Categoria: Pedagogia Monografias |
Educação em Saúde na Escola: Conhecimento de Alunos do Ensino Fundamental sobre Primeiros Socorros |
Versão: PDF Atualização: 7/2/2018 |
Descrição:
LIMA, Wesley Luiz Ferreira de
Educação em saúde é uma prática social, que vincula o alcance de conhecimentos e habilidades básicas que contribui para a formação da consciência crítica dos indivíduos em respeito aos seus problemas de saúde. O objetivo deste estudo foi de analisar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre primeiros socorros. Participaram do projeto 12 pessoas. O mesmo teve como ações, a aplicação de um pré-teste e pós-teste com questões objetivas, após foi realizado intervenções por meio de ações educativas sobre o tema, sendo que, ao final do projeto os participantes responderam a um questionário de avaliação. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de intervenção educativa e abordagem quantitativa. No período compreendido entre os meses de Setembro de 2017 a Outubro de 2017. Por meio desta pesquisa foi avaliado conhecimento já existentes dos estudantes, que se realizou através da averiguação dos conhecimentos atuais sobre noções de primeiros socorros. Com isso, educação em saúde na escola de primeiros socorros com os alunos do nono ano do ensino fundamental muitas vezes podem estar diminuindo o sofrimento, evitando complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas.
Palavras-chave: Ensino fundamental. Primeiros socorros. Educação em saúde.
|
592 0 bytes Unespar http:// |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Rádio e Internet: Uma nova perspectiva a serviço da Educação |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio
As tecnologias de Informação e Comunicação estão, a cada dia, mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios escolas como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.
Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.
|
3331 1.92 MB Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir http:// |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Rádio e Internet: perspectiva a serviço da educação Educa |
Versão: 2007 Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio
As tecnologias de Informação e Comunicação estão a cada dia mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios-escola como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.
Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.
|
3443 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http:// |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Proeja – um caminho para ressocialização de jovens e adultos privados temporariamente de liberdade |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JAKIMIU, Dulce Marly
O presente trabalho se concentra sobre a necessidade de qualificação profissional, como fator de sua ressocialização e reinserção na sociedade dita livre. Vemos que a educação profissional voltada para jovens e adultos presos deve ser vista com inúmeras ressalvas, mais até do que aquela destinada a jovens e adultos “livres”, pois necessitam ser vistas as necessidades especiais desses educandos, haja vista suas vidas tão conturbadas e que desembocaram numa atitude de desacordo com a sociedade e com a lei. Assim, pensa-se que ao jovem e ao adulto infrator uma educação profissional de qualidade renderia inúmeros bons frutos, na medida em que os direcionassem a uma profissão e a uma qualificação que os tornassem aptos a (re) ingressar no mundo do trabalho, porém, essa educação profissional deve ter ainda outra missão, qual seja, a de levar a esse individuo valores humanitários universais do trabalho no sentido de efetivar sua recuperação mediante a inversão de valores em que se encontra, motivo pelo qual, muitas vezes, escolheu a infração ao invés da escola ou outras atividades construtivas. Para isso se faz necessário políticas públicas bastante específicas no sentido de destinar espaços, recursos humanos e orçamentários para que o PROEJA, programa de educação profissional destinado exclusivamente a esses jovens e adultos com necessidades tão especiais, e ainda, um engajamento grande entre empresas, e parcerias como as que já vêm sendo feitas com os “sistema S”, dentre outras iniciativas no sentido de uma educação profissional formulada em grande estilo, e não sirva apenas como literatura, mas principalmente como instrumento efetivo de mudança social.
Palavras-chave: EJA. Prisão. Educação profissionalizante. Ressocialização. Reinserção social.
|
3450 239.76 KB Universidade Teconológica Federal do Paraná - UTFP http://www.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida |
Versão: DOC Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior
O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.
Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.
|
4816 0 bytes Universidade Federal de Goiás - UFG http://www.ufg.br/ |
|