Educadores

Ínicio : Pedagogia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A gestão do currículo escolar para a educação em tempo integral Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
PROVIN, Willie Anne Martins da Silva

Com o objetivo de refletir sobre as condições existentes para a gestão do currículo da escola pública em tempo integral, assim como seus impasses e desafios, este estudo analisa a estreita articulação das concepções dos termos gestão escolar, currículo escolar e educação integral com a implantação de uma educação em tempo integral nas escolas públicas estaduais do Estado do Paraná.

Palavras-chave: Currículo escolar. Educação integral. Gestão escolar.

Downloads 1058  1058  Tamanho do arquivo 1016 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
Avaliação: 1.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
NEGOSEKI, Clicie Maria Cancelier

Esta pesquisa buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores do ensino médio noturno, para identificar e propor elementos de reconstrução deste processo, com vistas ao desenvolvimento profissional docente nesse nível de ensino. O papel de mediador do pedagogo foi caracterizado tanto pelos professores quanto pelos próprios pedagogos como necessário para a articulação do processo pedagógico e para o desenvolvimento da formação continuada.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Formação continuada. Papel do pedagogo.

Downloads 8504  8504  Tamanho do arquivo 4.40 KB  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Título: Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua: letramento literário no ensino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
VALCANOVER, Camila Augusta
Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. Os resultados apontam para a eficácia da sequência didática expandida como metodologia para construção e consolidação do letramento literário na escola, para a importância da
partilha de leituras entre estudantes como forma de incentivo à formação do leitor. Apontam também que, além do incentivo à criatividade, é necessário ensinar ao aluno-autor modos para explorar a construção do ethos discursivo.
Palavras-chave: Aluno-autor. Ensino fundamental. Letramento literário. Sequência didática expandida.

Downloads 2655  2655  Tamanho do arquivo 6.76 KB  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo do Programa PDE/PR: anotações sobre os avanço, limites e possibilidades de sua implementaç Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
CASTRO, Carmen Lucia Porto de

O objetivo deste trabalho é considerar a trajetória histórica do PDE/PR, os seus avanços, limites, possibilidades, e, sobretudo, que esse triplé dará à sustentação necessária a produção de novas compreensões.

Palavras-chave: Desenvolvimento. História. Paraná. Programa.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 1.08 KB  Plataforma Universitária Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Casa familiar rural: um estudo no território da Cantuquiriguaçu-PR Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
CAMPOS, Anelize de Souza Muller

Este trabalho, objetiva verificar as etapas que envolvem as formações
desenvolvidas nas CFRs, os elementos de ensino proposto pela Pedagogia da
Alternância, explorar os fatos que levaram o fechamento destas escolas, ainda reavivar as discussões a cerca das formações oferecida pelas CFRs e trazer apontamentos que possam contribuir para a reestruturação dessas escolas e para o avanço da Educação do Campo como eixo promotor da Agroecologia, que enquanto matriz produtiva torna-se fomentadora do Desenvolvimento rural sustentável fundamental para agricultura familiar campesina. Segundo o estudo, na perspectiva de atuação que se encontra hoje as CFRs tornaram-se uma escola comum, onde não há uma diferenciação na formação política, social e autônoma, tendo como único diferencial a oferta da qualificação profissional que por sua vez também tem sido alvo de decepções, devido a falta de reconhecimento dos órgão de classes responsáveis pela regulamentação das profissões.

Palavras-chave: Agroecologia. Casa Familiar Rural. Desenvolvimento Rural.

Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.

Downloads 324  324  Tamanho do arquivo 18.57 KB  Plataforma Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Vivendo às margens: a escola, a comunidade, a educação e processo de segregação socioespacial na r Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
ROTAVA, Angélica.

Neste trabalho, por meio dos instrumentos de pesquisa, busca-se compreender como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem em áreas periféricas e as relações comunidade e escola. Os principais resultados apontam que é necessária uma busca maior dos professores por integração entre a comunidade e a escola, com o intuito de contribuir com discussões e conteúdos que empoderem as comunidades, alunos e professores a reclamar dos direitos básicos relacionados a educação e os direitos à cidade.

Palavras-chave: Áreas periféricas. Comunidade-escola. Educação da periferia. Práticas pedagógicas.

Downloads 339  339  Tamanho do arquivo 4.32 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Contribuições do pedagogo à prática pedagógica dos professores iniciantes: um estudo sobre a educaçã Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
BEATRIZ, Adriane Bayer Tozetto

Esta pesquisa teve como objeto de estudo as contribuições do pedagogo para a prática pedagógica dos professores iniciantes na rede estadual de ensino do Paraná, na modalidade de Educação Profissional. O pedagogo deve assumir o papel de mediador da prática pedagógica junto ao professor e suas contribuições estão voltadas à discussão de metodologias, ao direcionamento da reflexão crítica sobre a ação docente e à articulação entre os saberes, nos momentos de formação continuada e em serviço.

Palavras-chave: Educação profissional. Pedagogo. Prática pedagógica. Professores iniciantes.

Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 1.74 KB  Plataforma UEPG  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Olhar de si e o olhar dos outros: um itinerário através das tradições e da identidade cigana Popular Versão: PDF
Atualização:  21/12/2018
Descrição:
CASTRO, Débora Soares

Esta Dissertação de Mestrado versa sobre a história, a identidade, as representações, as tradições e a cultura dos ciganos. O principal objetivo do trabalho consiste em analisar em que medida a longa tradição cultural cigana e sua condição de povo nômade, ágrafo e excluído social e politicamente de várias formas, em vários continentes, há vários séculos, se preserva na vida cotidiana de quatro grupos de ciganos que vivem em localidades diferentes do Rio Grande do Sul, no início do século XIX. Para isso, alguns questionamentos foram suscitados: qual a origem dos ciganos? Ao longo dos séculos, como foram vistos e representados no Brasil? Tais representações correspondem a sua identidade e tradições? Em que base se fundamenta a identidade cigana? Como os porto-alegrenses vêem os ciganos e como os ciganos vêem os porto-alegrenses? Existiriam motivos para a sua não integração na sociedade e cultura brasileira? Somente através de um estudo multidisplinar foi possível responder a tais questionamentos. Utilizou-se de revisões bibliográficas, do relato oral, bem como de observação do tipo participante, feitas com famílias de residência fixa ou nômades – durante o período da pesquisa – em Porto Alegre e na região metropolitana. Recorreu-se, ainda, à aplicação e análise de instrumentos capazes de analisar quantitativa e qualitativamente as questões propostas. Diante do exposto, pretende-se demonstrar que a trajetória histórica dos grupos ciganos está imantada de representações e estas contribuem, até hoje, para a permanência e a reprodução de estereótipos sobre os ciganos.

Palavras-Chave: Ciganos. Cultura. História. Identidade. Representações. Tradição.

Downloads 574  574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - RS  Site http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3760/1/000433882-Texto%2bCompleto-0.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inserção Tecnológica na Educação Ambiental no Paraná com Base nas Praticas de Formação Docente da Co Popular Versão: PDF
Atualização:  8/3/2018
Descrição:
CONCEIÇÃO, Luiz Arthur K. G. da

Este estudo trata da temática de formação de professores em Educação Ambiental. A pergunta que norteia esta investigação é: como pode ser desenhada uma formação de professores em Educação Ambiental em EAD para rede pública de ensino do Estado do Paraná? Os objetivos da pesquisa são: analisar a Educação Ambiental e formação de professores; identificar as ações de formação de professores em Educação Ambiental realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR a partir dos Projetos Parque Escola e Escola Interativa; caracterizar a formação de professores em Educação Ambiental por meio dos cursos de Educação a Distância nos projetos pesquisados e bem como indicar uma proposta de metodologia de Educação a Distância para ser aplicada na formação de professores em Educação Ambiental na SEED/PR, tendo como referência as contribuições de metodologias pedagógicas da Comunidade Europeia. A mesma justifica-se pela relevância das tais contribuições no processo de formação continuada de professores. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, tipo bibliográfica e documental. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas obras de autores que abordam temáticas da Educação a Distância, Educação Ambiental, formação de professores por meio da representação social e paradigmas educacionais. Foram analisadas as políticas de Educação Ambiental no contexto internacional e nacional. Como campo de pesquisa foram investigadas as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos órgãos públicos do Paraná em que se pesquisou na totalidade ações como Parque Escola e Escola Interativa. Os dados foram coletados em documentos, como atas, textos avulsos, notícias institucionais, recorte de jornal, relatórios, projetos, cadernos de programas das Secretarias de Estado, como: da Educação, do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná, assim como de instituições portuguesas. Outras fontes relevantes utilizadas foram informações disponíveis por meio eletrônico (internet), nas quais foram consultadas legislações, tratados, convenções e declarações de organismos internacionais e nacional. Destaca-se que o pesquisador deste estudo também coletou dados e documentos no ambiente da Comunidade Europeia no período de intercâmbio que realizou na Universidade do Porto em Portugal, no qual concomitantemente frequentou aulas para ampliar sua compreensão teórica. Os frutos deste trabalho apontam sobre a necessidade de ser aplicada uma metodologia mais adequada ao processo de capacitação em Educação Ambiental pelo Governo do Estado do Paraná. Os resultados indicam que as metodologias de ensino precisam ser melhor adaptadas no que se refere à modalidade de Educação a Distância entre os saberes. Para tanto, conclui-se que somente a institucionalização da Educação Ambiental não garante a disseminação da conscientização socioambiental.

Palavra Chave: Educação Ambiental. Educação a Distância. Formação de Professores e Representação Social.

Downloads 1276  1276  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uninter  Site http://
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Diretrizes curriculares para educacao escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
OLIVEIRA, Suely Noronha de

Neste trabalho me proponho a refletir sobre o surgimento de uma nova modalidade de educação, a educação escolar quilombola, no cenário das políticas públicas de educação no Brasil, destacando o debate sobre o tema como uma nova pauta para os movimentos negros e para a luta anti-racista na educação. Mais especificamente, centro-me no estudo sobre a elaboração das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola no estado da Bahia e focalizo as motivações iniciais para construção dessa política estadual, os mediadores envolvidos, os espaços de mediação, o contexto organizativo-político e as demandas sociais relacionadas a esse processo. Durante a pesquisa, realizei entrevistas com lideranças e gestores, recolhi e analisei documentos produzidos em seminários e audiências públicas, das quais participo na condição de observadora desde 2010. O trabalho de campo aconteceu especificamente em Salvador (sede política do estado), e consistiu no acompanhamento e registro do processo de tramitação e de negociação do texto-base da política e das ações coletivas e individuais promovidas pelos envolvidos. A pesquisa construiu uma narrativa temporal analítica do processo de elaboração das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola no estado da Bahia e sua relação com a política nacional, identificando as continuidades e descontinuidades no seu desenvolvimento. Compreender a educação escolar quilombola como categoria recente, ainda em desenvolvimento, e a elaboração de tais diretrizes como aprendizado em processo - tanto para os quilombolas, quanto para os gestores da política se faz necessário para entendê-la enquanto um campo emergente da educação, o qual ainda tem muito a ser conhecido.

Palavras-chave: Educação escolar. Quilombos. Políticas educacionais. Políticas de diversidade.

Downloads 1285  1285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-Rio  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »