Educadores

Ínicio : Pedagogia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A Gestão da Escola Brasileira na Contemporaneidade: algumas considerações (2010) Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O presente trabalho é resultado de um estudo acerca do modelo de gerenciamento adotado pela maioria das escolas públicas e privadas situadas no município de Maringá. O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho pautou-se em leitura de textos que auxiliaram na análise e na coleta de dados obtidos por meio de questionários que foram aplicados aos gestores de cada escola, procurando verificar como a gestão é organizada nessas instituições. Após as análises do material coletado, observamos que a gestão que se operacionaliza nas escolas estudadas é a gestão democrática, o que nos possibilitou refletir sobre a superação da cultura de gestão autoritária e a construção coletiva, ou seja, a participação de todos nesse processo de gestão educacional.

Palavras-chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 56049  56049  Tamanho do arquivo 7.99 MB  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Currículo, Formação Profissional e suas repercussões na Educação Física escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Cleber de Jesus

O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar os componentes curriculares da escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, desde a sua fundação, em 1972, até a atualidade, as consequências para a formação profissional e quais os seus reflexos na Educação Física escolar. Como objetivos específicos elegeu-se caracterizar e analisar as concepções curriculares históricas, suas repercussões na formação profissional do professor de Educação Física desde a implantação da primeira escola civil de Educação Física no Brasil, na década de 1930, até o momento. Tomou-se como pressuposto teórico o método narrativo, a Antropologia Interpretativa e a relação da Educação Física com a cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com um caráter qualitativo que cumpre seu papel quando responde a questões muito particulares. Pois, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Os dados empíricos foram coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e com uma pesquisa semiestruturada, realizada com nove professores de Educação Física, formados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A organização dos dados foi feita conforme ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo, originando quatro questões orientadoras. Diante do exposto neste estudo, ficou evidente que o curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador formou até 1987, um contingente de professores de Educação Física, com práticas pedagógicas fundamentadas nas concepções da Educação Física tecnicista, em detrimento de uma Educação Física social. E na atualidade, existe uma necessidade urgente dos responsáveis pelo curso, reconhecerem sua importância libertando-os das amarras impostas pelo currículo mínimo, extremamente reducionista, e com uma visão redutora do ensino para o professor se tornar ativo, assumir ser um ator competente, admitir que sua prática não seja somente, um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas também, um espaço de produção de saberes específicos oriundos dessa mesma prática. Seu trabalho deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, portanto, de teorias de conhecimento e do saber fazer específico do ofício de um mediador.

Palavras-chave: Currículo. Formação profissional. Educação Física escolar.

Downloads 5069  5069  Tamanho do arquivo 911.07 KB  Plataforma Universidade do Estado da Bahia - UNEB  Site http://www.uneb.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Perfil do Professor do curso de graduação de Biologia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade La Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PIRES, Kelley Cristiny Pereira

As disciplinas Metodologia do Ensino Superior, Didática e Prática Pedagógica estão relacionadas, pois são essenciais à formação do docente, além de obrigatórias nos cursos de licenciatura. A determinação do perfil do docente e a discussão dos aspectos didáticos e metodológicos do professor nas disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas são o objetivo principal dessa pesquisa. Foi realizado um levantamento junto aos docentes do caso estudado. O Projeto da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) da UEG procura valorizar a formação dos professores/alunos, sob a visão de um professor reflexivo, em processo contínuo de capacitação, que deve ter competências mais amplas para lidar diretamente com o processo educacional. Os resultados demonstraram o perfil do atual docente do curso realizado.

Palavras-chave: Perfil docente. Licenciatura Plena Parcelada. Didática. Prática pedagógica. Ciências Biológicas.

Downloads 5665  5665  Tamanho do arquivo 830.50 KB  Plataforma Universidade Estadual de Goiás - UEG  Site http://www.ueg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? Uma análise a partir de su Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CESÁRIO, Priscila Menarin

Este trabalho monográfico busca a compreensão da imagem do profissional de crianças menores de 6 anos que atualmente está atrelada a tributos pessoais como “ter jeitinho” e “gostar de crianças” em detrimento de uma formação profissional intelectual e crítica. Para isso busca-se auxílio nas obras educacionais de Maria Montessori para investigar se em suas obras encontra-se esse mesmo ideal de professora que presenciamos atualmente.

Palavras-chave: Maria Montessori. Criança. Educação. Professor de educação infantil. Educação Infantil.

Downloads 4148  4148  Tamanho do arquivo 257.22 KB  Plataforma Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR  Site http://www.ufsc.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Software livre e as soluções Popular Versão: 2005
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SILVA, Ailton dos Santos; COLLELA, César; PINTO, Fernanda Silva; FRANCISCHETTE, Natanael

Uma solução eficaz para problemas encontrados em nossa sociedade e na economia de nosso país, o Software Livre em sua filosofia é uma demonstração de que podemos sim achar possibilidade para resolver nossos problemas, o Brasil tem potencial econômico e talentos bastando uma oportunidade, programas de código aberto que trouxeram soluções para empresas públicas, privadas e de terceiro setor demonstra que podemos modernizar organizações, implantar a inclusão digital e tornar esse país uma potência tecnológica.

Palavras-chave: Software Livre. Inclusão Digital. Empresas públicas. Organizações.

Downloads 4945  4945  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Carlos Drummond de Andrade  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A gestão da escola brasileira na contemporaneidade: algumas considerações Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas.

Palavras-Chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 1879  1879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site http://www.unissa.edu.br/website/
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A atuação do Conselho Escolar em uma escola pública de Campo Largo: limites e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JESUS, Cristiane Rodrigues de

Discussão da atuação do Conselho Escolar, baseada na análise de sua concepção e atuação em uma escola pública do município de Campo Largo-PR, com o propósito de verificar e analisar como o Conselho Escolar é formado e organizado na escola, bem como a concepção que a comunidade escolar possui no tocante à atuação do mesmo.

Palavras-chave: Conselho escolar. Políticas p úblicas. Gestão democrática. Centralização/Descentralização. Autonomia. Participação popular. Municipalização do Ensino. Escola pública. Ensino fundamental.

Downloads 29328  29328  Tamanho do arquivo 669.28 KB  Plataforma Faculdade Pe João Bagozzi  Site http://www.faculdadebagozzi.edu.br
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.

Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.

Downloads 13942  13942  Tamanho do arquivo 265.98 KB  Plataforma Faculdade Guairacá  Site http://www.faculdadeguairaca.com.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.

A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.

Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.

Downloads 15830  15830  Tamanho do arquivo 623.00 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior

O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.

Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.

Downloads 4816  4816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Goiás - UFG  Site http://www.ufg.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »