Categoria: Pedagogia Monografias |
Rádio e Internet: Uma nova perspectiva a serviço da Educação |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio
As tecnologias de Informação e Comunicação estão, a cada dia, mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios escolas como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.
Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.
|
3331 1.92 MB Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir http:// |
Categoria: Pedagogia Monografias |
A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino |
Versão: DOC Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.
A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.
Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.
|
15831 623.00 KB Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest http://www.unioeste.br |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Proeja – um caminho para ressocialização de jovens e adultos privados temporariamente de liberdade |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JAKIMIU, Dulce Marly
O presente trabalho se concentra sobre a necessidade de qualificação profissional, como fator de sua ressocialização e reinserção na sociedade dita livre. Vemos que a educação profissional voltada para jovens e adultos presos deve ser vista com inúmeras ressalvas, mais até do que aquela destinada a jovens e adultos “livres”, pois necessitam ser vistas as necessidades especiais desses educandos, haja vista suas vidas tão conturbadas e que desembocaram numa atitude de desacordo com a sociedade e com a lei. Assim, pensa-se que ao jovem e ao adulto infrator uma educação profissional de qualidade renderia inúmeros bons frutos, na medida em que os direcionassem a uma profissão e a uma qualificação que os tornassem aptos a (re) ingressar no mundo do trabalho, porém, essa educação profissional deve ter ainda outra missão, qual seja, a de levar a esse individuo valores humanitários universais do trabalho no sentido de efetivar sua recuperação mediante a inversão de valores em que se encontra, motivo pelo qual, muitas vezes, escolheu a infração ao invés da escola ou outras atividades construtivas. Para isso se faz necessário políticas públicas bastante específicas no sentido de destinar espaços, recursos humanos e orçamentários para que o PROEJA, programa de educação profissional destinado exclusivamente a esses jovens e adultos com necessidades tão especiais, e ainda, um engajamento grande entre empresas, e parcerias como as que já vêm sendo feitas com os “sistema S”, dentre outras iniciativas no sentido de uma educação profissional formulada em grande estilo, e não sirva apenas como literatura, mas principalmente como instrumento efetivo de mudança social.
Palavras-chave: EJA. Prisão. Educação profissionalizante. Ressocialização. Reinserção social.
|
3450 239.76 KB Universidade Teconológica Federal do Paraná - UTFP http://www.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Currículo, Formação Profissional e suas repercussões na Educação Física escolar |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FIGUEIREDO, Cleber de Jesus
O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar os componentes curriculares da escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, desde a sua fundação, em 1972, até a atualidade, as consequências para a formação profissional e quais os seus reflexos na Educação Física escolar. Como objetivos específicos elegeu-se caracterizar e analisar as concepções curriculares históricas, suas repercussões na formação profissional do professor de Educação Física desde a implantação da primeira escola civil de Educação Física no Brasil, na década de 1930, até o momento. Tomou-se como pressuposto teórico o método narrativo, a Antropologia Interpretativa e a relação da Educação Física com a cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com um caráter qualitativo que cumpre seu papel quando responde a questões muito particulares. Pois, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Os dados empíricos foram coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e com uma pesquisa semiestruturada, realizada com nove professores de Educação Física, formados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A organização dos dados foi feita conforme ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo, originando quatro questões orientadoras. Diante do exposto neste estudo, ficou evidente que o curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador formou até 1987, um contingente de professores de Educação Física, com práticas pedagógicas fundamentadas nas concepções da Educação Física tecnicista, em detrimento de uma Educação Física social. E na atualidade, existe uma necessidade urgente dos responsáveis pelo curso, reconhecerem sua importância libertando-os das amarras impostas pelo currículo mínimo, extremamente reducionista, e com uma visão redutora do ensino para o professor se tornar ativo, assumir ser um ator competente, admitir que sua prática não seja somente, um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas também, um espaço de produção de saberes específicos oriundos dessa mesma prática. Seu trabalho deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, portanto, de teorias de conhecimento e do saber fazer específico do ofício de um mediador.
Palavras-chave: Currículo. Formação profissional. Educação Física escolar.
|
5070 911.07 KB Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://www.uneb.br/ |
|