Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.
Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.
|
5878 0 bytes UNIVERSIDADE DE UBERABA http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A arte de disciplinar Jogando Capoeira em Projetos sócio-educacionais |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
PENTEADO JUNIOR, Wilson Rogério
A proposta deste estudo é contribuir com a bibliografia existente sobre a capoeira explorando uma temática ainda não estudada: analisar a capoeira enquanto prática educativa aplicada em projetos sócio-educacionais que amparam crianças e jovens em situação de exclusão social. Neste contexto, a capoeira é entendida como um meio, e não como um fim em si mesmo, que contribui para a formação cidadã de seus praticantes. Este fenômeno se explica pela própria concepção que mestres e monitores de capoeira possuem acerca desta prática, entendendo-a como filosofia de vida. Filosofia esta que se faz mediante princípios morais valorizados na convivência do homem em sociedade tais como: respeito mútuo, auto-controle, cooperação, disciplina, obediência, destreza, agilidade etc. Assim sendo, considerando tais princípios, busco neste estudo analisar de que forma eles atingem as crianças e jovens dos projetos observados e quais são suas efetivas contribuições na formação destes futuros cidadãos. Organizado em duas partes, este estudo apresenta, primeiramente, uma sólida discussão sobre a trajetória da capoeira no Brasil ancorada em competentes estudos antropológicos e historiográficos e, posteriormente, analisa o fenômeno da capoeira ensinada a crianças e jovens freqüentadores dos projetos sócio-educacionais observados.
|
1252 0 bytes Departamento de Antropologia Social do Instituto d http://www.antropologia.com.br/divu/divu43_trab.htm |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias.
Palavras-chave: Capoeira. Prática docente. Projeto histórico socialista.
|
5696 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A cultura do Fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer n |
Versão: Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
OLIVEIRA, Rogério Massarotto
O problema de pesquisa, ora em evidência, foi elaborado a partir da questão sobre quais as possíveis relações entre a cultura do fandango enquanto manifestação da cultura popular e os mundos do trabalho e do lazer para seus praticantes no litoral do Estado do Paraná. Dessa forma, este trabalho diz respeito mais profundamente, à complexa, rica e contraditória cultura do fandango, enquanto manifestação da cultura popular, tratando-se de um recorte sobre as possíveis aproximações entre trabalho, cultura popular e lazer.
Palavras-chave: Trabalho. Cultura popular. Lazer.
|
7553 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A Educação Física do ginásio paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construç |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto
Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos.
Palavras-chave: História das Disciplinas escolares. História da Educação Física escolar. Educação Física no ensino secundário.
|
7247 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://www.boletimef.org |
|