Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato
Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.

Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.

Downloads 5878  5878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DE UBERABA  Site http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Síndrome de burnout no esporte : a visão de técnicos de tênis de campo Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CHIMINAZZO, João Guilherme Cren

A síndrome de burnout, conhecida como síndrome do esgotamento físico, psíquico e emocional, acomete pessoas de diversas áreas profissionais. No esporte, é comum constatar tanto profissionais quanto atletas em esgotamento. A síndrome de burnout é o eixo central desta pesquisa realizada com técnicos de tênis de campo sobre sua percepção com atletas acometidos pela síndrome. Para o presente estudo adotou-se a tradução do termo burnout para esgotamento. O objetivo do estudo foi pesquisar as opiniões dos técnicos de tênis de campo, a respeito da síndrome de burnout em atletas infanto-juvenis e profissionais na referida modalidade. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa, optando pela análise de conteúdo para a categorização dos dados obtidos com os questionários.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Esportes. Tênis de campo.


Downloads 4000  4000  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A ação do professor de Ensino Superior na Educação Física Adaptada: construção mediada pelos aspecto Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Rita de Fátima da

A ação do professor do ensino superior é decisiva no direcionamento das disciplinas acadêmicas. Essa ação é construída envolta em elementos que a influenciam. Dessa forma, a preocupação nesse estudo foi com a questão da ação do professor enquanto decisiva para atribuição de identidade à disciplina Educação Física Adaptada, fazendo assim o seu direcionamento, bem como os aspectos que podem contribuir para a construção dessa ação.

Palavras-chave: Professores. Ação educativa. Formação profissional. Deficiência. Educação Física.

Downloads 8197  8197  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A análise do jogo em futebol: Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Pedro Miguel Moreira Oliveira e

Atualmente, o nível competitivo alcançado pelo Futebol profissional tem exigido níveis de performance cada vez mais elevados. Neste sentido, o desempenho das equipas em treino e competição tem sido analisado ao pormenor. Uma das formas que tem sido utilizada para monitorizar a performance em Futebol é a análise do jogo. Para os treinadores, a análise das prestações da sua equipa e da equipa adversária tem-se assumido como uma fonte de informação importante na regulação do processo de treino. Com o presente trabalho, pretendeu-se caracterizar as percepções de treinadores de Futebol da I.a Liga Portuguesa, relativamente à operacionalização do processo de análise do jogo da sua equipa e das equipas adversárias (scouting) nos seus clubes. Neste contexto, os objectivos do estudo foram traçados no sentido de conhecer: (1) a importância da análise do jogo; (2) a frequência da sua realização; (3) as principais pessoas envolvidas; (4) os instrumentos e métodos utilizados; (5) a importância atribuída pelos treinadores a diferentes eixos de análise; (6) os principais meios de transmissão da informação à equipa; e (7) a valorização atribuída ao Modelo de Jogo na construção de um instrumento de AJ.

Palavras-chave: Futebol. Observação. Análise do jogo. Scouting. Comunicação da informação. Performance.

Downloads 6776  6776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Técnica de Lisboa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A arte de disciplinar Jogando Capoeira em Projetos sócio-educacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
PENTEADO JUNIOR, Wilson Rogério

A proposta deste estudo é contribuir com a bibliografia existente sobre a capoeira explorando uma temática ainda não estudada: analisar a capoeira enquanto prática educativa aplicada em projetos sócio-educacionais que amparam crianças e jovens em situação de exclusão social. Neste contexto, a capoeira é entendida como um meio, e não como um fim em si mesmo, que contribui para a formação cidadã de seus praticantes. Este fenômeno se explica pela própria concepção que mestres e monitores de capoeira possuem acerca desta prática, entendendo-a como filosofia de vida. Filosofia esta que se faz mediante princípios morais valorizados na convivência do homem em sociedade tais como: respeito mútuo, auto-controle, cooperação, disciplina, obediência, destreza, agilidade etc. Assim sendo, considerando tais princípios, busco neste estudo analisar de que forma eles atingem as crianças e jovens dos projetos observados e quais são suas efetivas contribuições na formação destes futuros cidadãos. Organizado em duas partes, este estudo apresenta, primeiramente, uma sólida discussão sobre a trajetória da capoeira no Brasil ancorada em competentes estudos antropológicos e historiográficos e, posteriormente, analisa o fenômeno da capoeira ensinada a crianças e jovens freqüentadores dos projetos sócio-educacionais observados.



Downloads 1252  1252  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Antropologia Social do Instituto d  Site http://www.antropologia.com.br/divu/divu43_trab.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires

A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias.

Palavras-chave: Capoeira. Prática docente. Projeto histórico socialista.



Downloads 5696  5696  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A conduta e o estilo de ensino/treino dos treinadores: a quadra como um estudo de casos Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
BRUNO, Gincarlo Bazarele Machado

Este estudo foi realizado durante a fase pré-competitiva dos 45° Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Teve como objetivo investigar a conduta e estilo de ensino/treino de treinadores dos esportes de quadra da cidade de Blumenau que disputariam os JASC. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa multicasos de caráter descritivo exploratório.

Palavras-chave: Treinadores. Estilo de ensino/treino. Conduta. Esportes de quadra.

Downloads 2462  2462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A constituição de um sub campo do esporte: o caso do Taekwondo Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PIMENTA, Thiago Farias da Fonseca

As artes marciais hoje, constituem-se em atividades que, em sua maioria, respondem como modalidade esportiva. O presente trabalho discute a relação de uma dessas manifestações corporais, o Taekwondo, com o esporte moderno buscando-se identificar os fatores históricos, sociais, econômicos e políticos envolvidos em seu processo de esportivização e procurar evidências de uma ruptura entre os valores filosóficos orientais para o esporte de combate mais praticado no mundo, presente no quadro de modalidades de demonstração desde os jogos olímpicos de Seul em 1988 e inserido no quadro oficial de modalidades olímpicas desde o ano de 2000 nos jogos olímpicos de Sydney.

Palavras-chave: Esporte. Taekwondo. Campo. Configuração.

Downloads 4514  4514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A cultura do Fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer n Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
OLIVEIRA, Rogério Massarotto

O problema de pesquisa, ora em evidência, foi elaborado a partir da questão sobre quais as possíveis relações entre a cultura do fandango enquanto manifestação da cultura popular e os mundos do trabalho e do lazer para seus praticantes no litoral do Estado do Paraná. Dessa forma, este trabalho diz respeito mais profundamente, à complexa, rica e contraditória cultura do fandango, enquanto manifestação da cultura popular, tratando-se de um recorte sobre as possíveis aproximações entre trabalho, cultura popular e lazer.

Palavras-chave: Trabalho. Cultura popular. Lazer.

Downloads 7553  7553  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A Educação Física do ginásio paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construç Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto

Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos.

Palavras-chave: História das Disciplinas escolares. História da Educação Física escolar. Educação Física no ensino secundário.

Downloads 7247  7247  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 »