Educadores

Ínicio : Pedagogia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Perfil do Professor do curso de graduação de Biologia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade La Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PIRES, Kelley Cristiny Pereira

As disciplinas Metodologia do Ensino Superior, Didática e Prática Pedagógica estão relacionadas, pois são essenciais à formação do docente, além de obrigatórias nos cursos de licenciatura. A determinação do perfil do docente e a discussão dos aspectos didáticos e metodológicos do professor nas disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas são o objetivo principal dessa pesquisa. Foi realizado um levantamento junto aos docentes do caso estudado. O Projeto da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) da UEG procura valorizar a formação dos professores/alunos, sob a visão de um professor reflexivo, em processo contínuo de capacitação, que deve ter competências mais amplas para lidar diretamente com o processo educacional. Os resultados demonstraram o perfil do atual docente do curso realizado.

Palavras-chave: Perfil docente. Licenciatura Plena Parcelada. Didática. Prática pedagógica. Ciências Biológicas.

Downloads 5665  5665  Tamanho do arquivo 830.50 KB  Plataforma Universidade Estadual de Goiás - UEG  Site http://www.ueg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Teleconferência Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FERRAZ, Ismael Rodrigues

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o ambiente de teleconferência, é um ambiente multimídia, que torna possível o compartilhamento de diversos espaços acústicos e visuais, juntamente com as aplicações atuais para as teleconferências, incluindo inicialmente o ensino à distância. Em seguida, as tecnologias para a implantação de aulas on-line à distância via Internet são avaliadas. Finalmente, uma análise das ferramentas usadas na videoconferência.

Downloads 8847  8847  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Rádio e Internet: Uma nova perspectiva a serviço da Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio

As tecnologias de Informação e Comunicação estão, a cada dia, mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios escolas como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.

Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.

Downloads 3331  3331  Tamanho do arquivo 1.92 MB  Plataforma  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.

A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.

Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.

Downloads 15831  15831  Tamanho do arquivo 623.00 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Violência na escola: uma análise de diferentes vozes e posições sociais Popular Versão: pdf
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAPRERA, Aline Luci Inácio

Estudo que buscou analisar o que profissionais na academia, repórteres em textos e revistas de divulgação na área de Educação e alunos de 4ª série têm a dizer sobre a violência na escola.

Palavras-chave: Violência escolar. Educação. Escola pública.

Downloads 2545  2545  Tamanho do arquivo 838.05 KB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21366/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Projeto político-pegagógico e planejamento estratégico: é possível? Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Andréa Tavares

A pesquisa monográfica tem por objetivo principal propor e discutir teoricamente o planejamento estratégico como ferramenta para o processo de planejamento do Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Planejamento educacional. Projeto Político-Pedagógico. Planejamento estratégico.

Downloads 2741  2741  Tamanho do arquivo 134.59 KB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21308
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Proeja – um caminho para ressocialização de jovens e adultos privados temporariamente de liberdade Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JAKIMIU, Dulce Marly

O presente trabalho se concentra sobre a necessidade de qualificação profissional, como fator de sua ressocialização e reinserção na sociedade dita livre. Vemos que a educação profissional voltada para jovens e adultos presos deve ser vista com inúmeras ressalvas, mais até do que aquela destinada a jovens e adultos “livres”, pois necessitam ser vistas as necessidades especiais desses educandos, haja vista suas vidas tão conturbadas e que desembocaram numa atitude de desacordo com a sociedade e com a lei. Assim, pensa-se que ao jovem e ao adulto infrator uma educação profissional de qualidade renderia inúmeros bons frutos, na medida em que os direcionassem a uma profissão e a uma qualificação que os tornassem aptos a (re) ingressar no mundo do trabalho, porém, essa educação profissional deve ter ainda outra missão, qual seja, a de levar a esse individuo valores humanitários universais do trabalho no sentido de efetivar sua recuperação mediante a inversão de valores em que se encontra, motivo pelo qual, muitas vezes, escolheu a infração ao invés da escola ou outras atividades construtivas. Para isso se faz necessário políticas públicas bastante específicas no sentido de destinar espaços, recursos humanos e orçamentários para que o PROEJA, programa de educação profissional destinado exclusivamente a esses jovens e adultos com necessidades tão especiais, e ainda, um engajamento grande entre empresas, e parcerias como as que já vêm sendo feitas com os “sistema S”, dentre outras iniciativas no sentido de uma educação profissional formulada em grande estilo, e não sirva apenas como literatura, mas principalmente como instrumento efetivo de mudança social.

Palavras-chave: EJA. Prisão. Educação profissionalizante. Ressocialização. Reinserção social.

Downloads 3450  3450  Tamanho do arquivo 239.76 KB  Plataforma Universidade Teconológica Federal do Paraná - UTFP  Site http://www.utfpr.edu.br
Avaliação: 3.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Escola pública de tempo integral: a experiência dos CIEPs em Americana - SP Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Thaís Christine Chagas de

Esta monografia trata da experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) de São Paulo, que são escolas de turno único voltadas principalmente a crianças oriundas das camadas mais pobres e carentes da população. O propósito deste trabalho é apresentar conceitos relacionados à Educação Integral, características próprias do funcionamento dos CIEPs e questões relacionadas à gestão dessas escolas de tempo integral, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Palavras Chave: Escola pública. Escola integral. Políticas públicas.

Downloads 6441  6441  Tamanho do arquivo 1.27 MB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21352
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A atuação do Conselho Escolar em uma escola pública de Campo Largo: limites e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JESUS, Cristiane Rodrigues de

Discussão da atuação do Conselho Escolar, baseada na análise de sua concepção e atuação em uma escola pública do município de Campo Largo-PR, com o propósito de verificar e analisar como o Conselho Escolar é formado e organizado na escola, bem como a concepção que a comunidade escolar possui no tocante à atuação do mesmo.

Palavras-chave: Conselho escolar. Políticas p úblicas. Gestão democrática. Centralização/Descentralização. Autonomia. Participação popular. Municipalização do Ensino. Escola pública. Ensino fundamental.

Downloads 29328  29328  Tamanho do arquivo 669.28 KB  Plataforma Faculdade Pe João Bagozzi  Site http://www.faculdadebagozzi.edu.br
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Currículo, Formação Profissional e suas repercussões na Educação Física escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Cleber de Jesus

O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar os componentes curriculares da escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, desde a sua fundação, em 1972, até a atualidade, as consequências para a formação profissional e quais os seus reflexos na Educação Física escolar. Como objetivos específicos elegeu-se caracterizar e analisar as concepções curriculares históricas, suas repercussões na formação profissional do professor de Educação Física desde a implantação da primeira escola civil de Educação Física no Brasil, na década de 1930, até o momento. Tomou-se como pressuposto teórico o método narrativo, a Antropologia Interpretativa e a relação da Educação Física com a cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com um caráter qualitativo que cumpre seu papel quando responde a questões muito particulares. Pois, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Os dados empíricos foram coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e com uma pesquisa semiestruturada, realizada com nove professores de Educação Física, formados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A organização dos dados foi feita conforme ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo, originando quatro questões orientadoras. Diante do exposto neste estudo, ficou evidente que o curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador formou até 1987, um contingente de professores de Educação Física, com práticas pedagógicas fundamentadas nas concepções da Educação Física tecnicista, em detrimento de uma Educação Física social. E na atualidade, existe uma necessidade urgente dos responsáveis pelo curso, reconhecerem sua importância libertando-os das amarras impostas pelo currículo mínimo, extremamente reducionista, e com uma visão redutora do ensino para o professor se tornar ativo, assumir ser um ator competente, admitir que sua prática não seja somente, um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas também, um espaço de produção de saberes específicos oriundos dessa mesma prática. Seu trabalho deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, portanto, de teorias de conhecimento e do saber fazer específico do ofício de um mediador.

Palavras-chave: Currículo. Formação profissional. Educação Física escolar.

Downloads 5070  5070  Tamanho do arquivo 911.07 KB  Plataforma Universidade do Estado da Bahia - UNEB  Site http://www.uneb.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »