Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Literatura como veículo difusor de ideologias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes

Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]

Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.

Downloads 8081  8081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAFIPAR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O gênero discursivo musical: um caminho para o Letramento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SEVERINO, Thiago Saveda

A intenção deste trabalho é refletir sobre a teatralização como um elemento constitutivo do gênero musical e verificar suas implicações pedagógicas em sala de aula, a fim de subsidiar o ensino e A aprendizagem de Língua Materna no Ensino Médio. As práticas são desenvolvidas com base na perspectiva teórica sociointeracionista, tendo como objeto de ensino desse gênero o discursivo. Essa metodologia foi aplicada no estágio de regência no Colégio Duque de Caxias, em Maringá. Para isso foi desenvolvida uma proposta pedagógica.

Downloads 7539  7539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Preconceito Linguístico e os Problemas da Educação no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALENCIA, Sergio Eduardo

O tema desse trabalho está centrado na situação da educação brasileira desde o seu achamento, bem como de que maneira manifestou-se nela a cultura preconceitual sobre a enorme diversidade linguística existente no país, discorrendo sobre fatores culturais e tradicionais do povo brasileiro, que se socializou, impedindo ao longo dos séculos que idéias separatistas se realizassem, mas que infelizmente, não foi capaz de resistir à descentralização social trazida pelo progresso capitalista, fator que resultou na diversidade linguística do país, presente ainda, em sala de aula.

Palavras chave: Educação. Cultural. Diversidade. Linguística. Progresso.

Downloads 45820  45820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://recantodasletras.uol.com.br
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A caracterização da mulher nas crônicas de Machado de Assis Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
MIRANDA, Michele do Rocio

Este trabalho visa delinear o perfil da mulher nas crônicas machadianas, visto que esta parte de sua obra, também de grande importância, ainda é pouco estudada. Para se chegar a uma caracterização da mulher, foram analisadas duas crônicas, uma de 1861 e outra de 1871, as quais tratam deste tema. O autor também prolonga a sua reflexão elucidando a relação desta mulher com o seu meio, mais especificamente o homem. Se a mulher apresenta-se de diferentes formas de acordo com a sua realidade também suas relações e interesses serão diferentes para cada circunstância. Ao realizar a análise foram utilizadas teorias sobre a crônica, sobre o feminismo, a posição da mulher no século XIX, os principais acontecimentos revolucionários da época, a mulher dentro do modelo católico e as mulheres nas letras. Verificou-se também a relação de Machado com as mulheres em sua vida particular e assim foi possível chegar ao perfil da mulher-personagem que Machado criou em suas crônicas.

Palavras-chave: Crônica. feminismo. Machado de Assis. Caracterização da mulher

Downloads 11031  11031  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica do Paraná.  Site 
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Duas propostas distintas de tradução para o conto LA FUGA , de Carlos Enriquez sob o prisma da teo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SANT`ANA, Girassol

Esta pesquisa se propõe a fazer duas traduções do conto “La Fuga” do escritor cubano Carlos Enríquez. A primeira tradução tem o propósito de manter a história original do conto, que passa em Cuba, em 1917 na Revolução da Chambelona e a segunda de adequar a historia ao movimento estudantil brasileiro de 1968. Ambas as traduções têm finalidades distintas. Na primeira, é fazer com que o leitor se sinta imerso num período histórico de Cuba e a finalidade da segunda é fazer com que o leitor se sensibilize de uma maneira distinta, pelo fato do conto estar ambientado no Brasil da década de 1960. Ambas terão como base teórica a Teoria do Escopo de Hans J. Vermeer. O objetivo do trabalho é mostrar que um texto pode ser traduzido de diferentes maneiras e não apenas da maneira como muitas pessoas acreditam
que a tradução deve ser feita: literalmente ou palavra por palavra.


Downloads 1040  1040  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O processo de aquisição da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa pelo surdo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RYZOTO, Cyndia; ABDALLA, Nádia Jaber

Esta monografia tem como objetivo mostrar a importância do ensino da L2 (Língua Portuguesa) para a integração do surdo em nossa sociedade, não desfavorecendo a sua L1 (LIBRAS).


Downloads 18851  18851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do nível de compreensão de textos por adolescentes e jovens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALASCO, Aquias da Silva

O objetivo deste trabalho foi verificar problemas de compreensão do vocabulário utilizado no cancioneiro religioso denominado "Novo Cântico", obra de referência para a prática do cântico ritual na denominação religiosa Igreja Presbiteriana do Brasil.

Palavras-chave: Problemas de interpretação de texto. Alfabetização. Adolescentes e jovens. Preconceito lingüístico.

Downloads 7860  7860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.

Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.

Downloads 4535  4535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Linguagem na Era do Bullying Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Silvia Regina

Este estudo tem como intenção informar acerca do tema proposto: o bullying e a linguagem. Tal preocupação se deve à significativa incidência de ‘brincadeiras’ de mau gosto entre os alunos e entre alunos e funcionários da escola. A partir de observação direta de alunos nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora em questão percebeu que as produções textuais e a oralidade dos alunos que praticam e os que sofrem o bullying – palavra que significa valentão, brigão, em inglês – tem refletido essa situação. Não raro perceber palavras-chave em suas produções como: violência, triste, morte, morrer, ódio, entre outras que denunciam a baixa autoestima sofrida pelos alunos, mesmo entre os alunos que atacam seus colegas com palavras grosseiras. O vocabulário oral e escrito dos jovens alunos das quintas e sextas séries de um colégio estadual na grande Curitiba vem preocupando a professora de Língua Portuguesa, pelas frequentes trocas de ofensas, apelidos e comentários maldosos entre eles.

Palavras chaves: Linguagem oral. Linguagem escrita. Violência escolar.

Downloads 12653  12653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda

Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.


Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.


Downloads 10074  10074  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNEMAT  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »