Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Preconceito Linguístico e os Problemas da Educação no Brasil |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VALENCIA, Sergio Eduardo
O tema desse trabalho está centrado na situação da educação brasileira desde o seu achamento, bem como de que maneira manifestou-se nela a cultura preconceitual sobre a enorme diversidade linguística existente no país, discorrendo sobre fatores culturais e tradicionais do povo brasileiro, que se socializou, impedindo ao longo dos séculos que idéias separatistas se realizassem, mas que infelizmente, não foi capaz de resistir à descentralização social trazida pelo progresso capitalista, fator que resultou na diversidade linguística do país, presente ainda, em sala de aula.
Palavras chave: Educação. Cultural. Diversidade. Linguística. Progresso.
|
45820 0 bytes http://recantodasletras.uol.com.br |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A Linguagem na Era do Bullying |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GONÇALVES, Silvia Regina
Este estudo tem como intenção informar acerca do tema proposto: o bullying e a linguagem. Tal preocupação se deve à significativa incidência de ‘brincadeiras’ de mau gosto entre os alunos e entre alunos e funcionários da escola. A partir de observação direta de alunos nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora em questão percebeu que as produções textuais e a oralidade dos alunos que praticam e os que sofrem o bullying – palavra que significa valentão, brigão, em inglês – tem refletido essa situação. Não raro perceber palavras-chave em suas produções como: violência, triste, morte, morrer, ódio, entre outras que denunciam a baixa autoestima sofrida pelos alunos, mesmo entre os alunos que atacam seus colegas com palavras grosseiras. O vocabulário oral e escrito dos jovens alunos das quintas e sextas séries de um colégio estadual na grande Curitiba vem preocupando a professora de Língua Portuguesa, pelas frequentes trocas de ofensas, apelidos e comentários maldosos entre eles.
Palavras chaves: Linguagem oral. Linguagem escrita. Violência escolar.
|
12653 0 bytes Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Poder da Persuasão: uma Análise do Discurso do Presidente Lula |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ASSAF, Abdul
Este trabalho faz uma análise do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva verificando e analisando os recursos linguísticos nele utilizados e o desenvolvimento de sua argumentação. Faz um relato sucinto da trajetória de Lula, desde sua humilde origem, da liderança sindical e a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) até a luta para chegar à Presidência da República, em meio a críticas da oposição. Depois disso, analisa o discurso proferido por ocasião da cerimônia de lançamento das linhas de ação do Fundo Setorial do Audiovisual, realizado no dia 04 de dezembro de 2008. Desse modo, inicialmente se faz um trabalho de compilação, a fim de resgatar o contexto em que o discurso presidencial está inserido – utilizando-se informações disponíveis em livros, artigos de jornais e teses – e a partir dos estudos da Argumentação analisa o discurso acima descrito. Com a análise, percebe-se que o discurso provoca uma divisão de opiniões no que concerne à sua aceitação. Divisão essa associada às diferentes classes sociais. Por um lado, a elite não aceita o discurso porque julga o presidente não conhecedor do assunto em questão; afinal, ele nem sequer é formado. Por outro, a classe popular o aceita, mas sobretudo pelo fato de Lula ser um homem do povo, que lutou e venceu. A confiança das massas parece ser oriunda de uma identificação/admiração, ou seja, de cunho afetivo – o que permite classificar o discurso presidencial antes como persuasivo do que convincente.
Palavras-Chave: Discurso Político. Semântica Argumentativa.
|
11979 0 bytes Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A caracterização da mulher nas crônicas de Machado de Assis |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
MIRANDA, Michele do Rocio
Este trabalho visa delinear o perfil da mulher nas crônicas machadianas, visto que esta parte de sua obra, também de grande importância, ainda é pouco estudada. Para se chegar a uma caracterização da mulher, foram analisadas duas crônicas, uma de 1861 e outra de 1871, as quais tratam deste tema. O autor também prolonga a sua reflexão elucidando a relação desta mulher com o seu meio, mais especificamente o homem. Se a mulher apresenta-se de diferentes formas de acordo com a sua realidade também suas relações e interesses serão diferentes para cada circunstância. Ao realizar a análise foram utilizadas teorias sobre a crônica, sobre o feminismo, a posição da mulher no século XIX, os principais acontecimentos revolucionários da época, a mulher dentro do modelo católico e as mulheres nas letras. Verificou-se também a relação de Machado com as mulheres em sua vida particular e assim foi possível chegar ao perfil da mulher-personagem que Machado criou em suas crônicas.
Palavras-chave: Crônica. feminismo. Machado de Assis. Caracterização da mulher
|
11031 0 bytes Universidade Católica do Paraná. |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly
Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.
|
10709 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda
Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.
|
10074 0 bytes UNEMAT http:// |
|