Categoria: Sociologia Monografias |
A fotografia em Lévi-Strauss |
Versão: PDF Atualização: 12/12/2013 |
Descrição:
BARBOSA, Carolina de Castro.
A antropologia e a fotografia nascem juntas e desenvolvem uma história em comum. A partir da década de 80, desponta uma nova disciplina com objetivo de estruturar em torno da imagem e da antropologia uma metodologia e um conteúdo científico: a antropologia visual. È dentro dessa perspectiva que esse trabalho foi construído. Objetiva-se por meio do estudo, sobretudo das obras que contém as fotografias produzidas e publicadas pelo antropólogo Claúde Lévi-Strauss nos livros “Saudades do Brasil” (1994), “Saudades de São Paulo” (1996) e “Tristes Trópicos” (1955, no Brasil em 1996) - dando especial atenção à sua concepção sobre arte e fotografia - tentar resolver um paradoxo: por que Lévi-Strauss apesar de tirar tantas fotografias e de ser um excelente fotógrafo considera a fotografia uma arte menor? E, por que só fotografar durante sua estadia no Brasil e não mais em outras épocas e lugares de sua vida acadêmica? Percebe-se algumas hipóteses para essa situação: a primeira é o contexto da antropologia vivido na época, com a utilização da fotografia em grande escala e com a crescimento da racionalidade (esta proposta é também defendida por Samain); a outra, que Sylvia Novaes desenvolveu, é de que a fotografia não tem função na concepção estruturalista; uma outra explicação está baseada nas influências da lingüística no estruturalismo e, por último, uma explicação fundamentada na vida pessoal de Lévi-Strauss.
Palavras-chave: Antropologia. Fotografia. Arte. Lévi-Strauss.
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2184 0 bytes Antropologia http://www.antropologia.com.br |
Categoria: Sociologia Monografias |
Violência na escola: uma análise de diferentes vozes e posições sociais |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
CAPERA, Aline Luci Inacio
A participação no projeto Práticas Sociais, Processos de Significação e Educação Prospectiva, junto ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL), da FE UNICAMP, possibilitou a escuta algumas vozes no ambiente escolar: ex-alunos, funcionárias, coordenação pedagógica, direção de uma escola pública no Estado de São Paulo. Nesta escuta o que se configurou como um problema de pesquisa, para mim, foi à temática da violência na escola. Com isso, propus um projeto que buscava analisar o que têm a dizer sobre a violência na escola sujeitos em três campos distintos e interconectados da atividade: profissionais na academia; repórteres em textos e revistas de divulgação na área de Educação; e alunos de 4ª série. Considerando que esses sujeitos ocupam distintos lugares e posições sociais, que marcam e diferenciam os modos de ver, conceber, experienciar e falar sobre a violência na escola. A pesquisa contou com três momentos distintos, a saber: Pesquisa bibliográfica, com textos dos acadêmicos, em vários meios (revistas universitárias da área de Educação, sites); levantamento e análise das reportagens, que constituíram matéria de capa sobre a temática da violência na escola, publicadas na Revista Nova Escola; e uma pesquisa empírica, com 110 alunos da 4ª série do ensino fundamental, que envolveu a participação e a intervenção dos pesquisadores. Em nossas análises, pudemos perceber que os acadêmicos buscam compreender e explicar as possíveis origens do fenômeno e apontam algumas possíveis soluções; já as reportagens divulgam experiências e projetos desenvolvidos, indicando processos e alternativas já realizados em algumas escolas no enfrentamento do problema. Os alunos, por sua vez, escrevem, falam das suas condições concretas de vida, da realidade vivida no cotidiano, de seus modos de conviver numa sociedade marcada pela violência.
Palavras-chave: Violência na escola. Sujeitos e posições sociais.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Uma reflexão sobre o papel dos pais na aquisição e manutenção do comportamento consumidor na criança |
Versão: PDF Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
MATTOS, Maria Eni de
Ao observar a importância que as pessoas dão aos bens materiais e a ânsia com que adquirem coisas que assim que chegam as suas mãos se tornam obsoletas decidiu-se por estudar a influência que os pais têm sobre os seus filhos em relação ao ato de consumir. A presente pesquisa pretendeu refletir sobre o papel que os pais exercem na construção da subjetividade de seus filhos em relação à aquisição e manutenção do comportamento consumista. Para maior familiaridade com o tema utilizou-se a pesquisa bibliográfica e para coletar dados fez-se uso da investigação exploratória, da observação e da entrevista. Participaram da pesquisa nove mães com filhos de até sete anos, todas moradoras da cidade de Guarapuava no interior paranaense. As participantes foram contatadas em uma loja de roupa infantil, em um supermercado e em uma loja de brinquedos, sendo que em cada local foram escolhidas três pessoas. Em seguida aconteceu a observação e em dia, local e hora combinados ocorreram as entrevistas que foram gravadas e o entrevistado falou livremente sobre o tema da questão feita pela entrevistadora. Após o término as entrevistas foram transcritas e analisadas obedecendo a critérios como: padrão de consumo dos pais; permissividade X rigidez com filhos no ato de consumo; motivação para consumir; influências externas (meio, mídia); valores atribuídos para o consumo; dinâmica familiar diante das compras; reação da criança diante da negação de um pedido para aquisição de um brinquedo e mecanismos de enfrentamento dos pais diante de situação de birra. Durante as observações na loja de roupas infantis foi possível identificar certo controle dos pais em relação ao que o filho compra. No supermercado, as observações revelaram que quando as crianças são menores pais apresentam um controle sobre as compras, mas quando a criança é maior elas ajudavam na hora de decidir o que levar. Na loja de brinquedos notou-se maior negociação em relação à troca de um brinquedo mais caro por outro mais acessível, porém a criança sempre levava algo. Em relação à análise das entrevistas, os pais revelaram que mesmo em condições financeiras não compatíveis, eles encontram uma forma de comprar o objeto de desejo, pois se sentem culpados quando não o dão. Os dados desta pesquisa revelam que os pais se preocupam em tornar os filhos consumidores conscientes, porém se sentem impotentes diante da força que os meios externos como a mídia, os amigos e o próprio meio que os circundam têm.
Palavras chave: Consumo. Relações familiares. Educação.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Testando o modelo teórico de Pierre Bourdieu: um estudo empírico de elites políticas |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
ALMEIDA, Bruna Gisi M. de
Resumo: O objetivo central desse trabalho é discutir as noções de campo político e habitus do político propostas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, tendo em vista sua adequação ou não para a análise da política. Para tanto, essas noções serão confrontadas com dados empíricos sobre uma elite política particular (deputados estaduais do Paraná na 13ª e 14ª legislaturas) a respeito de seus valores políticos e de suas origens sociais. A análise dos dados é realizada, por um lado, a partir das reflexões teóricas de Bourdieu sobre campo, habitus e campo político e, por outro, a partir de uma hipótese de trabalho: De acordo com as noções de habitus e de campo político, os valores políticos dos indivíduos pertencentes a este campo (parlamentares) convergem para um padrão homogêneo, ainda que a origem social dos mesmos seja heterogênea. Como esse autor nunca realizou nenhum estudo empírico a respeito desse campo, serão utilizados outros dados empíricos para o desenvolvimento específico da noção de habitus do político. A partir de descrições etnográficas realizadas pelo Núcleo de Antropologia da Política, é possível dar um conteúdo mais completo e “concreto” a essa noção. A conclusão mais geral do trabalho é a de que existem certos pontos de consenso entre os indivíduos entrevistados quanto a seus valores políticos. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a grande maioria dos indivíduos tem a democracia representativa enquanto um valor internalizado. Na tentativa de compreender esses dados vimos que, ainda que exista uma homogeneidade relativamente grande na trajetória social desses indivíduos, a variável “origem social” parece não ter relação de causalidade com os valores identificados. A internalização desses valores parece, na realidade, ser o resultado do pertencimento ao campo político. Foi possível concluir que esses valores integram as condições de existência desse campo e, portanto, eles serão tanto mais internalizados quanto mais institucionalizado estiver esse campo.
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856 0 bytes NUSP http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2 |
Categoria: Sociologia Monografias |
Qual Educação Ambiental? Discussões sobre "modernidade", crises e possíveis soluções |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
SATO, Letícia de Paiva Rothen
Breve resumo: As relações do homem com a natureza são, assim, um campo privilegiado para a discussão do caráter da crise do mundo atual, considerada, para alguns autores, a crise de um modelo civilizatório depredador da natureza e das culturas, pautado no trinômio racionalidade instrumental / individualismo competitivo / interesse prático, que se apresentaria saturado das consequências de suas próprias ações. Deste modo, a atenção aqui dirigida aos problemas ambientais e à história da Relação do homem com a natureza e seus recursos abre-nos a possibilidade de uma leitura mais ampla da realidade atual, apresentando-nos alternativas possíveis de pensamento e ação para estes mesmos problemas. Várias das causas dos problemas ambientais são, afinal, também responsáveis por uma infinidade de problemas sociais.
Palavras-chave: Crise ambiental moderna. Globalização. Educação Ambiental.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Pango-Pango? Uma descrição da origem social, carreira e valores políticos da elite administrativa pa |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
GOUVÊA, Julio C. - 2005
Resumo: O trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa “Quem governa? Mapeando as elites políticas e econômicas no Paraná contemporâneo” desenvolvida no Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da Universidade Federal do Paraná - Brasil. Após determinar os postos que constituem as posições políticas formalmente mais importantes do executivo estadual, identifiquei os ocupantes dos cargos listados durante o período 1995-2002 e tracei um perfil da elite político burocrática do estado do Paraná. Do total de 75 indivíduos foram entrevistados 54 (governador, vice- governador, secretários de Estado, presidentes de companhias estatais e chefes de polícia). Apresento aqui uma descrição da origem social, da carreira política e dos valores políticos desse grupo de elite. Através dos resultados do survey, processados pelo pacote estatístico SPSS, procurou-se estabelecer as conexões internas ao grupo (laços familiares, geração, instituição escolar, turma acadêmica etc.), o grau de coesão ideológica dos membros da elite, (o capital político) para o recrutamento dos secretários estaduais ao governo.
Palavras-chave: Elites políticas. Origem social. Carreira política. Valores políticos.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Identidade Étnica na Terra Indígena São Jerônimo |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
SATO, Letícai de Paiva Rothen
Este trabalho é resultado parcial de minha participação, como bolsista de Iniciação Científica/CNPq, no projeto integrado Hidrelétricas, Privatizações e os Indígenas no Contexto do Mercosul, especificamente da parte denominada Povos Indígenas Kaingang e Guarani das Terras da Bacia do rio Tibagi e os Projetos das Usinas Cebolão e São Jerônimo. No decorrer de minha pesquisa bibliográfica, meu interesse se direcionou à Terra Indígena (TI) São Jerônimo, localizada no município de São Jerônimo da Serra, norte do Paraná. Ela apresenta uma população de aproximadamente 400 habitantes, dividida entre três etnias indígenas - Kaingang, Guarani e Xetá - e não índios. Esta situação é uma especificidade da área2, sendo que meu objetivo inicial foi de analisar este sistema social inter-étnico a partir do discurso e práticas dos seus participantes.
Palavras-chave: Indígenas do sul do país. Identidade Étnica. Impacto de hidrelétricas em áreas indígenas. Cidadania. Movimentos sociais. Cultura.
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