses verbos. No entanto, tentarei demonstrar aqui que a reciprocidade, que para a autora é lexical, na verdade se dá composicionalmente. Para explicar o comportamento desses verbos me apoiarei da teoria de proto-papéis temáticos proposta por Dowty (1991). A definição da classe dos simétricos se dará a partir da sua grade temática, portanto. Verbos simétricos serão aqueles que denotarem um evento que necessariamente precise de dois participantes. A esses participantes será atribuído um conjunto simétrico de propriedades acarretadas pelo verbo que contribuem para a atribuição temática. Ou seja, os verbos simétricos terão dois participantes ocupando a posição de proto-agente ou de proto-paciente, que é definida por esse conjunto de propriedade. Além disso, o trabalho procurará evidenciar dois tipos de ambiguidade desses verbos: uma que aparece na forma simples e outra que aparece na sua forma descontínua. Na forma simples haverá a ambiguidade coletiva x distributiva que se aplica à denotação do evento. Na forma descontínua haverá uma ambiguidade em relação à propriedade da volição ou do movimento, que pode ou não caracterizar o argumento interno da construção. Com essas considerações pretende-se dar um tratamento mais adequado ao fenômeno relacionado aos verbos simétricos.
Palavras-chave: Verbos. Simétricos. Proto-papéis. Agente. Paciente. Coletiva. Distributiva.
|
1240 0 bytes /www.letras.ufpr.br http:///www.letras.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A Literatura como veículo difusor de ideologias |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes
Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]
Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.
|
8083 0 bytes FAFIPAR http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A Linguagem na Era do Bullying |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GONÇALVES, Silvia Regina
Este estudo tem como intenção informar acerca do tema proposto: o bullying e a linguagem. Tal preocupação se deve à significativa incidência de ‘brincadeiras’ de mau gosto entre os alunos e entre alunos e funcionários da escola. A partir de observação direta de alunos nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora em questão percebeu que as produções textuais e a oralidade dos alunos que praticam e os que sofrem o bullying – palavra que significa valentão, brigão, em inglês – tem refletido essa situação. Não raro perceber palavras-chave em suas produções como: violência, triste, morte, morrer, ódio, entre outras que denunciam a baixa autoestima sofrida pelos alunos, mesmo entre os alunos que atacam seus colegas com palavras grosseiras. O vocabulário oral e escrito dos jovens alunos das quintas e sextas séries de um colégio estadual na grande Curitiba vem preocupando a professora de Língua Portuguesa, pelas frequentes trocas de ofensas, apelidos e comentários maldosos entre eles.
Palavras chaves: Linguagem oral. Linguagem escrita. Violência escolar.
|
12656 0 bytes Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.
Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.
|
4536 0 bytes PUC-PR http:// |
|