Jogo educativo que permitisse ao jogador aprender os conceitos básicos sobre a composição da matéria através da tarefa de construir partículas subatômicas a partir de seus constituintes mais fundamentais. O ponto de partida do jogo baseia-se na ideia de miniaturização do jogador para o nível subatômico. Esta abordagem permite a observação e interação direta com as partículas sem que a viabilidade prática dessas ações seja questionada. Uma vez que a miniaturização é claramente um elemento de fantasia do jogo, isso elimina a possibilidade de alunos acreditarem na miniaturização como uma solução científica para observar e interagir com as partículas. A história do jogo aproveita como tema central as atuais notícias científicas sobre a exploração do planeta Marte, apresentando a manipulação da estrutura elementar da matéria como um passo seguinte na preparação da colonização deste planeta. O objetivo principal serve como justificativa para todas as missões do jogo, desde a calibragem dos instrumentos miniaturizados, até a produção de novos elementos necessários para a colonização. Essa história fornece uma coerência e senso de propósito para as fases do jogo, que são apresentadas como etapas necessárias da preparação do ambiente do planeta, ao invés de simplesmente apresentar missões isoladas sem relação entre si. Isso garante a motivação do jogador para cumprir as diversas missões até atingir o seu objetivo final.
A simulação permite controlar a ação de um pistão numa câmara de pressão cheia de um gás ideal. O gás é caracterizado pelas variáveis: temperatura, volume, pressão e Mol (peso molecular). Há três possíveis experiências, uma a volume constante, outra a temperatura constante e a terceira usando a lei dos gases ideais.
Uso de cinemática para controlar semáforos e diminuir congestionamentos. Escrito em inglês. Permite mudar velocidades, acelerações dos carros e tempos dos semáforos.
Uma família observa a chuva caindo acompanhada de granizo. O filho pergunta a mãe como se formam os granizos. A mãe explica a formação e como a tecnologia está sendo usada para se combater este fenômeno meteorológico. Chega o irmão mais velho e pede ao irmão e a mãe que calculem a quantidade de calor que o granizo tem que absorver para mudar de estado e chegar à temperatura ambiente.
O objetivo da simulação é conhecer os símbolos convencionais utilizados para representar os diferentes componentes de um circuito elétrico simples e aprender a esquematizar circuitos.