Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Preconceito Linguístico e os Problemas da Educação no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALENCIA, Sergio Eduardo

O tema desse trabalho está centrado na situação da educação brasileira desde o seu achamento, bem como de que maneira manifestou-se nela a cultura preconceitual sobre a enorme diversidade linguística existente no país, discorrendo sobre fatores culturais e tradicionais do povo brasileiro, que se socializou, impedindo ao longo dos séculos que idéias separatistas se realizassem, mas que infelizmente, não foi capaz de resistir à descentralização social trazida pelo progresso capitalista, fator que resultou na diversidade linguística do país, presente ainda, em sala de aula.

Palavras chave: Educação. Cultural. Diversidade. Linguística. Progresso.

Downloads 45820  45820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://recantodasletras.uol.com.br
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O processo de aquisição da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa pelo surdo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RYZOTO, Cyndia; ABDALLA, Nádia Jaber

Esta monografia tem como objetivo mostrar a importância do ensino da L2 (Língua Portuguesa) para a integração do surdo em nossa sociedade, não desfavorecendo a sua L1 (LIBRAS).


Downloads 18851  18851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A representação do analfabeto no filme Central do Brasil Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
CAMARGO, Fabiola Helena de

O presente trabalho apresenta uma análise da maneira pela qual o analfabeto é representado em enunciados proferidos pelas personagens que ocupam a posição-sujeito professor, no filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles. O foco principal da análise recairá sobre as relações de poder presentes e construídas através do discurso de Dora, uma das professoras, no que diz respeito à relação entre o analfabeto com o mundo letrado. A análise objetiva destacar os elementos presentes na materialidade do discurso das personagens e observar como se dá a produção de sentidos construídos na cena.

Palavras-chave: Discurso. Posição-sujeito. Analfabeto. Relações de poder.

Downloads 16964  16964  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Linguagem na Era do Bullying Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Silvia Regina

Este estudo tem como intenção informar acerca do tema proposto: o bullying e a linguagem. Tal preocupação se deve à significativa incidência de ‘brincadeiras’ de mau gosto entre os alunos e entre alunos e funcionários da escola. A partir de observação direta de alunos nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora em questão percebeu que as produções textuais e a oralidade dos alunos que praticam e os que sofrem o bullying – palavra que significa valentão, brigão, em inglês – tem refletido essa situação. Não raro perceber palavras-chave em suas produções como: violência, triste, morte, morrer, ódio, entre outras que denunciam a baixa autoestima sofrida pelos alunos, mesmo entre os alunos que atacam seus colegas com palavras grosseiras. O vocabulário oral e escrito dos jovens alunos das quintas e sextas séries de um colégio estadual na grande Curitiba vem preocupando a professora de Língua Portuguesa, pelas frequentes trocas de ofensas, apelidos e comentários maldosos entre eles.

Palavras chaves: Linguagem oral. Linguagem escrita. Violência escolar.

Downloads 12653  12653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Poder da Persuasão: uma Análise do Discurso do Presidente Lula Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ASSAF, Abdul

Este trabalho faz uma análise do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva verificando e analisando os recursos linguísticos nele utilizados e o desenvolvimento de sua argumentação. Faz um relato sucinto da trajetória de Lula, desde sua humilde origem, da liderança sindical e a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) até a luta para chegar à Presidência da República, em meio a críticas da oposição. Depois disso, analisa o discurso proferido por ocasião da cerimônia de lançamento das linhas de ação do Fundo Setorial do Audiovisual, realizado no dia 04 de dezembro de 2008. Desse modo, inicialmente se faz um trabalho de compilação, a fim de resgatar o contexto em que o discurso presidencial está inserido – utilizando-se informações disponíveis em livros, artigos de jornais e teses – e a partir dos estudos da Argumentação analisa o discurso acima descrito. Com a análise, percebe-se que o discurso provoca uma divisão de opiniões no que concerne à sua aceitação. Divisão essa associada às diferentes classes sociais. Por um lado, a elite não aceita o discurso porque julga o presidente não conhecedor do assunto em questão; afinal, ele nem sequer é formado. Por outro, a classe popular o aceita, mas sobretudo pelo fato de Lula ser um homem do povo, que lutou e venceu. A confiança das massas parece ser oriunda de uma identificação/admiração, ou seja, de cunho afetivo – o que permite classificar o discurso presidencial antes como persuasivo do que convincente.

Palavras-Chave: Discurso Político. Semântica Argumentativa.

Downloads 11979  11979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A caracterização da mulher nas crônicas de Machado de Assis Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
MIRANDA, Michele do Rocio

Este trabalho visa delinear o perfil da mulher nas crônicas machadianas, visto que esta parte de sua obra, também de grande importância, ainda é pouco estudada. Para se chegar a uma caracterização da mulher, foram analisadas duas crônicas, uma de 1861 e outra de 1871, as quais tratam deste tema. O autor também prolonga a sua reflexão elucidando a relação desta mulher com o seu meio, mais especificamente o homem. Se a mulher apresenta-se de diferentes formas de acordo com a sua realidade também suas relações e interesses serão diferentes para cada circunstância. Ao realizar a análise foram utilizadas teorias sobre a crônica, sobre o feminismo, a posição da mulher no século XIX, os principais acontecimentos revolucionários da época, a mulher dentro do modelo católico e as mulheres nas letras. Verificou-se também a relação de Machado com as mulheres em sua vida particular e assim foi possível chegar ao perfil da mulher-personagem que Machado criou em suas crônicas.

Palavras-chave: Crônica. feminismo. Machado de Assis. Caracterização da mulher

Downloads 11031  11031  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica do Paraná.  Site 
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly

Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.

Downloads 10709  10709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda

Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.


Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.


Downloads 10074  10074  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNEMAT  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Proposta de técnicas de atividades para reduzir os desvio ortográficos nas produções textuais Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVES, Jorge Augusto Gonçalves

O trabalho tem como objetivo verificar, no processo de desenvolvimento de leitura e escrita, com alunos de escolas públicas, as dificuldades ortográficas, e reduzir esses desvios com atividades apropriadas.

Palavras-chave: Desvios Ortográficos. Atividades sobre erros ortográficos. Ortografia. Leitura. Escrita.

Downloads 9867  9867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade UVA - Ceará  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Posturas avaliativas no ensino de Literatura Infanto-Juvenil Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COELHO, Gisele Rodrigues

O presente trabalho versa sobre dois aspectos vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa: o ensino da Literatura Infantojuvenil e as necessárias posturas de avaliação sobre esse conteúdo. Apresenta um panorama da história da avaliação, sua origem e função em diferentes épocas e situações, percorre a trajetória da Literatura Infantojuvenil no transcorrer da história, traça algumas posturas de avaliação para o ensino de Literatura Infantojuvenil.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino aprendizagem. Literatura Infantojuvenil.

Downloads 9346  9346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas Teresa D’Ávila  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »