Categoria: Sociologia Monografias |
Como decidem os desembargadores do Tribunal de Justiça Paranaense? |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
WOWK, Rafael T.
Esta monografia tem como objetivo analisar como decidem os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e pretende, para tanto, resolver três problemas de pesquisa: a) se ocorre mudança nas decisões analisadas dependendo do perfil do julgador, b) se casos que exijam capital social são julgados da mesma forma que casos comuns, c) se acusados com perfis sociais diferentes são julgados igualmente. Para isto são comparados estatisticamente a decisão, o perfil do julgador e o perfil do acusado no processo penal, tendo como questão principal que variáveis influenciam – e em que medida – o processo decisório, isto é, se variáveis institucionais, de cultura jurídica e cultura política influenciam a decisão.
Palavras-chave: Análise decisória. Poder Judiciário. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
|
4931 0 bytes NUSP http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2 |
Categoria: Sociologia Monografias |
Dimensões da Intercultura no Processo de Formação Política do Conselho de Pastores Evangélicos de Lo |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Xavier Carlos Alberto
Resumo: Propõe pesquisar no segmento evangélico de Londrina, as dimensões da intercultura presentes no processo de formação política do Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina - CPEL. Considerando que o segmento evangélico está caracterizado pela presença de diferentes denominações, e que o CPEL é formado por pastores representantes destas diferentes denominações; a problemática que se coloca é: como se dá o encontro entre estes diferentes no âmbito da formação política? Que relevância tem a intercultura neste processo? Como se dá em torno do Conselho de Pastores, a relação entre membros de diferentes classes sociais, etnias e denominações? Qual o conceito e perspectiva de ecumenismo para os pastores do Conselho? Diante das contradições sócio-econômicas da sociedade londrinense, quais as perspectivas de transformação que a intercultura pode oferecer? Delimitamos como objetivo da pesquisa conhecer as dimensões da intercultura presente no processo de formação política dos pastores evangélicos de Londrina. Tomando como paradigma de investigação a Etnografia, e como sujeitos os membros do CPEL. Em decorrência da complexidade da temática, a pesquisa bibliográfica buscou o aporte teórico da Antropologia, da Sociologia, Teologia e dos Estudos Culturais para conhecer as ambivalências, contradições e desafios encontrados no CPEL. A pesquisa de campo se efetivou por meio de observação direta das reuniões e eventos que envolvem a participação do CPEL, considerando que a observação participante é facilitadora na tarefa de perceber a complexidade das interações sociais. Na sequência foram aplicados questionários para diagnóstico e identificação de questões mais específicas referentes ao sujeitos da pesquisa. Também foram feitas entrevistas para detectar o pensamento dos pastores a respeito da participação do CPEL nas demanda política da cidade. Considerando o crescimento do segmento evangélico na sociedade brasileira, e seu importante papel no campo político, conhecer o sentido, os embates e ambivalências que se dão no encontro entre suas diferentes culturas, é relevante para a construção de alternativas para um fazer político ético e transformador
Palavras-chaves: Intercultura. Formação política. Religião. Alteridade. Identidade. Ecumenismo. Ética. Instituição Igreja.
|
4751 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Monografias |
Identidade Étnica na Terra Indígena São Jerônimo |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
SATO, Letícai de Paiva Rothen
Este trabalho é resultado parcial de minha participação, como bolsista de Iniciação Científica/CNPq, no projeto integrado Hidrelétricas, Privatizações e os Indígenas no Contexto do Mercosul, especificamente da parte denominada Povos Indígenas Kaingang e Guarani das Terras da Bacia do rio Tibagi e os Projetos das Usinas Cebolão e São Jerônimo. No decorrer de minha pesquisa bibliográfica, meu interesse se direcionou à Terra Indígena (TI) São Jerônimo, localizada no município de São Jerônimo da Serra, norte do Paraná. Ela apresenta uma população de aproximadamente 400 habitantes, dividida entre três etnias indígenas - Kaingang, Guarani e Xetá - e não índios. Esta situação é uma especificidade da área2, sendo que meu objetivo inicial foi de analisar este sistema social inter-étnico a partir do discurso e práticas dos seus participantes.
Palavras-chave: Indígenas do sul do país. Identidade Étnica. Impacto de hidrelétricas em áreas indígenas. Cidadania. Movimentos sociais. Cultura.
|
3622 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Monografias |
Qual Educação Ambiental? Discussões sobre "modernidade", crises e possíveis soluções |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
SATO, Letícia de Paiva Rothen
Breve resumo: As relações do homem com a natureza são, assim, um campo privilegiado para a discussão do caráter da crise do mundo atual, considerada, para alguns autores, a crise de um modelo civilizatório depredador da natureza e das culturas, pautado no trinômio racionalidade instrumental / individualismo competitivo / interesse prático, que se apresentaria saturado das consequências de suas próprias ações. Deste modo, a atenção aqui dirigida aos problemas ambientais e à história da Relação do homem com a natureza e seus recursos abre-nos a possibilidade de uma leitura mais ampla da realidade atual, apresentando-nos alternativas possíveis de pensamento e ação para estes mesmos problemas. Várias das causas dos problemas ambientais são, afinal, também responsáveis por uma infinidade de problemas sociais.
Palavras-chave: Crise ambiental moderna. Globalização. Educação Ambiental.
|
3508 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Monografias |
Violência na escola: uma análise de diferentes vozes e posições sociais |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
CAPERA, Aline Luci Inacio
A participação no projeto Práticas Sociais, Processos de Significação e Educação Prospectiva, junto ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL), da FE UNICAMP, possibilitou a escuta algumas vozes no ambiente escolar: ex-alunos, funcionárias, coordenação pedagógica, direção de uma escola pública no Estado de São Paulo. Nesta escuta o que se configurou como um problema de pesquisa, para mim, foi à temática da violência na escola. Com isso, propus um projeto que buscava analisar o que têm a dizer sobre a violência na escola sujeitos em três campos distintos e interconectados da atividade: profissionais na academia; repórteres em textos e revistas de divulgação na área de Educação; e alunos de 4ª série. Considerando que esses sujeitos ocupam distintos lugares e posições sociais, que marcam e diferenciam os modos de ver, conceber, experienciar e falar sobre a violência na escola. A pesquisa contou com três momentos distintos, a saber: Pesquisa bibliográfica, com textos dos acadêmicos, em vários meios (revistas universitárias da área de Educação, sites); levantamento e análise das reportagens, que constituíram matéria de capa sobre a temática da violência na escola, publicadas na Revista Nova Escola; e uma pesquisa empírica, com 110 alunos da 4ª série do ensino fundamental, que envolveu a participação e a intervenção dos pesquisadores. Em nossas análises, pudemos perceber que os acadêmicos buscam compreender e explicar as possíveis origens do fenômeno e apontam algumas possíveis soluções; já as reportagens divulgam experiências e projetos desenvolvidos, indicando processos e alternativas já realizados em algumas escolas no enfrentamento do problema. Os alunos, por sua vez, escrevem, falam das suas condições concretas de vida, da realidade vivida no cotidiano, de seus modos de conviver numa sociedade marcada pela violência.
Palavras-chave: Violência na escola. Sujeitos e posições sociais.
|
3199 0 bytes Unicamp http:// |
Categoria: Sociologia Monografias |
As Teorias Raciais e o Negro do Pós- Abolição às Primeiras Décadas do Século XX |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Lidiany Cristina de
As teorias raciais como o Darwinismo Social, o Racismo Científico, a Antropometria e as Teorias Evolucionistas tiveram grande influência no Brasil na disposição de políticas, em preferências étnicas, no imaginário das elites e na questão da mão-de-obra durante o final do século XIX e as primeiras décadas do Século XX. As imagens negativas atribuídas à figura do negro, como o mito da "vadiagem", da "preguiça", ou o mito da "mulata sensual" estão extremamente arraigadas às doutrinas raciais que penetraram no cenário brasileiro a partir da segunda metade do Século XIX, sendo as mesmas selecionadas, redimensionadas e adaptadas por cientistas, médicos e antropólogos brasileiros, num momento em que a busca pela identidade nacional constituía-se como principal questão durante a Primeira República. A influência das teorias raciais se mostra através de preferências étnicas da elite cafeicultora no Estado de São Paulo: logo após a abolição formal (1888), os afro-descendentes entrariam em desvantagem no mercado de trabalho em relação ao imigrante europeu, principalmente o italiano. A influência das teorias raciais também se estende à imagem relacionada ao negro, havendo um recrudescimento da mesma no pós-abolição. Permeada de estereótipos negativos, é o "negro ébrio", "alcoolizado" e "amoral" tomando as primeiras páginas de importantes jornais paulistas como A Província de São Paulo e o Correio Paulistano. Ainda hoje alguns mitos e antigas imagens se mostram presentes, um pouco mais sutis e se expressam em brincadeiras, piadas, no pouco acesso aos bens sociais por parte dos negros e em momentos de emoção, como por exemplo, nos jogos de futebol.
Palavras-chave: Preconceito. Racismo. Jornais brasileiros. São Paulo. Imagens. Discriminação.
|
2799 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br |
Categoria: Sociologia Monografias |
A fotografia em Lévi-Strauss |
Versão: PDF Atualização: 12/12/2013 |
Descrição:
BARBOSA, Carolina de Castro.
A antropologia e a fotografia nascem juntas e desenvolvem uma história em comum. A partir da década de 80, desponta uma nova disciplina com objetivo de estruturar em torno da imagem e da antropologia uma metodologia e um conteúdo científico: a antropologia visual. È dentro dessa perspectiva que esse trabalho foi construído. Objetiva-se por meio do estudo, sobretudo das obras que contém as fotografias produzidas e publicadas pelo antropólogo Claúde Lévi-Strauss nos livros “Saudades do Brasil” (1994), “Saudades de São Paulo” (1996) e “Tristes Trópicos” (1955, no Brasil em 1996) - dando especial atenção à sua concepção sobre arte e fotografia - tentar resolver um paradoxo: por que Lévi-Strauss apesar de tirar tantas fotografias e de ser um excelente fotógrafo considera a fotografia uma arte menor? E, por que só fotografar durante sua estadia no Brasil e não mais em outras épocas e lugares de sua vida acadêmica? Percebe-se algumas hipóteses para essa situação: a primeira é o contexto da antropologia vivido na época, com a utilização da fotografia em grande escala e com a crescimento da racionalidade (esta proposta é também defendida por Samain); a outra, que Sylvia Novaes desenvolveu, é de que a fotografia não tem função na concepção estruturalista; uma outra explicação está baseada nas influências da lingüística no estruturalismo e, por último, uma explicação fundamentada na vida pessoal de Lévi-Strauss.
Palavras-chave: Antropologia. Fotografia. Arte. Lévi-Strauss.
|
2182 0 bytes Antropologia http://www.antropologia.com.br |
|