Categoria: Sociologia Monografias |
A fotografia em Lévi-Strauss |
Versão: PDF Atualização: 12/12/2013 |
Descrição:
BARBOSA, Carolina de Castro.
A antropologia e a fotografia nascem juntas e desenvolvem uma história em comum. A partir da década de 80, desponta uma nova disciplina com objetivo de estruturar em torno da imagem e da antropologia uma metodologia e um conteúdo científico: a antropologia visual. È dentro dessa perspectiva que esse trabalho foi construído. Objetiva-se por meio do estudo, sobretudo das obras que contém as fotografias produzidas e publicadas pelo antropólogo Claúde Lévi-Strauss nos livros “Saudades do Brasil” (1994), “Saudades de São Paulo” (1996) e “Tristes Trópicos” (1955, no Brasil em 1996) - dando especial atenção à sua concepção sobre arte e fotografia - tentar resolver um paradoxo: por que Lévi-Strauss apesar de tirar tantas fotografias e de ser um excelente fotógrafo considera a fotografia uma arte menor? E, por que só fotografar durante sua estadia no Brasil e não mais em outras épocas e lugares de sua vida acadêmica? Percebe-se algumas hipóteses para essa situação: a primeira é o contexto da antropologia vivido na época, com a utilização da fotografia em grande escala e com a crescimento da racionalidade (esta proposta é também defendida por Samain); a outra, que Sylvia Novaes desenvolveu, é de que a fotografia não tem função na concepção estruturalista; uma outra explicação está baseada nas influências da lingüística no estruturalismo e, por último, uma explicação fundamentada na vida pessoal de Lévi-Strauss.
Palavras-chave: Antropologia. Fotografia. Arte. Lévi-Strauss.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Testando o modelo teórico de Pierre Bourdieu: um estudo empírico de elites políticas |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
ALMEIDA, Bruna Gisi M. de
Resumo: O objetivo central desse trabalho é discutir as noções de campo político e habitus do político propostas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, tendo em vista sua adequação ou não para a análise da política. Para tanto, essas noções serão confrontadas com dados empíricos sobre uma elite política particular (deputados estaduais do Paraná na 13ª e 14ª legislaturas) a respeito de seus valores políticos e de suas origens sociais. A análise dos dados é realizada, por um lado, a partir das reflexões teóricas de Bourdieu sobre campo, habitus e campo político e, por outro, a partir de uma hipótese de trabalho: De acordo com as noções de habitus e de campo político, os valores políticos dos indivíduos pertencentes a este campo (parlamentares) convergem para um padrão homogêneo, ainda que a origem social dos mesmos seja heterogênea. Como esse autor nunca realizou nenhum estudo empírico a respeito desse campo, serão utilizados outros dados empíricos para o desenvolvimento específico da noção de habitus do político. A partir de descrições etnográficas realizadas pelo Núcleo de Antropologia da Política, é possível dar um conteúdo mais completo e “concreto” a essa noção. A conclusão mais geral do trabalho é a de que existem certos pontos de consenso entre os indivíduos entrevistados quanto a seus valores políticos. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a grande maioria dos indivíduos tem a democracia representativa enquanto um valor internalizado. Na tentativa de compreender esses dados vimos que, ainda que exista uma homogeneidade relativamente grande na trajetória social desses indivíduos, a variável “origem social” parece não ter relação de causalidade com os valores identificados. A internalização desses valores parece, na realidade, ser o resultado do pertencimento ao campo político. Foi possível concluir que esses valores integram as condições de existência desse campo e, portanto, eles serão tanto mais internalizados quanto mais institucionalizado estiver esse campo.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Elite e cultura política: os valores políticos da elite parlamentar de Curitiba (2001-2004). |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
BRAUNERT, Mariana Bettega - 2005
Resumo: O trabalho analisa os valores políticos das elites, tendo como objeto de estudo a elite política parlamentar de Curitiba do período de 2001 a 2004, e com base em dados coletados mediante aplicação de questionário aos vereadores que cumpriram mandato na Câmara Municipal de Curitiba no período em questão. A partir da problemática traçada pelos fundadores e precursores da Cultura Política e da Teoria das Elites, o trabalho apresenta um amplo perfil dos valores políticos da elite política parlamentar curitibana no que diz respeito às orientações subjetivas desses indivíduos com relação ao sistema político, econômico e social como um todo, e, em especial, ao regime democrático. Comparando os dados por nós obtidos com os valores políticos dos parlamentares paranaenses que cumpriram mandato na Assembléia Legislativa do Paraná durante o governo Jaime Lerner, o trabalho verifica também em que medida as crenças da elite variam de acordo com a posição ideológica esquerda-direita desses indivíduos. Analisamos, ainda, o impacto que a trajetória política percorrida pelos vereadores antes de ocuparem tais postos de comando - sua socialização política - possui sobre seus valores, mostrando como a abordagem voltada às clivagens existentes no interior do grupo distancia-se em certa medida daquela que estuda a cultura política da elite como um elo fundamental da relação entre cultura política e estabilidade democrática. Do ponto de vista teórico, portanto, o trabalho confere ênfase às questões que dizem respeito à relação entre a cultura e a estrutura política, bem como à forma como a literatura situa o estudo da cultura política de grupos específicos e, em especial, da elite, e ao modo como é abordada a relação entre os valores políticos da elite, o comportamento político desses agentes e o impacto que a ação do grupo possui sobre o sistema político como um todo.
Palavras-chave: Valores políticos. Elite política. Estabilidade democrática.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Pango-Pango? Uma descrição da origem social, carreira e valores políticos da elite administrativa pa |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
GOUVÊA, Julio C. - 2005
Resumo: O trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa “Quem governa? Mapeando as elites políticas e econômicas no Paraná contemporâneo” desenvolvida no Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da Universidade Federal do Paraná - Brasil. Após determinar os postos que constituem as posições políticas formalmente mais importantes do executivo estadual, identifiquei os ocupantes dos cargos listados durante o período 1995-2002 e tracei um perfil da elite político burocrática do estado do Paraná. Do total de 75 indivíduos foram entrevistados 54 (governador, vice- governador, secretários de Estado, presidentes de companhias estatais e chefes de polícia). Apresento aqui uma descrição da origem social, da carreira política e dos valores políticos desse grupo de elite. Através dos resultados do survey, processados pelo pacote estatístico SPSS, procurou-se estabelecer as conexões internas ao grupo (laços familiares, geração, instituição escolar, turma acadêmica etc.), o grau de coesão ideológica dos membros da elite, (o capital político) para o recrutamento dos secretários estaduais ao governo.
Palavras-chave: Elites políticas. Origem social. Carreira política. Valores políticos.
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Categoria: Sociologia Monografias |
A elite empresarial paranaense: um estudo de trajetória, origem social e valores políticos, 1995-200 |
Versão: Atualização: 16/11/2010 |
Descrição:
ENGLER, Ícaro Gabriel da Fonseca
Essa monografia é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla: “Quem governa? Mapeando as elites políticas e econômicas no Paraná contemporâneo”, que está ligada ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da Universidade Federal do Paraná. Essa pesquisa procura caracterizar os presidentes das entidades de representação empresarial no Estado do Paraná, entre 1995-2005, definindo esse objeto como a elite empresarial. Esta caracterização é feita através de três questões relacionadas à trajetória política, origem social e valores políticos desta elite. Referente à trajetória política e à origem social, pela caracterização se busca encontra o grau de homogeneidade, para a partir dele se obter o grau de abertura do recrutamento dessa elite. Já em relação aos valores políticos, pela caracterização desses é testado o seu grau de coesão, ou seja, procuram-se opiniões comuns para que se possa traçar a atitude, i.e., as crenças expressadas por essa elite. A partir destes dados e utilizando a teoria das elites tanto como norteadora das questões teóricas, quanto do método de definição do universo utilizado, observa-se a importância de estudos que, apesar de serem referentes a uma parcela da sociedade dentro de um estado específico, muito tem a contribuir para questões metodológicas, e também para as questões de análise das elites em geral, sendo assim acaba contribuindo para uma sociologia política brasileira.
Palavras-chave: Teoria das elites. Empresariado e Paraná.
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Categoria: Sociologia Monografias |
Violência na escola: uma análise de diferentes vozes e posições sociais |
Versão: Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
CAPERA, Aline Luci Inacio
A participação no projeto Práticas Sociais, Processos de Significação e Educação Prospectiva, junto ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL), da FE UNICAMP, possibilitou a escuta algumas vozes no ambiente escolar: ex-alunos, funcionárias, coordenação pedagógica, direção de uma escola pública no Estado de São Paulo. Nesta escuta o que se configurou como um problema de pesquisa, para mim, foi à temática da violência na escola. Com isso, propus um projeto que buscava analisar o que têm a dizer sobre a violência na escola sujeitos em três campos distintos e interconectados da atividade: profissionais na academia; repórteres em textos e revistas de divulgação na área de Educação; e alunos de 4ª série. Considerando que esses sujeitos ocupam distintos lugares e posições sociais, que marcam e diferenciam os modos de ver, conceber, experienciar e falar sobre a violência na escola. A pesquisa contou com três momentos distintos, a saber: Pesquisa bibliográfica, com textos dos acadêmicos, em vários meios (revistas universitárias da área de Educação, sites); levantamento e análise das reportagens, que constituíram matéria de capa sobre a temática da violência na escola, publicadas na Revista Nova Escola; e uma pesquisa empírica, com 110 alunos da 4ª série do ensino fundamental, que envolveu a participação e a intervenção dos pesquisadores. Em nossas análises, pudemos perceber que os acadêmicos buscam compreender e explicar as possíveis origens do fenômeno e apontam algumas possíveis soluções; já as reportagens divulgam experiências e projetos desenvolvidos, indicando processos e alternativas já realizados em algumas escolas no enfrentamento do problema. Os alunos, por sua vez, escrevem, falam das suas condições concretas de vida, da realidade vivida no cotidiano, de seus modos de conviver numa sociedade marcada pela violência.
Palavras-chave: Violência na escola. Sujeitos e posições sociais.
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