Categoria: Pedagogia Dissertações |
A invasão dos ciborgues: A influência do ciberespaço nas representações de gênero dos adolescentes |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SCHWARTZ, Juliana
A Internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente na vivência dos adolescentes. Ela possibilita a criação de um mundo paralelo e virtual chamado ciberespaço, onde é possível vivenciar experiências que só eram imaginadas em histórias de ficção científica. Dessa forma, podem ocorrer alterações nas relações sociais, culturais e, principalmente, na identidade dos sujeitos. Sendo as representações de gênero um dos fatores que constituem essa identidade, é importante que sejam verificadas se existem mudanças na maneira como os adolescentes, que têm acesso à Internet, observam as questões referentes ao masculino e ao feminino. Baseada na teoria de Haraway, esta pesquisa teve como objetivo investigar se o ciberespaço pode ser o elemento alavancador para a superação das questões de gênero, possibilitando o surgimento do ciborgue, principalmente pelos adolescentes que utilizam a Internet, e permitindo assim que papéis sejam assumidos sem a relevância do sexo do indivíduo. Para encontrar possíveis respostas, foi utilizado um questionário misto, disponibilizado na Internet. Fizeram parte da pesquisa adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, faixa etária determinada de acordo com a OMS. Os resultados obtidos apontam que os adolescentes pesquisados se sentem confortáveis em utilizar a Internet, usando-a principalmente para conversar, jogar e realizar pesquisas de interesse pessoal. Foi possível observar, também, que as questões de gênero parecem estar sendo superadas, no que diz respeito ao trabalho.
Palavras-chave: Ciborgue. Identidade. Gênero. Ciberespaço.
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2386 809.95 KB Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFP http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Um Panorama da Capacitação de Professores em Processos de Formação Continuada: O caso do Curso de Co |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LOBO, Márcia Eunice Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras Chave: Educação Continuada. Formação docente. Educação a Distância.
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904 1.27 MB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.ufsc.br/ |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Violência e Estigma: Bullying na escola |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Dezir Garcia da
Esta dissertação investiga a violência manifestada através da prática do bullying. Combina dados quantitativos com qualitativos procurando entender como esse tipo de violência é percebida, entendida e representada pelos alunos/as no ambiente escolar, como vítimas,espectadores e agressores. Valendo-se das metodologias utilizadas, através de levantamento de dados, observação participante, relatos escritos e grupos focais, realizados com os alunos/as, esta dissertação apresenta um conjunto de reflexões sobre esse tipo de violência escolar, estendendo um convite ao leitor para participar do debate em torno desta temática tão necessária e urgente.
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2125 1.92 MB Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http://servicos.capes.gov.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Questões teóricas sobre o ensino pela pesquisa: problematizações |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MACIEL, V. A.
Este estudo tem o interesse em discutir contribuições para uma problemática que se articula a pesquisas desenvolvidas por diversos educadores, brasileiros e estrangeiros, preocupados com a qualidade político-social do ensino público, que lutam por redimensionamentos teórico-metodológicos acerca da aprendizagem dos alunos e também pelo desenvolvimento profissional do professor. O presente trabalho tem por objetivo apontar quais questões pedagógicas estão implicadas no ensino pela pesquisa, promovendo uma maior aproximação com os estudos do pesquisador brasileiro Pedro Demo sobre a pesquisa como princípio educativo, identificando os elementos que se agregam em sua argumentação, conduzindo aos pressupostos e princípios com fins de estimular a pesquisa no aluno, assim como discutindo os desafios da pesquisa voltados para a função docente. Para desenvolvê-la definiu-se como objetivos específicos (a) identificar elementos presentes na elaboração de propostas dirigidas a fundamentar o ensino pela pesquisa, (b) debater implicações destes elementos desde uma perspectiva pedagógica, (c)refletir as implicações questões/didáticas do ensino, tendo em vista, a pesquisa como “princípio educativo”. O delineamento das questões levantadas orienta para um estudo teórico, em caráter de aproximação à questão do ensinar por meio da pesquisa. Pelo estudo realizado, podemos perceber que a formação de professores da educação é um processo longo de experiência, amadurecimento e compromisso e que é, inevitavelmente, interdependente de como pensar currículo e o funcionamento da escola. Estas reflexões oferecem referências instigadoras sobre a necessidade de examinar os focos por meios dos quais se apóia a defesa do ensinar e do aprender pela pesquisa na formação e na atividade de professores em exercício, especialmente se consideramos esta atividade de ensinar como prática no contexto complexo da escolarização. Os alcances da pesquisa realçam a necessidade de se continuar problematizando sobre o ensinar pela pesquisa como uma questão que procura instigar mudanças nas práticas escolares, o papel do professor nesta dinâmica escolar, e o aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino pela pesquisa. Docência. Ensino-apredizagem.
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3042 311.20 KB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.ufsc.br/ |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Relações Raciais, Discurso e Literatura Infanto-juvenil |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de A presente pesquisa teve como objeto de análise os discursos sobre os grupos raciais brancos e negros, produzidos a partir de leituras de obras infanto-juvenis em salas de aula. A partir dessa perspectiva foi constituído o problema de pesquisa: os discursos da literatura infanto-juvenil e sua interpretação, em contexto escolar, apresentam estratégias ideológicas relativas à dominação racial? A metodologia utilizada foi a Hermenêutica da Profundidade (HP), com a proposta de investigar se a produção, veiculação e recepção/interpretação de obras literárias infanto-juvenis apresentavam discursos que atuavam no sentido de produzir/reproduzir hierarquias raciais. O exame de contexto consistiu em análise de bibliografia sobre literatura infanto-juvenil e, em específico, de estudos sobre ideologia e relações raciais relacionados a este gênero literário; análise de documentos relativos ao Programa Nacional Biblioteca da Escola; análise de estudos sobre relações raciais na escola. Para análise formal foi realizado estudo exploratório em uma escola e estudo de campo em outra, que consistiu em presenciar, gravar e transcrever oito aulas de leitura em turmas de quarta série do ensino fundamental. Foram observadas várias estratégias ideológicas na interpretação das mensagens dos livros, em especial a diferenciação, que se relacionou, neste estudo, ao cânone estabelecido por meio de um modelo eurocêntrico de currículo e literatura infanto-juvenil, conferindo às aulas analisadas nesta pesquisa uma característica de artificialidade, por serem direcionadas única e exclusivamente a obras que tematizam a cultura africana. Outra estratégia recorrente foi a estigmatização, responsável por reforçar pré-concepções e estereótipos a respeito da história e cultura afro-brasileira e africana. No que se refere à branquidade (enquanto categoria de análise das relações raciais) resultados ambíguos e divergentes foram encontrados: em alguns momentos, a postura da professora atuou no sentido de reforçar estereótipos ora por meio do silêncio e omissão diante de práticas discriminatórias, ora através de conceituações restritivas e estigmatizantes sobre a população africana; e, em outros, avanços foram verificados por relacionarem-se a alterações na atuação pedagógica de professoras brancas que, diante do compromisso em atender às expectativas desta pesquisa, desenvolveram leituras e posteriores debates que operaram de forma a promover rupturas de um modelo depreciativo de representação da cultura africana. Este resultado, em específico, representou um diferencial em comparação com resultados de outras pesquisas sobre o mesmo tema, as quais identificaram que a branquidade como norma agiu de forma latente no fortalecimento do racismo no espaço escolar. Em síntese, os resultados observados através da interpretação das formas simbólicas apontam que a ideologia se fez presente nos diversos estágios de produção, difusão e, sobretudo, recepção de obras literárias infanto-juvenis.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Relações raciais. Ideologia; Discurso. Hermenêutica da Profundidade.
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1171 3.63 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR www.ppge.ufpr.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Representações Sociais Sobre Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: novos alunos, outros |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
ROCHA, Adauto Galvão da
O presente estudo, de cunho predominantemente qualitativo, trata das questões relacionadas às percepções e representações sociais de alunos de uma escola pública estadual, concluintes do Ensino Médio, sobre Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs). Tem por objetivos: 1º) identificar percepções e representações sociais que alunos concluintes do Ensino Médio regular apresentam sobre NTICs e multimídias interativas; e 2º) analisar as possíveis relações existentes entre as suas representações sociais e o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Utiliza como procedimentos: a)Questionário semi-estruturado, respondido por oitenta alunos, contendo três partes: I. Associação livre de palavras-estímulo; II. Questões fechadas e abertas relacionadas aos contextos: escolar, familiar e do mundo do trabalho destes sujeitos; e III. Perfil do aluno, com o foco em sua situação sócio-econômico-cultural; e b) Entrevistas com doze alunos, de ambos os sexos, participantes da etapa anterior. Ancora-se, teórico-metodologicamente, em Lévy (1993, 2000), quanto às NTICs; em Moscovici (1978, 2003), Abric (1998), Sá (1996, 1998), Jodelet (2001) e outros, no que tange a alguns aspectos da Teoria das Representações Sociais; e em Bourdieu (1996, 2003a, 2003b, 2003c, 2004, 2005), em relação ao conceito de habitus. Firma a análise do corpus de dados obtidos e tratados na categoria de análise designada: Representações sociais dos alunos sobre as NTICs, composta de três unidades de sentido e seus respectivos aspectos, a saber: 1) Relação dos alunos com as NTICs (o espaço residencial/familiar, do mundo do trabalho e escolar); 2) NTICs e as ransformações sócio-econômico-culturais (a sociedade hodierna e as NTICs; e a presença das NTICs no cotidiano e nos espaços xtra-escolar); e 3) NTICs e a (res)significação da prática escolar/habitus (a linguagem midiática e o contexto escolar; a (re)construção de representações e práticas/ habitus; e o presente e futuro: esperanças e incertezas). A análise indica que as percepções e representações sociais dos alunos sobre as NTICs e mídias interativas convergem majoritariamente para aquelas práticas sociais subordinadas, direta ou indiretamente, aos dispositivos info-tecno-midiáticos, tais como: computador, internet, ORKUT, celular, MP3, música, Mídia Player, rádio, TV, MSN, entretenimento, comunicação, informação, conhecimentos, amizade, pesquisas, tecnologia, ciência, facilidade, futuro, trabalho etc. Dispositivos que parecem ser o núcleo gerador e regulador das representações (e práticas) sociais dos alunos sobre as NTICs e que lhes emprestam sentido prático e (re)organizador, especialmente, em relação ao processo comunicacional, sócio-interacional, metamorfoseante e criativo da linguagem midiática, polifônica e imagética, indiciando, assim, novas formas de relação com o saber e com a aprendizagem, numa perspectiva autônomo-emancipatória. Os sujeitos deste estudo, enquanto usuários da World Wide Web (WWW), e diante da emblemática virtualidade das NTICs e mídias interativas experimentam novas formas de comunicação, linguagem, interação e (des)construção criativa permanente. No entanto, demonstram certa preocupação com a utilização do “internetês”, no contexto escolar e em outros espaços sociais, em que as inter-relações entre os agentes sociais se processam de forma hierarquizada, e institucional e/ou coercitiva. E, apesar de evidenciarem a existência de uma relação intrínseca entre a estruturação da atual sociedade e as NTICs e mídias interativas, e considerarem-nas imprescindíveis à vida atual e à produção e ordenação da realidade (práticas sociais), não as correlacionaram (significativa e diretamente) à prática escolar. Revelaram também a existência, no contexto escolar, de contradições, tensões, violência, desejos, intenções e incertezas, e, sobretudo, esperanças, pois indicaram diversos aspectos da prática escolar, passíveis de ressignificação, de instituição de práticas inovadoras e de seminação de novos habitus.
Palavras - chave: Habitus. Ensino-aprendizagem. Mídias interativas.
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3106 6.78 MB Universidade Católica de Santos - UniSantos http://biblioteca.unisantos.br |
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