Categoria: Pedagogia Monografias |
Currículo, Formação Profissional e suas repercussões na Educação Física escolar |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FIGUEIREDO, Cleber de Jesus
O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar os componentes curriculares da escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, desde a sua fundação, em 1972, até a atualidade, as consequências para a formação profissional e quais os seus reflexos na Educação Física escolar. Como objetivos específicos elegeu-se caracterizar e analisar as concepções curriculares históricas, suas repercussões na formação profissional do professor de Educação Física desde a implantação da primeira escola civil de Educação Física no Brasil, na década de 1930, até o momento. Tomou-se como pressuposto teórico o método narrativo, a Antropologia Interpretativa e a relação da Educação Física com a cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com um caráter qualitativo que cumpre seu papel quando responde a questões muito particulares. Pois, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Os dados empíricos foram coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e com uma pesquisa semiestruturada, realizada com nove professores de Educação Física, formados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A organização dos dados foi feita conforme ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo, originando quatro questões orientadoras. Diante do exposto neste estudo, ficou evidente que o curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador formou até 1987, um contingente de professores de Educação Física, com práticas pedagógicas fundamentadas nas concepções da Educação Física tecnicista, em detrimento de uma Educação Física social. E na atualidade, existe uma necessidade urgente dos responsáveis pelo curso, reconhecerem sua importância libertando-os das amarras impostas pelo currículo mínimo, extremamente reducionista, e com uma visão redutora do ensino para o professor se tornar ativo, assumir ser um ator competente, admitir que sua prática não seja somente, um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas também, um espaço de produção de saberes específicos oriundos dessa mesma prática. Seu trabalho deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, portanto, de teorias de conhecimento e do saber fazer específico do ofício de um mediador.
Palavras-chave: Currículo. Formação profissional. Educação Física escolar.
|
5069 911.07 KB Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://www.uneb.br/ |
Categoria: Pedagogia Monografias |
A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.
Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.
|
13942 265.98 KB Faculdade Guairacá http://www.faculdadeguairaca.com.br/ |
Categoria: Pedagogia Monografias |
A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino |
Versão: DOC Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.
A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.
Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.
|
15830 623.00 KB Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest http://www.unioeste.br |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida |
Versão: DOC Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior
O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.
Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.
|
4816 0 bytes Universidade Federal de Goiás - UFG http://www.ufg.br/ |
|