Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O Planeamento e a Periodização do Treino em Futebol: Um estudo realizado em clubes da Superliga Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SANTOS, Pedro Manuel de Oliveira

A organização do treino em Futebol é um processo metodológico e pedagógico complexo, que visa obtenção de elevados desempenhos competitivos pelas equipas e jogadores. Neste contexto, o planeamento e a periodização constituem-se como fases cruciais directamente implicadas na eficácia, consistência e qualidade do jogo das equipes. Com o presente trabalho pretendeu-se estudar as concepções de planeamento e periodização que os treinadores das equipas da Superliga contemplam. Neste âmbito, procurou-se investigar (i) a valorização atribuída ao modelo de jogo no processo de treino e jogo, (ii) a importância e relação das dimensões “táctico-técnica” e “física” no processo de treino, bem como, da dinâmica da “carga”, (iii) a especificidade do processo de treino, (iv) as características gerais da padronização semanal, e (v) a constituição das equipas técnicas.

Palavras-chave: Futebol. Treino. Planejamento e periodização. Especificidade. Padronização semanal. Equipes Técnicas.

Downloads 45644  45644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Técnica de Lisboa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e Esporte: uma visão na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

O estudo realizado objetiva discutir algumas questões presentes nas relações entre a Educação Física Escolar e o Esporte, enquanto elemento de Educação, no espaço da Escola Pública de 1o grau, especialmente no período de 5a a 8a série. Aborda-se sobre a crise da Educação Física identificando-a com um contexto maior; faz-se o caminho inverso do geral para o particular, da crise da sociedade, dos seus diferentes sistemas, da escola e da Educação Física. A linha básica de argumentação foi de início discutir sobre as possibilidades de Educação, evidenciando a escola como principal instituição formal, onde se dá a Educação das pessoas, embora reconheça-se não ser a única forma de se educar. O Esporte é destacado como elemento de Educação em algumas instituições não-formais, onde aponta-se para as limitações existentes; quer seja pela elitização nos clubes esportivos (número reduzidos de pessoas), ou pelo excesso de informalidade com que o Esporte é desenvolvido nos programas e projetos esportivos públicos (enfatizado apenas no aspecto lúdico). Busca-se subsídios para estabelecer a discussão entre Educação Física e Esporte e tenta-se relacioná-los.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Esporte. Escola pública.

Downloads 15781  15781  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARZINEK, Adriano

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças motivacionais intrínsecas e extrínsecas entre os sexos masculino e feminino das 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio para a prática das aulas de Educação Física. Entende-se por motivação intrínseca o interesse do indivíduo pelos aspectos inerentes à atividade, e por motivação extrínseca a execução da tarefa visando recompensas externas a ela. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva. A amostra foi composta de 279 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio do colégio Branca da Mota Fernandes do município de Maringá-PR, que se dispuseram a participar da pesquisa. O nstrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996); trata-se de um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca.

Downloads 13345  13345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Esporte Escolar: razão e significados Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LETTNIN, Carla da Conceição

O presente estudo, do tipo descritivo exploratório, destinou-se a avaliar o funcionamento, a razão e os significados da implementação das Práticas Esportivas Extracurriculares (PEE) nas escolas da rede particular de Pelotas-RS, a partir da estrutura física e recursos humanos, estrutura pedagógica e financeira existentes em cada instituição. Nove diretores e nove coordenadores do esporte responderam a um questionário com questões pertinentes ao estudo. Após esta etapa, foram selecionadas duas escolas para caracterizar estas atividades de forma mais aprofundada, realizando-se entrevista semiestruturada com todos os professores – dezesseis - responsáveis pelas modalidades esportivas.


Palavras-chave: Esporte escolar. Formação educacional. Prática esportiva extracurricular.

Downloads 12773  12773  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CARLAN, Paulo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o “objeto da pesquisa”, num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.

Downloads 11970  11970  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Voleibol de Praia: uma análise sociológica da História da modalidade (1982 - 2003) Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
AFONSO, Gilmar Francisco

A história recente do Vôlei de Praia tem sido marcada por uma crescente profissionalização, espetacularização e mercantilização. A partir desse contexto, este estudo realizou uma análise sociológica da história da modalidade. A problemática central girou em torno do desenvolvimento internacional do Vôlei de Praia ter ocorrido no Brasil ao invés dos EUA. Como hipótese, apresentou-se que a estrutura do subcampo Vôlei de Praia desde a modernidade da modalidade vem sendo determinada pela disputa de duas instituições, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Association of Volleyball Professional (AVP), a luta pelo poder determinou estratégias de transformação e o Brasil foi o espaço estratégico privilegiado para que a FIVB, detentora de capital específico com atitudes ora de conservação ora de subversão, passasse a controlar esse subcampo. Os objetivos traçados foram investigar o processo sociológico, ou seja, como e por que o Brasil (e não os EUA) passou a ser o local onde o Vôlei de Praia se transformou em show business internacional, analisar as configurações entre os agentes/estruturas que compõem o campo em questão e possibilitar possíveis contribuições para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Voleibol. Voleibol de Praia. História e Sociologia do Esporte. Espetacularização. Profissionalização.

Downloads 10506  10506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Torcida organizada Os Fanáticos: relacionamentos e sociabilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
HANSEN, Viviane

Perpassando o olhar sobre o futebol como esporte espetáculo, percebe-se a torcida como um dos elementos pertencentes a esse meio. A maioria dos Clubes profissionais de futebol possui uma torcida organizada. Focadas pela mídia como formadoras de belas festas e também como promotoras de vários atos violentos, as organizadas são vistas por esses segmentos apenas superficialmente. É sobre isso que trata este trabalho, cuja pesquisa buscou ir além dos aspectos visíveis da torcida, por meio da observação do cotidiano de uma torcida organizada curitibana, qual seja, a Torcida Organizada Os Fanáticos. Percebendo a instituição como um todo, uma questão que chamou bastante atenção foi a interação entre os diversos membros formadores de vários subgrupos dentro do grande grupo. Descreve-se também, os cenários da cidade que compõe os pedaços ocupados pela Torcida Organizada e seus principais símbolos de reconhecimento da torcida e como eles são utilizados no dia a dia e nos rituais desenvolvidos pelo grupo. Através de uma pesquisa etnográfica, foi possível registrar, nas páginas que se seguem, capítulos que relatam a sociabilidade entre os membros da torcida e entre os atores que fazem parte do âmbito futebolístico.

Palavras-chave: Torcida organizada. Sociabilidade. Futebol.

Downloads 8692  8692  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação inclusiva de alunos com deficiência física: problematizando o corpo no contexto escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FINGER, Alenia Varela

O presente estudo, inserido na Linha de Pesquisa Educação Especial, visou roblematizar o papel do Corpo na perspectiva da Educação Inclusiva, contextualizando-o na realidade de alunos com deficiência física, incluídos em séries iniciais da rede municipal de Caxias do Sul, RS. Para tanto, realizamos inicialmente a busca teórica a fim de revisitar diferentes perspectivas acerca do corpo, bem como aproximá-las das discussões relacionadas à Educação Inclusiva. Com a intenção de apreender concepções e atitudes dos professores participantes da pesquisa em relação ao corpo e a educação inclusiva e identificar as condições de acessibilidade referentes ao espaço físico das escolas pesquisadas, realizamos um estudo do tipo exploratório. A pesquisa de campo aconteceu nas escolas municipais de Caxias do Sul, RS, que possuíam alunos com deficiência física – limitação da mobilidade (cadeirantes), incluídos em classes comuns de séries iniciais, sendo os participantes da pesquisa as cinco escolas e as cinco professoras dos referidos alunos, apontados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, aplicada aos professores, a observação sistemática do espaço físico escolar e o diário de campo. Os dados obtidos com as entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo e, juntamente com os dados apreendidos nas observações, foram abordados de forma quantiqualitativa. Atendendo aos objetivos propostos, identificamos, em relação aos professores, concepções e atitudes positivas frente ao corpo e à inclusão, predominantemente, ainda, que em algumas situações minoritárias evidenciamos o pensamento fragmentário do indivíduo em corpo/mente, sem a aproximação do corpo às práticas em sala de aula; quanto ao corpo dos alunos incluídos, identificamos sentimentos iniciais de medo e ansiedade, mas que foram revertidos com o conhecimento das limitações físicas dos alunos e posterior aproximação. A inclusão, de forma geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos exclusivistas através do corpo foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação ao aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável o esforço por parte das escolas através de situações de adaptação, estas estão limitadas à uma mobilidade relativa, com a construção de rampas, mas a autonomia dos alunos é comprometida pela inexistência de banheiros adaptados, bebedouros e telefones. O estudo permitiu discutir o papel do corpo na inclusão, sugerindo que novas pesquisas que venham dar continuidade à proposta de aproximação entre as temáticas corpo, inclusão e deficiência física.

Palavras-chave: Corpo. Educação inclusiva. Deficiência física.


Downloads 8646  8646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A ação do professor de Ensino Superior na Educação Física Adaptada: construção mediada pelos aspecto Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Rita de Fátima da

A ação do professor do ensino superior é decisiva no direcionamento das disciplinas acadêmicas. Essa ação é construída envolta em elementos que a influenciam. Dessa forma, a preocupação nesse estudo foi com a questão da ação do professor enquanto decisiva para atribuição de identidade à disciplina Educação Física Adaptada, fazendo assim o seu direcionamento, bem como os aspectos que podem contribuir para a construção dessa ação.

Palavras-chave: Professores. Ação educativa. Formação profissional. Deficiência. Educação Física.

Downloads 8197  8197  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Meu professor inesquecível: um estudo sobre as características da atuação do professor de Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Lucia de Sant'Ana

O foco desta investigação é o professor do curso de graduação em Educação Física, a partir da óptica de seus ex-alunos. A questão proposta para o estudo foi: Quais as características da atuação de professores que marcaram positivamente ex-alunos da graduação em Educação Física? Os dados foram coletados a partir de entrevistas com quatro ex-alunos da graduação em Educação Física de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. A análise do conteúdo foi feita a partir de seis categorias: razões da escolha profissional, o professor lembrado, características pessoais do professor, características de atuação do professor, marcas deixadas na vida pessoal do aluno e marcas deixadas na vida profissional do aluno. O referencial para a análise foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, dando realce à afetividade que permeia o processo ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que deixaram marcas em seus alunos foram aqueles que exerceram uma mediação positiva entre o aluno e o conteúdo ensinado, demonstrando conhecimento sobre sua disciplina, capacidade de transformar esse conhecimento em ensino, gosto pela profissão e respeito pelo aluno.

Palavras-chave: Afetividade. Professor de Educação Física. Teoria Walloniana.

Downloads 7578  7578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 »