Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A Literatura como veículo difusor de ideologias |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes
Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]
Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.
|
8081 0 bytes FAFIPAR http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Preconceito Linguístico e os Problemas da Educação no Brasil |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VALENCIA, Sergio Eduardo
O tema desse trabalho está centrado na situação da educação brasileira desde o seu achamento, bem como de que maneira manifestou-se nela a cultura preconceitual sobre a enorme diversidade linguística existente no país, discorrendo sobre fatores culturais e tradicionais do povo brasileiro, que se socializou, impedindo ao longo dos séculos que idéias separatistas se realizassem, mas que infelizmente, não foi capaz de resistir à descentralização social trazida pelo progresso capitalista, fator que resultou na diversidade linguística do país, presente ainda, em sala de aula.
Palavras chave: Educação. Cultural. Diversidade. Linguística. Progresso.
|
45820 0 bytes http://recantodasletras.uol.com.br |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A caracterização da mulher nas crônicas de Machado de Assis |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
MIRANDA, Michele do Rocio
Este trabalho visa delinear o perfil da mulher nas crônicas machadianas, visto que esta parte de sua obra, também de grande importância, ainda é pouco estudada. Para se chegar a uma caracterização da mulher, foram analisadas duas crônicas, uma de 1861 e outra de 1871, as quais tratam deste tema. O autor também prolonga a sua reflexão elucidando a relação desta mulher com o seu meio, mais especificamente o homem. Se a mulher apresenta-se de diferentes formas de acordo com a sua realidade também suas relações e interesses serão diferentes para cada circunstância. Ao realizar a análise foram utilizadas teorias sobre a crônica, sobre o feminismo, a posição da mulher no século XIX, os principais acontecimentos revolucionários da época, a mulher dentro do modelo católico e as mulheres nas letras. Verificou-se também a relação de Machado com as mulheres em sua vida particular e assim foi possível chegar ao perfil da mulher-personagem que Machado criou em suas crônicas.
Palavras-chave: Crônica. feminismo. Machado de Assis. Caracterização da mulher
|
11031 0 bytes Universidade Católica do Paraná. |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.
Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.
|
4535 0 bytes PUC-PR http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A Linguagem na Era do Bullying |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GONÇALVES, Silvia Regina
Este estudo tem como intenção informar acerca do tema proposto: o bullying e a linguagem. Tal preocupação se deve à significativa incidência de ‘brincadeiras’ de mau gosto entre os alunos e entre alunos e funcionários da escola. A partir de observação direta de alunos nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisadora em questão percebeu que as produções textuais e a oralidade dos alunos que praticam e os que sofrem o bullying – palavra que significa valentão, brigão, em inglês – tem refletido essa situação. Não raro perceber palavras-chave em suas produções como: violência, triste, morte, morrer, ódio, entre outras que denunciam a baixa autoestima sofrida pelos alunos, mesmo entre os alunos que atacam seus colegas com palavras grosseiras. O vocabulário oral e escrito dos jovens alunos das quintas e sextas séries de um colégio estadual na grande Curitiba vem preocupando a professora de Língua Portuguesa, pelas frequentes trocas de ofensas, apelidos e comentários maldosos entre eles.
Palavras chaves: Linguagem oral. Linguagem escrita. Violência escolar.
|
12653 0 bytes Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda
Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.
|
10074 0 bytes UNEMAT http:// |
|