Categoria: Matemática Monografias |
Tendências da educação matemática na formação de professores |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de
Com o desenvolvimento das tecnologias ocorrem mudanças no comportamento da sociedade. Essas mudanças também se refletem nas salas de aula. Torna-se cada vez mais difícil despertar nos alunos, que vivem numa sociedade amplamente tecnológica, o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se em exposição oral e têm como único recurso o quadro de giz. Contudo, em geral, os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica. Mesmo professores recém-formados não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste trabalho questiona-se, no caso especial de professores de Matemática, se essa falta de preparo não estaria relacionada ao fato de os cursos de formação de professores não possuírem uma disciplina própria para desenvolver as Tendências da Educação Matemática, bem como, sua aplicação em sala de aula. Dessa forma, esse trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que abordou a importância da formação de professores e das tendências da Educação Matemática nesta formação. Finalizou-se com a realização de uma interconexão entre estas tendências. Concluindo então, que é possível, por meio das Tendências da Educação Matemática formar professores mais bem preparados para atuarem nas salas de aulas de uma sociedade que cada vez mais conta com recursos tecnológicos.
Palavras-chave: Formação de professores. Tendências da educação matemática. Ensino-aprendizagem.
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32960 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Uma história da Educação Matemática no Brasil através dos livros didáticos de Matemática |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MORALES, Cíntia; AMBRÓSIO, Maria Beatriz; MAGALHÃES, Otávio L. C. Sales; PEDRASSOLI, Reginaldo
Este trabalho foi originalmente concebido com o título: “Uma avaliação histórico-crítica dos currículos dos livros didáticos de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e propostas de alternativas”. O trabalho já contava com 238 páginas (espaço 1,5) e ainda restavam 2 capítulos para serem escritos e mais a análise detalhada de cerca de 20 livros. O trabalho iniciado em dezembro de 2002, com prazo de conclusão para maio de 2003, em setembro ainda não estava concluído, por isto, optou-se por reduzir o trabalho para o seu primeiro capítulo, onde estudamos a história da Educação Matemática no Brasil. É um trabalho original, com fontes de 2003 e informações que ainda não constam de nenhum livro no Brasil, frutos de pesquisas feitas diretamente das fontes. O trabalho faz o percurso da história do ensino da Matemática no Brasil, começando pelo ensino dos Jesuítas, passando pela Matemática militar, pelos preparatórios, por Cristiano Ottoni, Euclides Roxo, Malba Tahan, Raja Gabaglia, o Movimento da Matemática Moderna, Omar Catunda, e concluindo com a Matemática da atualidade, dos PCNs, dos livros de Imenes & Léllis, Bigode e Dante, do GEPEM, da SBEM e da RPM. O trabalho visa principalmente a Matemática do que hoje chamamos de “anos finais do Ensino Fundamental”, mas que antes se chamou 1ª grau, ginásio, 1º ciclo, curso fundamental, etc. Até a reforma feita por Euclides Roxo no Colégio Pedro II, analisamos a evolução do ensino da Matemática no Brasil em todo Ensino Secundário (equivalente à segunda metade do Ensino Fundamental e Ensino Médio); após a reforma do prof. Roxo, concentramos apenas nos conteúdos do Ginásio. Nossa tese mostra como os livros da atualidade foram se constituindo e quais são as matrizes do ensino da Matemática no Brasil. Quais foram os fatores que determinaram a nossa vulgata escolar. A cronologia e a forma como o trabalho foi feito mostrarão ao leitor todos os fatores que contribuíram com a atual estrutura do ensino da Matemática no Brasil.
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7293 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Situações-problema como introdução de conteúdos de Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 15/7/2013 |
Descrição:
ABRIL,Roman Hector
Estudos pedagógicos indicam a importância de introduzir novos conteúdos aos alunos por meio de situações-problema, seguindo modelos construtivistas e não formalistas. A proposta do projeto é, após uma abrangente digressão teórica, de elencar, para os campos temáticos das progressões a ritméticas e geométricas e das funções exponenciais e logarítmicas, um conjunto de problemas próprios para servir de introdução ao tema e despertar o interesse do aluno no assunto. Desta forma, o professor poderá escolher qual problema se adapta melhor às suas necessidades e da sua turma. Dessa maneira, pretende-se construir um esboço de um guia de problemas matemáticos associados a cada assunto, que pode ser aplicado por qualquer professor de Matemática. Esse compêndio tem aplicação prática direta, independente do conteúdo curricular, uma vez que o professor poderá buscar os exercícios relacionados a um determinado tema. Pretende-se, assim, demonstrar que é possível criar um guia de problemas matemáticos amplo, de utilidade prática e simples por qualquer professor.
Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologia. Situações-problema. Progressões. Funções Exponenciais. Logaritmos.
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4457 0 bytes UFPR http://www.ufpr.br |
Categoria: Matemática Monografias |
Análise de conteúdo de livros didáticos: contribuições à prática do professor de Matemática |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
JANUARIO, Gilberto
Esta Monografia visa ao estudo de análise de conteúdo presentes nos livros didáticos de Matemática, objetivando identificar quais são as contribuições e implicações, para a prática do professor, desse recurso metodológico. Foi realizada uma investigação acerca do tema Função, pois, em nossa prática, identificamos que os alunos apresentam dificuldades ao trabalhar com esse conteúdo. O interesse nessa temática justifica-se uma vez que seu conceito e aplicação estão presentes em outros diversos conteúdos matemáticos. Percebemos, também, que essa temática tem sido foco de alguns trabalhos acadêmicos (OLIVEIRA, 1997; ROSSINI,2006; MAIA, 2007). Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados três livros didáticos do 9º ano na intenção de identificar de que modo os autores abordam a introdução ao conceito de Função; realizamos a análise de conteúdo pela perspectiva da pesquisa do tipo qualitativa conforme concebem Bogdan e Biklen (1994); para a análise crítica das estratégias utilizadas pelos autores, nos pautamos na Organização Praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), referente às Tarefas, Técnicas, Tecnologias e Teorias. Na análise dos tipos de tarefas propostas nos livros escolhidos, observamos: (i) se apresentam abordagem histórica do conceito de Função; (ii) se possibilitam favorecer a fase adidática, conforme a Teoria das Situações Didática (BROUSSEAU, 2008); e (iii) se apresentam diferentes tipos de registros de representação e suas devidas conversões, presentes na teoria de Duval (2003). Ao final da investigação, constatamos que realizar análise de conteúdo pode despertar nos professores de Matemática um olhar crítico e investigativo frente ao processo de seleção de material didático, situações-problema e elaboração de atividades.
Palavras-chave: Livro didático. Conceito de função. Prática pedagógica em Matemática. Organização praxeológica.
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40451 0 bytes IFECT – SP http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Dificuldades na apendizagem Matemática |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia Silveira Brun
Este trabalho descreve como o ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia matemática, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. Portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Consequentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade apoiados não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem Matemática.
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81344 0 bytes Centro Universitário Adventista de São Paulo http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Modelagem e Temas Transversais: Alternativas para o Ensino de Matemática Financeira e Estatística |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
STRIEDER, Carine Maria
Na presente pesquisa, propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além de sua importância no estudo de fenômenos e desenvolvimento de softwares que venham contribuir no processo de modernização e informatização. Procuramos também proporcionar momentos de discussão envolvendo Temas Transversais. Temos como objetivos, verificar se a proposta da Modelagem Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem; verificar como a Modelagem Matemática atua no processo de informatização e de desenvolvimento de softwares de determinadas áreas do conhecimento; proporcionar, através da Modelagem Matemática, uma melhor compreensão de alguns fenômenos da natureza e da sociedade; proporcionar meios para que haja discussões envolvendo Temas Transversais. Para fundamentação teórica recorremos, entre outros, aos autores: Bassanezi (2002), Biembengut (2003) e Monteiro (2001). Como metodologia de pesquisa, buscamos a qualitativa, realizando intervenção em sala de aula em uma turma de Técnico em Contabilidade nas disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, além de pesquisas bibliográficas em diversos meios. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois verificamos que a Modelagem Matemática contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, além de ser importante no desenvolvimento informática e na modernização do mundo. No que diz respeito aos Temas Transversais, tivemos momentos muito oportunos, com produtivas discussões envolvendo-os. Encontramos também dificuldades, tais como o tempo, que foi pequeno para o desenvolvimento de todo o trabalho. Apesar das dificuldades constatamos, que os temas são alternativas importantes e produtivas, no decorrer de todo o processo de pesquisa, sendo assim, consideramos que sejam viáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Temas transversais.
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7690 0 bytes Instituto Varzeagrandense de Educação http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental I |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
Soares, Maria Rosana
Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática, tendo como finalidade buscar um ensino mais significativo de Matemática, contextualizando a disciplina no dia a dia do aluno e, também, levantar alguns pontos que possam subsidiar a aprendizagem da Matemática no ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, apresentamos a caracterização do Ensino Fundamental, contextualizamos a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e relatamos o planejamento escolar na área de Matemática. Depois desta realização, abordamos os conceitos de Modelagem Matemática mostrando as contribuições e a utilização da mesma no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I e, em seguida, apresentamos uma proposta de aplicação de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental I.
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino fundamental. Estratégia de ensino e aprendizagem.
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21435 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
O Ensino Aprendizagem da Matemática para aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão: um estu |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
BOURSCHEID, Sabrina
A Política Nacional de Inclusão oficializada pela LDB 9394/96 e reafirmada na Resolução 01 de 11/9/2001 garantem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, dentre estes os com Síndrome de Down. A inclusão não se restringe à presença física do aluno, mas ao direito de se beneficiar de uma pedagogia que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades intelectual, afetiva e social, promovendo o seu desenvolvimento integral, respeitando suas limitações e potencializando o aprendizado. Nessa perspectiva, investigamos como ocorre o ensino da Matemática para o aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão em uma escola da rede estadual do Município de Sorriso/MT, caracterizando-se como estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa uma aluna inserida na 8ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa é Qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação realizada em situações de ensino/aprendizagem de Matemática e questionários semiestruturados dirigidos ao professor de Matemática, ao coordenador da escola, a aluna com Síndrome de Down e sua mãe. Fundamentaram esta pesquisa, os autores: Aranha (2000), Baraldi (1999), Batista (2007), Bissoto (2005), Pueschel (1993), Saad (2003) e outros. Os resultados confirmam o que afirmam os autores estudados, ser perfeitamente possível o aluno com Síndrome de Down aprender Matemática, desde que lhe sejam dadas condições apropriadas, uso de metodologia adequada com manipulação de materiais diversificados e conteúdos matemáticos significativos, relacionados a situações da vida cotidiana, como comprar, pagar, cálculos de preços e outras. Percebemos que as dificuldades do aluno com Síndrome de Down quanto à Matemática se relacionam à capacidade de abstração em situações complexas e, tal como qualquer outro aluno, poderá ter maior ou menor dificuldade para aprender Matemática. Concluímos que o sucesso da inclusão não depende só do professor e de sua metodologia, mas de todos os envolvidos neste processo: aluno, família, escola, demais alunos e sociedade.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Síndrome de Down. Ensino-aprendizagem de Matemática.
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2982 0 bytes Unemat http:// |
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