Categoria: Pedagogia Dissertações |
Violência e Estigma: Bullying na escola |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Dezir Garcia da
Esta dissertação investiga a violência manifestada através da prática do bullying. Combina dados quantitativos com qualitativos procurando entender como esse tipo de violência é percebida, entendida e representada pelos alunos/as no ambiente escolar, como vítimas,espectadores e agressores. Valendo-se das metodologias utilizadas, através de levantamento de dados, observação participante, relatos escritos e grupos focais, realizados com os alunos/as, esta dissertação apresenta um conjunto de reflexões sobre esse tipo de violência escolar, estendendo um convite ao leitor para participar do debate em torno desta temática tão necessária e urgente.
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2125 1.92 MB Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http://servicos.capes.gov.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Um Panorama da Capacitação de Professores em Processos de Formação Continuada: O caso do Curso de Co |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LOBO, Márcia Eunice Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras Chave: Educação Continuada. Formação docente. Educação a Distância.
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904 1.27 MB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.ufsc.br/ |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Trajetórias, Lugares e Encruzilhadas na Construção da Política de Educação Escolar Quilombola no Par |
Versão: PDF Atualização: 27/7/2017 |
Descrição:
CRUZ, Cassius Marcelus
Durante o final do século XX e início do XXI a população quilombola tem se afirmado como sujeito de direito. Apesar de uma realidade ainda marcada por um histórico de exclusão social e de atendimento precarizado de serviços públicos por parte do Estado, esses sujeitos e seus mediadores estão lentamente incluindo suas demandas nas agendas políticas dos governos federal, estaduais e municipais, dentre elas as demandas educacionais. Essas demandas, entretanto, ao basear-se em uma lógica estratégica de reconhecimento não se restringem à denúncia da precariedade do atual estado de atendimento, mas incluem expectativas de que as políticas públicas a serem desenvolvidas contribuam efetivamente para potencializar suas formas de vida, elevar sua autoestima social e legitimar seus padrões de autorrealização comunitária. A passagem dessas demandas, inclusas na agenda governamental, para uma etapa de especificação de alternativas é acompanhado de uma série de reformulações derivadas da inscrição das demandas em diretrizes pré-existentes, das disputas pelo modelo de projeto no qual a ação se baseia, bem como das mudanças (trocas de chefias, reestruturação do organograma, mudança de competências, etc ...) na estrutura do Estado. Procurando abordar como ocorreram essas reformulações no processo de elaboração da Proposta Pedagógica Escola Quilombola e Etnodesenvolvimento no Paraná analisa-se a partir da pesquisa em fontes e escritas, elementos que caracterizaram o ciclo vital das políticas públicas de Educação Escolar Quilombola durante o período de 2003-2010.
Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Educação Escolar Quilombola.
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Categoria: Pedagogia Dissertações |
Título: Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua: letramento literário no ensino fundamental |
Versão: Atualização: 7/3/2019 |
Descrição:
VALCANOVER, Camila Augusta Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. Os resultados apontam para a eficácia da sequência didática expandida como metodologia para construção e consolidação do letramento literário na escola, para a importância da partilha de leituras entre estudantes como forma de incentivo à formação do leitor. Apontam também que, além do incentivo à criatividade, é necessário ensinar ao aluno-autor modos para explorar a construção do ethos discursivo. Palavras-chave: Aluno-autor. Ensino fundamental. Letramento literário. Sequência didática expandida.
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