Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio
No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.
Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.
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960 67.62 KB Revista Perspectiva http://www.perspectiva.ufsc.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
SOARES, Edimara Gonçalves
Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Essas indagações constituem a problemática do artigo, cujo objetivo central é evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. O artigo nos encaminha para uma reflexão em construção, destacando a necessidade de observar duas questões cruciais para o estabelecimento de uma política de Educação Escolar Quilombola. A primeira refere-se à necessidade de elaborar um currículo escolar que sirva para fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes e para as vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. A segunda questão refere-se à necessidade de entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos que tecem a vida na Comunidade Quilombola.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Política afirmativa e currículo escolar.
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630 0 bytes XI Anped Sul http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
EJA: a inclusão digital traçando caminhos para a inclusão social |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Walcyranya Alves da; SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida; SILVA, Rebeca Maria da; SILVA, Eliane Maria da; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima; SANTANA, Lucas de Lima; SILVA, Silvio Profirio da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina de informática, realizado em uma Escola Municipal participante do PEA, na perspectiva de incluí-los digitalmente e, por conseguinte, socialmente.
Palavras-Chave: EJA. Inclusão digital. Inclusão social.
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3870 486.04 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2 http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, Aline Cardoso
O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.
Palavras-chave: Escola. Rede de apoio. Abrigo.
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704 203.61 KB Revista Vidya Educação http://sites.unifra.br/vidya |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia
O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.
Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.
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20329 68.06 KB Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR http://www.fja.edu.br/praxis/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Ética e Educação Clássica: Virtude e Felicidade no Justo Meio |
Versão: Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
BOTO, C.
O presente estudo debruça-se sobre a interface do problema educativo com a problemática da ética, compreendendo a pedago-gia com a arte/ciência voltada para a busca do bem educar/instruir/formar. Para tanto, o texto mobilizará conceitos da concepção ética daAristóteles; e, na atmosfera mental da Grécia clássica, recorre-se ao termo específico grego e transdisciplinar na origem: paideia. A seguir, este ensaio procura pontuar alguns aspectos da concepção iluminista a pro- pósito do tema, valendo-se da noção kantiana de imperativo categórico, a qual teria sido precedida pelo parecer de Rousseau, segundo o qual a vontade – e não a razão – seria a marca distintiva do gênero humano no ambiente natural. A idéia de Piaget de uma ética da reciprocidade também é aqui mobilizada. Abordando diacronicamente a temática, serão analisados conceitos de autores clássicos no debate da relação entre educação e ética, com destaque para o sentido conferido por Hanna Arendt para a autoridade como critério distintivo da relação assimétrica entre o educador (as gerações adultas de maneira geral) e os estudantes (ou as novas gerações). Arendt defende, como conceito e pressuposto operatório,a dimensão necessariamente conservadora do ato educativo: compete ao educador preservar do mundo as novas gerações e preservar o mundo das novas gerações – para que estas não destruam o suporte e o acervo cultural acumulados.
Palavras-chave: Educação. Ética. Filosofia da Educação. Pedagogia.
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631 0 bytes http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
SHIMIZUL, Alessandra de Morais; CORDEIRO, Ana Paula; MENIN, Maria Suzana De Stefano
Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema "ética e preconceito" no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 70 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema "ética e preconceito" e seus diversos subtemas.
Palavras-chave: Ética e educação. Preconceito e educação. Produção científica.
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2230 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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