Categoria: Pedagogia Artigos |
Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso |
Versão: Atualização: 30/1/2014 |
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri
O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.
Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.
|
408 0 bytes Revista Paideia http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro |
Versão: Atualização: 18/12/2012 |
Descrição:
SAVIANI, Dermeval
A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres (Duarte, 1986, p. 65-66). Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores.
Palavras-chave: Formação docente. Políticas educacionais. Escolas Normais.
|
588 0 bytes Revista Brasileira de Educação http:// |
|