Categoria: Matemática Monografias |
Dificuldades na apendizagem Matemática |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia Silveira Brun
Este trabalho descreve como o ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia matemática, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. Portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Consequentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade apoiados não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem Matemática.
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81344 0 bytes Centro Universitário Adventista de São Paulo http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Análise de conteúdo de livros didáticos: contribuições à prática do professor de Matemática |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
JANUARIO, Gilberto
Esta Monografia visa ao estudo de análise de conteúdo presentes nos livros didáticos de Matemática, objetivando identificar quais são as contribuições e implicações, para a prática do professor, desse recurso metodológico. Foi realizada uma investigação acerca do tema Função, pois, em nossa prática, identificamos que os alunos apresentam dificuldades ao trabalhar com esse conteúdo. O interesse nessa temática justifica-se uma vez que seu conceito e aplicação estão presentes em outros diversos conteúdos matemáticos. Percebemos, também, que essa temática tem sido foco de alguns trabalhos acadêmicos (OLIVEIRA, 1997; ROSSINI,2006; MAIA, 2007). Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados três livros didáticos do 9º ano na intenção de identificar de que modo os autores abordam a introdução ao conceito de Função; realizamos a análise de conteúdo pela perspectiva da pesquisa do tipo qualitativa conforme concebem Bogdan e Biklen (1994); para a análise crítica das estratégias utilizadas pelos autores, nos pautamos na Organização Praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), referente às Tarefas, Técnicas, Tecnologias e Teorias. Na análise dos tipos de tarefas propostas nos livros escolhidos, observamos: (i) se apresentam abordagem histórica do conceito de Função; (ii) se possibilitam favorecer a fase adidática, conforme a Teoria das Situações Didática (BROUSSEAU, 2008); e (iii) se apresentam diferentes tipos de registros de representação e suas devidas conversões, presentes na teoria de Duval (2003). Ao final da investigação, constatamos que realizar análise de conteúdo pode despertar nos professores de Matemática um olhar crítico e investigativo frente ao processo de seleção de material didático, situações-problema e elaboração de atividades.
Palavras-chave: Livro didático. Conceito de função. Prática pedagógica em Matemática. Organização praxeológica.
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40451 0 bytes IFECT – SP http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Tendências da educação matemática na formação de professores |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de
Com o desenvolvimento das tecnologias ocorrem mudanças no comportamento da sociedade. Essas mudanças também se refletem nas salas de aula. Torna-se cada vez mais difícil despertar nos alunos, que vivem numa sociedade amplamente tecnológica, o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se em exposição oral e têm como único recurso o quadro de giz. Contudo, em geral, os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica. Mesmo professores recém-formados não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste trabalho questiona-se, no caso especial de professores de Matemática, se essa falta de preparo não estaria relacionada ao fato de os cursos de formação de professores não possuírem uma disciplina própria para desenvolver as Tendências da Educação Matemática, bem como, sua aplicação em sala de aula. Dessa forma, esse trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que abordou a importância da formação de professores e das tendências da Educação Matemática nesta formação. Finalizou-se com a realização de uma interconexão entre estas tendências. Concluindo então, que é possível, por meio das Tendências da Educação Matemática formar professores mais bem preparados para atuarem nas salas de aulas de uma sociedade que cada vez mais conta com recursos tecnológicos.
Palavras-chave: Formação de professores. Tendências da educação matemática. Ensino-aprendizagem.
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32960 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Função quadrática: um estudo sobre as representações gráficas |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
DORIGO, Marcio
Esta pesquisa tem como um dos principais objetivos investigar e analisar o processo de ensino/aprendizagem do comportamento gráfico de uma função polinomial do segundo grau, no que diz respeito aos seus deslocamentos nos eixos cartesianos, com foco nas diferentes representações, fundamentando-se na teoria dos registros de representação de Raymond Duval. Pretendemos mostrar que por meio de observações, de relações com outros conteúdos e com discussões em grupo, os alunos podem conseguir perceber que mudanças ocorridas na expressão algébrica acarretam mudanças na representação gráfica e vice-versa. Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um trabalho com oito alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual situada na periferia de São Paulo, onde esses alunos analisaram juntos, cinco situações de gráficos de funções do segundo grau já prontos e responderam algumas questões. Essa análise se realizou fora do período normal de aula, onde os alunos se apresentaram voluntariamente. Utilizando como principal referencial teórico o conceito de registros de representação semiótica desenvolvida por Duval, foi possível perceber que os diferentes registros de representação descritos pelo pesquisador favoreceram o processo de aprendizagem na análise dos gráficos de funções polinomiais de segundo grau no que se refere à representação das funções dadas em forma incompleta e fatorada. Não foram analisadas situações de funções polinomiais de segundo grau completa na forma f(x)=ax2+bx+c apenas exploramos a forma canônica da expressão de segundo grau.
Palavras-chave: Função polinomial do 2ºgrau. Registro de representação. Análise de gráfico. Expressão Algébrica.
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22026 0 bytes PUC – São Paulo. http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Materiais manipuláveis: mediadores na (re)construção de significados matemáticos |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto
Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, com foco em “para que”, “por que” e “como” utilizá-los, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na (re)construção de significados matemáticos. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lorenzato, Fiorentini, Matos e Serrazina, Bezerra, Moraes e Chaves; por trabalho de campo, com Grupo de Estudos, e auxílio de questionário estruturado aberto e de Fichas de Trabalho, as quais solicitavam i. o tratamento da correspondência Material Dourado-Números Naturais, por meio da resolução de operações mediadas por esse instrumento; e ii. por relato dos participantes. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho exploratória e descritiva, conduziu à reflexão quanto à autonomia de cada participante no processo e quanto à postura do professor-pesquisador, possibilitando descobertas.
Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Materiais Didáticos. Significado matemático. Aprendizagem matemática.
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21760 0 bytes UnG- Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental I |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
Soares, Maria Rosana
Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática, tendo como finalidade buscar um ensino mais significativo de Matemática, contextualizando a disciplina no dia a dia do aluno e, também, levantar alguns pontos que possam subsidiar a aprendizagem da Matemática no ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, apresentamos a caracterização do Ensino Fundamental, contextualizamos a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e relatamos o planejamento escolar na área de Matemática. Depois desta realização, abordamos os conceitos de Modelagem Matemática mostrando as contribuições e a utilização da mesma no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I e, em seguida, apresentamos uma proposta de aplicação de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental I.
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino fundamental. Estratégia de ensino e aprendizagem.
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21435 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Avaliação da qualidade de softwares educacionais para o ensino de álgebra |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
FRESCKI, Francielle Buss
Este estudo objetivou analisar a qualidade de alguns softwares educacionais para apoio no ensino de Álgebra na Educação Básica. Para isto, pesquisou-se, de acordo com teóricos e documentos oficiais, quais as competências devem ser desenvolvidas em Álgebra. Elaborou-se uma revisão das modalidades de softwares educacionais, conforme indicativos a literatura. Foi feito um levantamento sobre as técnicas de avaliação de software educacional mais citadas em pesquisas da área. Para realizar as avaliações neste estudo, utilizou-se a metodologia de Reeves, que se divide em duas dimensões: pedagógica e de interface com o usuário. Os softwares analisados foram Aplusix II, GeoGebra, Funções, Graphmatica, MuPAD, WinPlot, SICRE, Maxima, Algebrus e Excel. Percebeu-se que todos os softwares analisados possuem potencialidades que podem ser exploradas para auxiliar o ensino de Álgebra. Contudo, alguns desses programas, como o SICRE e o Aplusix II possuem o seu conteúdo estruturado de forma a facilitar a construção do conhecimento, pois foram construídos a partir de pesquisas de conceituadas universidades, visando serem utilizados como apoio em sala de aula e, portanto, vislumbram mais aspectos direcionados para aprendizagem de Matemática que outros programas computacionais, criados para outros fins.
Palavras-chave: Ensino de Álgebra. Avaliação de softwares. Software educacional.
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17412 0 bytes Unioeste http:// |
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