Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A educação física na rede pública do município de São João da Boa Vista - SP e o portador de necessi |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o presente estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Constituições do Brasil, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos nacionais e internacionais referentes ao desenvolvimento da educação, educação especial e educação física. Como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.
|
623 0 bytes Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP http://boletimef.org/biblioteca/358/Florence-Dissertacao |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Classe Especial: os desafios dos professores de Educação |
Versão: pdf Atualização: 16/12/2011 |
Descrição:
FEIJÓ, Gabriel de Oliveira
O presente estudo seguiu os procedimentos da pesquisa etnográfica (WOODS, 1998). Objetivou identificar e caracterizar como a educação física intervém junto às classes especiais que, até fevereiro de 2010, eram chamadas de classes especiais de Condutas Típicas, em um município do norte do Paraná, tendo por base os preceitos da escola inclusiva; caracterizar os documentos que fundamentam e regulamentam a intervenção da educação física junto às classes de condutas típicas; e caracterizar as condições dos alunos classificados dentro do quadro de condutas típicas nas escolas do município participante. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas para garantir a amplitude da análise: 1) Análise documental; 2) Entrevista recorrente; e 3) Observação e Filmagem das aulas de Educação Física. Os resultados apontaram a imprecisão na caracterização do aluno com Condutas Típicas e a secundarização do atendimento destes alunos nas aulas de Educação Física. As aulas foram planejadas de acordo com o conceito da Cultura Corporal de Movimento, porém dirigidas refletindo a perpetuação do modelo tecnicista e performático, que não prioriza uma possível visão e compreensão cultural e diversa dos movimentos. O movimento de inclusão dos alunos em nenhum momento promoveu o rompimento de preconceitos enraizados socialmente, mas sim afirmou o caráter ultrageneralizador e negativo do esteriótipo atribuído aos alunos da classe especial. O fato dos alunos não demandarem adaptações curriculares ou procedimentais e apresentarem um desempenho igual ou melhor que os alunos da classe regular não foi suficiente para valorizá-los, pois suas capacidades e habilidades não superaram a classificação como deficientes e a utilização de uma pedagogia disciplinadora.
Palavras-chave: Educação Especial, Educação Física, Classe Especial, Inclusão, Condutas Típicas.
|
731 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Por uma Educação Física histórica e crítica |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
CARARO, Luciane Gorete
Este trabalho é um estudo com intervenção que buscou avançar na análise e entendimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia de ensino em Educação Física escolar, buscando constatar a possibilidade ou não dessas duas dimensões teórico-práticas se aproximarem. Partimos da compreensão das questões didáticas e metodológicas em Educação Física, fazendo uma análise desse campo de estudos e suas produções. Por meio de uma retomada histórica, teórica e metodológica, reconhecemos os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a confirmação prática dessa possível relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, a modalidade de pesquisa utilizada foi uma intervenção de ensino, com a execução, pela pesquisadora, de aulas de Educação Física, metodologicamente orientadas. Após a execução da prática docente, foi feita a análise e interpretação dos resultados, coletados por meio de um diário de campo. O aporte teórico para acomposição do trabalho foi o materialismo histórico e dialético. Concluímos, que é possível e necessária uma ação docente em Educação Física escolar sob os princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica.
Palavras-chave: Educação Física; Pedagogia Histórico-Crítica; Metodologia de ensino.
|
777 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2869/Por-uma-educacao-fisica-historica-e-critica |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Novos atores em cena nos estudos do lazer no Brasil: possíveis diálogos a partir da teoria configura |
Versão: PDF Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
REIS, Leoncio José de Almeida Nos últimos anos, notadamente a partir da década de 1990, constatou-se um elevado crescimento na produção científica no campo dos estudos do lazer no Brasil. Considerando esse aumento, cresceu também a necessidade de desenvolvimento de pesquisas com o objetivo de avaliar aquilo que vem sendo produzido. É nessa categoria que se enquadra o presente estudo, cuja principal finalidade é expor e discutir o conhecimento produzido por pesquisadores com ampla publicação científica na área dos estudos do lazer no Brasil: Victor Andrade de Melo, Christianne Luce Gomes e Fernando Mascarenhas. Os referidos nomes foram eleitos a partir de um levantamento quantitativo realizado no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, no Currículo da Plataforma Lattes e no sistema de classificação de periódico do programa QUALIS, o qual identificou pesquisadores doutores vinculados a grupos de pesquisas com elevada produção acadêmica sobre o tema lazer. Procurou-se, posteriormente ao levantamento, expor e discutir as principais produções dos autores selecionados, buscando estabelecer, em certos momentos, diálogos com a sociologia configuracional, principal referência teórica desse estudo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exclusivamente bibliográfico, que procura refletir sobre conhecimentos produzidos pelos autores selecionados, fundamentando-se essencialmente em obras do sociólogo Norbert Elias. Verificou-se que as concepções de lazer encontrada nas obras dos autores selecionados divergem substancialmente uma das outras, embora possuam elas traços em comuns, principalmente no que se refere ao entendimento de que o lazer pode ser um instrumento para a transformação social. Constatou-se que o direcionamento investigativo dado por cada pesquisador a suas pesquisas também não eram semelhantes entre si. Embora existissem temáticas que foram contempladas mesmo que sutilmente por todos os autores, os temas centrais de pesquisa de cada um deles não tinham a mesma orientação. Nenhuma das abordagens apresentadas se aproximavam da concepção de lazer verificada na teoria configuracional: nenhuma delas colocava a discussão das emoções e do prazer em evidência na análise como esta última o fazia. Foi possível perceber em algumas das pesquisas investigadas afirmações e comentários que podem ser traduzidos, sob uma análise configuracional, como resultantes de uma postura envolvida, o que propiciou o estabelecimento de um debate em deferência a essa questão.
Palavras-chave: Lazer. Estudos do lazer no Brasil. Teoria configuracional.
|
781 0 bytes Departamento de Educação Física, Setor de Ciências |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em Educ |
Versão: pdf Atualização: 9/7/2010 |
Descrição:
LIMA, Francis Madlener de
Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizou-se inicialmente uma breve revisão das principais ideias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Homossexualidade.
|
835 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na Educação Física do Colégio Agrícola S |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
POCERA, Joverci Antonio
Durante muito tempo acreditou-se que todo tipo de jogo era importante para promover cooperação, integração e união das pessoas. Hoje ainda é bastante comum encontrar nas escolas projetos descritos com a famosa frase através desses jogos pretendemos promover integração entre nossos alunos. Uma vez aprovado, a direção reúne os professores para organizar jogos com disputa acirrada entre as séries. Atitudes como estas também ocorrem diariamente nas aulas de Educação Física escolar ofuscadas pelo discurso da necessidade da competição para motivar os alunos. Por meio desta pesquisa realizada entre os alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, procuramos identificar de que forma poderemos trabalhar os jogos para exercitar a cidadania, a ética e os demais valores indispensáveis na formação do caráter que promove a integração e a socialização dos alunos das diferentes turmas da escola. As técnicas apresentadas evitam que os alunos sejam separados em grupos, duelando entre si para obter uma vitória (maior número de pontos), incentivados por uma platéia com os mesmos ideais, onde o mais importante é vencer o outro não importando as armas utilizadas. Esta estratégia promove apenas a disseminação dos ideais propagados pelo poder dominante e a elitização do esporte, deixando de lado pessoas com limitação de desempenho físico.
Palavras-chave: Jogo. Competição. Cooperação. Educação Física.
|
876 0 bytes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http:// |
|